Casa Expansível ajuda a se adaptar à rápida urbanização

Uma empresa de design tecnológico, com sede em Cingapura, desenvolveu um protótipo de habitação inovador que combate a expansão urbana…

Uma empresa de design tecnológico, com sede em Cingapura, desenvolveu um protótipo de habitação inovador que combate a expansão urbana e, ao mesmo tempo, fornece uma melhor infraestrutura para os migrantes rurais-urbanos.

Implementado em fases, o projeto concluiu recentemente sua segunda fase este ano na Indonésia com a construção de seu primeiro protótipo de Casa Expansível que tem por objetivo principal tratar questões sobre o clima e o aquecimento global.

A urbanização estruturada é fundamental para o crescimento planejado

Fiel ao seu nome, a habitação pode ser expandida de forma flexível para aumentar sua área construída de uma unidade de 36 m2 para um prédio de uso misto de 108 m2 e três andares, equipado com sistemas descentralizados sustentáveis, como captação de água da chuva e sistemas fotovoltaicos visando ser realmente uma casa sustentável.

O que é urbanização; qual a finalidade da Casa Expansível?

Urbanização , processo pelo qual um grande número de pessoas se concentra permanentemente em áreas relativamente pequenas, formando cidades.

A definição do que constitui uma cidade muda de tempos em tempos e de lugar para lugar, mas é mais comum explicar o termo como uma questão demográfica .

As Nações Unidas não têm sua própria definição de “urbano”, mas seguem as definições usadas em cada país, que podem variar consideravelmente.

Os Estados Unidos , por exemplo, usam “local urbano” para designar qualquer localidade onde vivem mais de 2.500 pessoas.

A Casa Expansível (“’rumah tambah’ na Bahasa Indonesia, ou ‘rubah’ para abreviar”) tem como alvo regiões de urbanização rápida às margens de cidades e vilas.

Como explicaram os projetistas em uma declaração do projeto, essas são regiões onde o impacto da rápida urbanização “é sentido mais diretamente: onde a terra ainda é relativamente barata, novos empregos industriais estão surgindo, os migrantes rurais geralmente chegam à cidade e a infraestrutura é muitas vezes inadequados para apoiá-los”.

Além disso, os projetistas disseram: “A casa expansível tenta responder a essa situação dinâmica, permitindo que a moradia seja configurada de maneira flexível em torno dos padrões flutuantes de consumo e despesa de recursos, ou metabolismo, de seus residentes”.

Para atender a essas necessidades, a Casa Expansível possui um teto que pode ser elevado, bem como um piso e fundações fortes o suficiente para suportar até três andares.

Esse modelo não apenas permite financiamento flexível – os proprietários podem expandir sua casa de uma unidade térrea para uma unidade vertical com até três andares, conforme necessário, a ideia é incentivar o crescimento vertical para reduzir a expansão urbana.

O sistema de habitação adaptável também incorpora sistemas de captação de água da chuva e solar, princípios de projeto passivo, sistemas de esgoto no local e sistemas de produção de alimentos para promover a auto-suficiência e o crescimento dos negócios em pequena escala.

Desenvolvido em três fases, o projeto da Casa Expansível começou com o design da Fase 1 no Future Cities Laboratory em Singapura. A Fase 2 supervisionou a construção do protótipo na  Indonésia,  iniciado em 2018, com o primeiro andar de 36 metros quadrados, e concluído no início deste ano, após a construção dos três andares, juntamente com os sistemas técnicos, incluindo a captação de água da chuva e a energia fotovoltaica.

A Fase 3 envolverá a pilotagem da Casa Expansível em larga escala em um projeto chamado Cidade Tropical, também na Indonésia.

Atualmente, existe uma grande preocupação com o aquecimento global que é, praticamente, tema semanal em todos os canais de TV’s do Globo Terrestre.

Diante disso surgiu a necessidade de uma nova forma de se pensar em habitação.

O crescimento desordenado é um dos principais problemas dos países em desenvolvimento que trazem a tona o questionamento de qual é a melhor forma de se urbanizar uma Cidade sem trazer prejuízos ao Meio Ambiente.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Dicas de decoração inspirada na Chanel

Quando você pensa em alta-costura, luxo e elegância, um nome que vem à mente instantaneamente: Chanel. Famosa por bolsas acolchoadas,…

52 minutos atrás

Entenda as vantagens do piso moeda emborrachado para residências

É muito provável que você tenha visto piso moeda emborrachado em uma escola, em um prédio comercial ou na sua…

1 mês atrás

Dicas de decoração sustentável

Integrar sustentabilidade com decoração parte da criatividade e da sensibilidade de cada um. Para que você deixe o estresse de…

1 mês atrás

Revitalização de móveis – veja como conservar e fazer com que durem mais

Sabe aquele móvel encostado na sua casa que você já não consegue mais ver utilidade ou beleza? Ou imagine o…

2 meses atrás

Amarelo melão é a nova tendência do verão

O lado ensolarado nem sempre foi muito bem explorado pelas indústrias de moda e decoração de casa. E isso por…

2 meses atrás

As 5 melhores orquídeas para cultivar em apartamento

Existem pessoas que gostam muito de crianças, outras de animais e aquelas que amam cuidar das plantas. As orquídeas são…

2 meses atrás