Dicas de decoração para universitários que dividem apartamento

Se você já divide ou ainda via dividir vamos dar algumas dicas valiosas desde a procura do imóvel até o…

Se você já divide ou ainda via dividir vamos dar algumas dicas valiosas desde a procura do imóvel até o momento da decoração

É muito comum quando o jovem se muda para fazer faculdade em outra cidade dividir um apartamento, muitas vezes por aluguel sair mais em conta, mas também pela companhia. Afinal, agora sem a família, pode ser solitário estar em uma nova cidade, ainda mais morando sozinho.

Dividir um apartamento com alguém não é uma tarefa fácil, mas encontrando a pessoa certa pode ser uma das melhores experiências. Para o universitário é a oportunidade de ter uma família longe de casa, alguém para compartilhar o dia-a-dia e ser ouvinte das aventuras e dificuldades da faculdade.

Procurando o imóvel para compartilhar

Procurar o imóvel para compartilhar pode ser um desafio, é interessante se reunir com quem você vai dividir e elencar o que vocês consideram essencial para o novo lar.

Na hora de sair para alugar a sua nova moradia estudantil, tente ver mais de uma opção, como pode ser a sua primeira locação é importante se atentar aos detalhes. Veja o estado de conservação do apartamento com cuidado.

Busque uma imobiliária sem tantas burocracias, as imobiliárias tradicionais podem fazer o todo o processo se tornar estressante e complexo. Além disso, o momento da saída pode se tornar um pesadelo. Por isso, opte por imobiliárias que possuam experiência com imóveis para universitários.

Mobiliando seu novo espaço

E quando o jovem encontra a pessoa para dividir um teto e essa fase tão incrível da vida, vem a segunda parte: montar o apartamento juntos. Antes de mais nada, o apartamento é de todos envolvidos que vão morar, então é legal sentar e alinhar os gostos e expectativas para o espaço comum. Afinal, a casa não é só sua.

Para os que alugam o imóvel mobiliado é mais fácil, mas para os que tem que comprar móveis e eletrodomésticos juntos pode ser caótico. Para o segundo caso uma dica, existem diversos grupos nas redes sociais de compras e vendas, até mesmo dos alunos da universidade.

Comprar móveis e eletrodomésticos usados pode ser uma boa economia, já que o objetivo é montar um apartamento para passar quatro ou cinco anos, não precisa comprar tudo novo.

E se a mobília for sua você pode dar a sua cara, para móveis de madeira, palete ou até mesmo de ferro, uma pintura pode deixar o ambiente muito mais colorido e autêntico. Você pode até apostar em estampas!

Para imóveis já mobiliados a dica é esconder o que não se gosta com estilo. Então, se tem um sofá que você não gostou tanto, capas podem ser uma boa pedida. E tem jeito até para os móveis de madeira, hoje temos adesivos que podem dar uma nova cara para mesas e armários.

Ocupando a sala de estar

Uma das principais áreas comuns da casa é a sala de estar, usualmente é nela que reside a alma da casa. Para esse espaço ser bem ocupado é importante pensar na disposição dos móveis, para que fique bom para conversar e se tiver uma TV para assistir.

Além disso, a maioria das salas hoje são salas de estar e jantar no mesmo espaço, então pensar na disposição dos móveis se torna ainda mais importante, até para utilizar bem o espaço.

Usar recursos como tapetes, almofadas e quadros divertidos pode ajudar a dar uma cara bem descontraída para a sua moradia estudantil e passar a identidade dos moradores para o local.

É na sala onde se recebe as visitas, então é interessante deixar um ambiente acolhedor, caso o sofá seja pequeno pufes podem ajudar e ainda deixar o ambiente mais bonito.

Cuidado para não colocar coisas demais. Tente entrar em um acordo com o seu colega de apartamento para conseguirem ornar o que vocês tem e não deixar o ambiente carregado demais.

A cozinha pode ser o coração da casa

Quem gosta de comer sabe do que a gente está falando. Sendo pequena ou grande, a cozinha é muito importante. Primeiro que dividir esse espaço pode ser complicado, ainda mais se a cozinha for pequena, então decorar pode te ajudar a deixar as coisas mais práticas.

Ganchos para pendurar utensílios na parede podem ajudar a poupar espaço e deixar o que mais se usa a vista, para facilitar na hora de cozinhar.

Além disso, a cor dos utensílios pode transformar o espaço, até os famosos panos de prato da vovó podem ser legais quando bem escolhido. Caso o apê não tenha sala de jantar, uma mesa dobrável pode salvar vidas.

Caso os azulejos não te agradem, você pode utilizar adesivos ou revestimentos fáceis de aplicar e retirar com cores e estampas das mais variadas. Quadrinhos também podem ser interessantes para a cozinha, talvez alguns com frases que combinem com o ambiente.

Dividindo e decorando o banheiro

Outro cômodo que é de extrema importância é o banheiro, ele também é difícil de dividir e merece atenção na hora de decorar. É legal pensar em caixas organizadoras e ganchos para que cada um tenha o seu espaço.

Os adesivos e revestimentos são legais para o banheiro, podem trazer um ar divertido ou mais sofisticado. Prateleiras podem tanto organizar melhor ambiente como trazer decorações e difusores para deixar o ambiente cheiroso.

O seu quarto

Esse pode ser um espaço para chamar de só seu, se você tiver o privilégio de ter um quarto individual, você pode decorar do jeitinho que você quiser.

Mas pode ser que o seu quarto também seja compartilhado. Se for o caso, assim como no banheiro, é bom cada um ter o seu canto pré-determinado.

E mais uma vez é necessário combinar o que cada um vai colocar decoração para que tudo combine e agradável aos olhos. Até a roupa de cama pode ajudar dar um visual do quarto mais interessante, luzes e espelhos diferentes também podem imprimir a sua identidade ao ambiente.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Saiba como decorar o seu escritório de maneira simples

O escritório é um ambiente muito especial porque é onde exercemos as nossas atividades diárias, seja no espaço da empresa…

2 dias atrás

Loft contemporâneo: entenda suas vantagens

Charmoso e moderno, o loft contemporâneo resgata o conceito que surgiu na década de 60, com um toque de sofistifcação…

2 dias atrás

Decoração rústica: vale a pena?

A decoração rústica vem ganhando cada vez mais adeptos em tempos marcados pela correria em rotinas agitadas.  Essa busca é…

2 dias atrás

Móveis planejados: saiba porque escolher em seu escritório

O ambiente profissional é o local onde seu trabalho é realizado no dia a dia, e para que isso seja…

6 dias atrás

Decoração com madeira: decorando interiores e exteriores das residências

Marcada pela presença de cores neutras, linhas retas e móveis funcionais, a decoração contemporânea visa a produtividade e otimização dos…

6 dias atrás

Saiba quanto tempo duram as máquinas de lavar louça?

As máquinas de lavar louça foram criadas para ajudar no serviços domésticos que pode ser encontrada na maioria das cozinhas…

1 semana atrás