8 dicas simples para decorar o lavabo

Decorar o lavabo: Poucos cômodos são tão injustiçados quanto o lavabo. Também conhecido como o "banheiro das visitas", entende-se que…

Decorar o lavabo: Poucos cômodos são tão injustiçados quanto o lavabo.

Também conhecido como o “banheiro das visitas“, entende-se que ele, com apenas pia e vaso sanitário, deve ter uma decoração meramente funcional: percebe-se que as pessoas não costumam se preocupar com a aparência deste cômodo.

As paredes são nuas, a luz é branca e não há um elemento diferenciado sequer!

Acontece que isto é um erro. O lavabo raramente é usado por quem vive no imóvel, mas pelos convidados.

Deste modo, um cômodo que não é apenas funcional, mas bonito, é um cuidado a mais com eles, algo especialmente vantajoso se você tem o costume de receber muitas pessoas.

Contudo, até mesmo quem se propõe a dar mais atenção a ele esbarra em um obstáculo: a metragem cada vez mais reduzida.

Alugar apartamentos modernos e com cômodos espaçosos pode ser uma verdadeira odisseia!

Mas, não tem problema: usando os truques de decoração corretos, seu humilde lavabo pode muito bem se tornar um cômodo digno de capa de revista de decoração.

Confira estas 8 dicas simples para decorar o lavabo:

1. Prefira cores claras

Lavabo com cores claras

Ao procurar casas para alugar, os inquilinos geralmente não têm problemas com espaço. Estes imóveis costumam ser grandes, com peças igualmente amplas.

Contudo, os lançamentos imobiliários atuais têm metragens cada vez mais reduzidas. Consequentemente, lançar mão de recursos para tornar os cômodos mais amplos é cada vez mais uma necessidade do que um luxo.

A estratégia mais fácil e barata de colocar em prática – e, consequentemente, a mais comum – é decorar espaços de modo que as cores claras sejam predominantes, tanto no chão quanto nas paredes.

Caso você não possa investir muito da decoração de seu lavabo no momento, esta é uma medida excelente e de baixo custo para torná-lo mais agradável imediatamente, até que você possa trabalhar com um projeto mais elaborado.

2. Não abra mão dos espelhos

espelho lavabo banheiro

Os espelhos são imprescindíveis em qualquer lavabo: os seus convidados sempre procuram por um para dar aquela checada no visual! Acontece que eles também são os melhores amigos de quem quer tornar um cômodo maior.

Deste modo, vá além da mera funcionalidade: use-os de forma inteligente para melhorar a decoração.

No caso dos lavabos, os arquitetos de interiores não aconselham que eles sejam colocados em frente ao vaso sanitário, por uma questão de conforto.

Em contrapartida, eles recomendam que os espelhos ocupem paredes inteiras ou, pelo menos, a parte superior à pia.

Caso a decoração do seu lavabo seja mais neutra, sem nenhum elemento chamativo, você pode investir em um modelo com uma moldura diferenciada, com relevo, desenhos ou outros detalhes. Isto criará o ponto de destaque do qual todos os ambientes precisam.

3. Papeis de parede no lavabo

papel de parede no lavabo

Papéis de parede costumam ser o último revestimento indicado para banheiros. Tudo graças ao vapor do chuveiro, que resseca a cola e danifica o material.

Entretanto, no caso dos lavabos, não há este problema. É perfeitamente possível revesti-los com um papel de parede moderno para dar um toque de estilo ao espaço!

Você é receoso quanto a isso, pois tem medo que eventuais vazamentos, infiltrações ou focos de mofo o danifiquem? É um temor muito comum entre quem procura apartamentos para alugar em cidades úmidas.

A solução é simples: basta usá-los em uma parede afastada da pia e do vaso sanitário, para destacar apenas uma parte do cômodo.

Além da beleza, outra vantagem é que o papel de parede serve como barreira acústica, atenuando a entrada e saída de ruídos do ambiente, algo que sempre é tido como importante por decoradores.

