Loft contemporâneo: entenda suas vantagens

Charmoso e moderno, o loft contemporâneo resgata o conceito que surgiu na década de 60, com um toque de sofistifcação…

Charmoso e moderno, o loft contemporâneo resgata o conceito que surgiu na década de 60, com um toque de sofistifcação atual.

Mais do que um lugar para morar, esse espaço é feito para quem gosta de ambientes para trabalhar e se divertir, sem a delimitação de cômodos.

A principal característica arquitetônica desse tipo de imóvel é que os apartamentos são integrados, a planta é a aberta e o pé direito do projeto mede, no mínimo, 3,20 m.

Dessa forma, o único espaço da casa que não é integrado é o banheiro.

Por ter um caráter mais despojado, o loft é um empreendimento cada vez mais personalizado com as necessidades da rotina moderna.

Ou seja, é uma tendência unir conceitos de sustentabilidade, experiência, acessibilidade, design e um toque de personalidade aos projetos mais contemporâneos.

Se você quer saber mais sobre as vantagens de apostar nesse tipo de imóvel, saiba que este artigo pode te ajudar.

Nas próximas linhas, vamos destacar as principais vantagens da construção!

Decoração moderna e inovadora

A decoração é um ponto muito estratégico dos lofts. Como esse espaço não conta com cômodos conjugados, você pode usar isso a favor da sua criatividade para criar um ambiente cheio de personalidade.

Já pensou na sofisticação de colocar uma divisória de ambiente de vidro entre o quarto e a sala?

Além de ser um investimento que traz funcionalidade para o dia a dia, os vidros deixam o espaço mais clean.

Ademais, eles também podem ser customizados, tanto nas cores quanto no formato ou espessura.

Vale destacar, que o vidro também pode proporcionar mais iluminação para o projeto – utilizando o sol como fonte principal.

Enquanto em um apartamento comum, a decoração é feita de acordo com cada cômodo, no loft é possível destacar as seguintes vantagens:

  • A decoração fica mais otimizada;
  • O projeto é baseado em um estilo de vida;
  • A decoração é criativa e pode ser sustentável;
  • O estilo contemporâneo é uma tendência.

Vale lembrar que acessibilidade, eficiência energética e sustentabilidade são fatores que, geralmente, são integrados neste tipo de projeto.

São compactos e multifuncionais

Para pessoas que desejam morar sozinhas e fazer do lar um ambiente vivo,  com escritório home-office, espaço para lazer, descanso ou atividades esportivas, os lofts são uma alternativa interessante.

Geralmente, esse projeto é compacto como um apartamento mesmo. No entanto, a ideia do loft é ser multifuncional.

Dessa forma, isso acontece não só quando o morador encontra um mezanino que se transforma em quarto e outros ambientes integrados, mas no estilo da construção.

Originalmente, os primeiros lofts surgiram nos antigos barracões industriais do século XIX, que eram alugados para pessoas autônomas que procuravam um lugar para viver, trabalhar e se divertir.

Essa não é uma regra, mas o conceito multifuncional do ambiente é um destaque ainda, já que, sem repartições internas, o loft é mais dinâmico e casual.

Se você se imagina morando em um local assim, o ideal é buscar uma consultoria de projetos de arquitetura especializada.

Afinal, muita gente confunde loft com studio e kitnet. Quando a diferença está no conceito e nas instalações, já que a área compacta é característica desse tipo de construção.

Uma consultoria é um serviço que traz mais produtividade e planejamento para o seu futuro imóvel.

Além de colocar na ponta do lápis todos os custos com decoração, pintura, construção e reformas, você também pode ter dicas úteis sobre o investimento em uma tela de proteção para escadas, ou sobre como produzir um espaço acessível.

Na hora de montar o seu espaço, é muito importante contar com um profissional da área, principalmente, porque ele já tem conhecimento e portfólio no assunto. Sendo assim, o seu espaço ficará com a sua cara.

Criatividade e personalização

A personalização é uma palavra-chave para quem opta pelo loft. Como a decoração tem uma sinergia no espaço, você pode mudar o ambiente quantas vezes desejar.

Deixe a criatividade fluir para demarcar as áreas para descanso, trabalho ou lazer.

Cortinas, puffs, quadros, plantas e prateleiras são acessórios úteis na hora de organizar cada cantinho do seu lar.

Dica: opte por móveis planejados e multiuso. Dessa forma, você pode aproveitá-los melhor na decoração e na funcionalidade.

Existem sofás que servem como cama, camas com gaveteiros, passadeiras que viram mesas para uma pessoa, entre outras opções.

Gostou das dicas? Aproveite para colocar seus insights em prática na hora de escolher ou montar sua casa!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como economizar energia em casa durante o teletrabalho?

Muitas empresas continuam apostando no trabalho remoto, remoto, passamos cada vez mais horas em casa e é muito provável que…

4 dias atrás

5 dicas de financiamento imobiliário para dar para os seus clientes

Um dos maiores desafios do corretor de imóveis é conseguir fazer com que o seu cliente entenda alguns pontos importantes…

7 dias atrás

Como fazer uma decoração incrível para a sua sala comercial.

O projeto de uma sala comercial no quesito decoração precisa ser muito bem pensado, pois um grupo de pessoas irão…

1 semana atrás

Saiba quanto você deverá investir na reforma de seu banheiro

Não podemos negar que a reforma do banheiro costuma ser uma das mais necessárias em uma casa com o passar…

1 semana atrás

Como fazer uma gestão de contratos eficiente na construção civil?

Saiba qual a importância e como realizar uma gestão de contratos na construção civil automatizada e prática. Confira!  Muito além…

1 semana atrás

Entenda quando é necessário o processo de auditoria em condomínios

Fábio Barretta, CEO da Coan Contabilidade e Coan Condominial, explica sobre os detalhes do procedimento e quais são as principais…

1 semana atrás