4. Prefira itens decorativos feitos em materiais fáceis de limpar

porcelana no lavabo
Foto: Juliane Cardoso

O lavabo é um cômodo pequeno. Assim, o ideal é que você não tenha que gastar muito tempo com a sua higienização, dedicando-o aos espaços maiores e mais usados no dia a dia.

Portanto, ao elaborar o seu design, prefira materiais que sejam fáceis de limpar, inclusive em itens decorativos. A porcelana e o aço escovado são excelentes opções!

5. Decore-o de modo contíguo ao do cômodo anexo – ou não

lavabo vaso escuro

Quer decorar o lavabo sem medo de errar? Então faça com que ele siga o padrão do cômodo em anexo, geralmente a sala ou o corredor.

Como a umidade não é uma preocupação tão grande, você pode usar os mesmos materiais usados neste outro espaço, mesmo que eles sejam delicados, como a madeira.

Agora, caso os moradores da casa tenham personalidade e não tenham medo de ousar, nada impede que o lavabo seja um cômodo independente e cheio de personalidade.

Paredes coloridas, vaso sanitário escuro, elementos decorativos diferenciados… Tudo isto conta para que a decoração seja incrível.

Porém, tenha cuidado para não exagerar. É importante ter em mente que se trata de um cômodo pequeno. Consequentemente, elementos demais o tornarão pesado.

6. Considere usar uma porta de correr

portas de correr para lavabo
Foto: Decorfacil

A porta de correr é sempre sua melhor amiga quanto a falta de espaço é um problema, justamente porque ela não o ocupa.

É por isso que a peça é de uso comum em empreendimentos compactos, como os lofts e kitnets  mais modernas.

Nos lavabos, ela não é uma excelente opção apenas na entrada, mas, também, nos armários, caso você os tenha.  Além da praticidade, é algo que deixa a decoração bem mais moderna.

7. Invista em um bom projeto de iluminação

lavabo projeto de iluminação

Todos os cômodos que são pequenos e agradáveis têm algo em comum: um bom projeto de iluminação.

Isto se aplica a lavabos pequenos. Não basta apenas ter uma lâmpada no teto: é preciso que os pontos de luz tornem o ambiente mais aconchegante.

As luminárias na parede são excelentes opções. Além de proporcionar este conforto, elas funcionam como elementos decorativos e não dificultam a locomoção, ao contrário das luminárias de chão.

8. Instale bancada e vaso sanitário apoiados sobre a mesma parede

lavabo bancada e vaso do mesmo lado
Foto: g1.globo

A bancada e o vaso sanitário são os elementos essenciais de um lavabo. Assim, eles devem ser posicionados de modo estratégico, facilitando a vida de quem usa o cômodo.

Designer de interiores recomendam que eles sejam dispostos de lado a lado para que seu uso seja mais prático. Esta distribuição também permite que você instale um espelho que ocupe toda esta parede em questão, sem que ele fique em frente ao vaso sanitário e seja incômodo.

Gostou desse artigo com algumas dicas para decorar o lavabo? Então compartilhe com os seus amigos através das suas redes sociais.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Dicas de decoração inspirada na Chanel

Quando você pensa em alta-costura, luxo e elegância, um nome que vem à mente instantaneamente: Chanel. Famosa por bolsas acolchoadas,…

1 hora atrás

Casa Expansível ajuda a se adaptar à rápida urbanização

Uma empresa de design tecnológico, com sede em Cingapura, desenvolveu um protótipo de habitação inovador que combate a expansão urbana…

4 semanas atrás

Entenda as vantagens do piso moeda emborrachado para residências

É muito provável que você tenha visto piso moeda emborrachado em uma escola, em um prédio comercial ou na sua…

1 mês atrás

Dicas de decoração sustentável

Integrar sustentabilidade com decoração parte da criatividade e da sensibilidade de cada um. Para que você deixe o estresse de…

1 mês atrás

Revitalização de móveis – veja como conservar e fazer com que durem mais

Sabe aquele móvel encostado na sua casa que você já não consegue mais ver utilidade ou beleza? Ou imagine o…

2 meses atrás

Amarelo melão é a nova tendência do verão

O lado ensolarado nem sempre foi muito bem explorado pelas indústrias de moda e decoração de casa. E isso por…

2 meses atrás