Como escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna?

Escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna é um dos passos mais importantes na hora de construir…

Escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna é um dos passos mais importantes na hora de construir a sua casa. As portas, janelas, pintura, pisos e coisas do gênero são decorações “fixas” e dificilmente serão trocadas (apenas depois de passados muitos anos).

Esse é um dos grandes motivos que a escolha se faz tão complicada. Ainda há a questão de haver muitos e muitos modelos e fica ainda mais difícil escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna.

Se você está nas fases inicias da construção e ainda não as escolheu, aqui nós iremos falar um pouquinho dos modelos mais em alta dos últimos anos. Assim será mais fácil você se decidir.

Escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna: Portas para a entrada da casa é o primeiro passo

A porta de entrada da nossa casa é a recepção. Na grande maioria das vezes ela é distinta das portas interiores. É maior, mais formosa e também imponente (mas no bom sentido, claro!).

Quando falamos em escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna as portas pivotantes são as primeiras a serem cogitadas − e não é para menos. Elas são o suprassumo das casas elegantes e modernas.

Caso você não esteja reconhecendo pelo nome, essas portas são aquelas que o eixo não fica encostado na parede, mas, sim, a uma distância. Normalmente essas portas são grandes e de madeira bem resistente. Se você mora em um condomínio ela se faz indispensável!

Há as portas pivotantes convencionais e as portas pivotantes mais altas. Estas últimas possuem um painel fixo acima da porta, dando a impressão de uma altura maior. Esse detalhe é apenas estético, mas para quem possui casas altas (como de dois andares) se faz bem interessante.

Falando sobre outra tendência nesse universo tão grande que são as portas para a entrada da sua casa, é importante notar que hoje em dia as portas são retas, ou seja, sem almofadas.

Isso vem daquele conceito de que “menos é mais”. As portas retas e com ar mais clean são bem mais elegantes e combinam perfeitamente com casas modernas.   

Portas para o interior

As portas pivotantes são ideais para as entradas, no entanto, não é possível dizer o mesmo para o interior da casa. Nesses casos é mais recomendado que você opte por portas mais convencionais.

As portas mais altas (com pé direito duplo) são ótimas para os quartos e banheiros da casa. Elas são dão a impressão que o cômodo é maior e isso proporciona conforto (além de ser super elegante).

Você também pode optar pelas portas de correr ou portas com sistema de abertura Eclisse quando desejar algo mais moderno e, de quebra, ainda economiza muito espaço no ambiente.

Algumas casas possuem uma grande divisão para determinados cômodos (como escritório ou salas de jantar) e nessas ocasiões é preciso uma grande porta (quando desejam colocá-la). A sugestão para esses casos é apostar em uma porta dupla.

Outra dica para você estudar antes de escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna é sobre as portas na cor branca. Ainda seguindo aquela tendência de um ambiente clean, o branco combina muito bem com uma casa moderna.

Janelas: como escolhê-la

Nada melhor que uma janela de madeira para combinar com a porta, não é mesmo? Há duas variedades principais quando o assunto é janela de madeira: Janela de Vidro Panorâmico e a Janela de Madeira com Vidro Blindex.

Ambas são ótimas opções para você colocar na sua casa. As duas são modernas, funcionais e combinam com qualquer ambiente. A diferença entre elas é pequena e não há como estipular um modelo melhor, pois a única coisa que é levada em consideração é o gosto do cliente.

Mas vamos à diferença: a Janela de Vidro Panorâmico é uma janela usual, com o centro de vidro, já a Janela de Madeira com Vidro Blindex não possui a madeira em torno do vidro.

Na hora de escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna há vários modelos também: de correr, dupla, basculante (ideal para banheiros), capelinha, fixa, entre outras.

A escolha fica a gosto do consumidor, todos os modelos são elegantes e modernos. Leve em consideração a incidência de luz e o tamanho do cômodo para fazer uma escolha mais adequada.

A madeira é um material atemporal

É importante ressaltar algo sobre escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna. Quando pensamos em “moderno” é preciso considerar que esse conceito está relacionado às tendências. As tendências são passageiras, mas não no caso da madeira.

A madeira é um material clássico, atemporal e elegante. Ela nunca entrará em desuso ou será uma tendência obsoleta. O que queremos dizer aqui é: escolher pela madeira é um investimento.

Atente-se à matéria-prima utilizada e outros produtos

Nós já discorremos muito sobre os benefícios de escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna, mas também devemos lhe atentar sobre uma consequência: a madeira é um material que pode empenar ou estragar.

No entanto, esses pontos negativos são contornados quando você investe em uma madeira de qualidade. Há diversos tipos de madeira no mercado e há materiais melhores do que outros.

O preço varia, quanto a isso não há dúvidas, mas optar por uma madeira melhor (que possivelmente será mais cara) é um grande investimento. Além da madeira em si, é imprescindível que você escolha fornecedores de qualidade e que sejam confiáveis.

A madeira, a confecção da porta, os acessórios de instalação e a própria instalação fazem toda a diferença no resultado final. Lembre-se que é uma decoração que durará anos e anos, então seja cauteloso na escolha. Sabendo disso e de todas as nossas sugestões para lhe ajudar a escolher portas e janelas de madeira para uma casa moderna esperemos que já saiba qual modelo escolher!

Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog e saiba a importância de fazer ambientes planejados.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Principais cursos para quem deseja trabalhar com decoração de interiores

Se você está pensando em trabalhar com decoração de interiores, é importante saber o que faz parte dessa carreira. Neste…

1 mês atrás

Como fazer um quarto aconchegante?

Sabia que é possível ter um quarto aconchegante sem gastar muito? É possível fazer uma decoração bonita, com tamanho de…

2 meses atrás

10 dicas para montar seu escritório em casa e trabalhar normalmente

Ter a possibilidade de praticar home office pode ser o sonho de muitas pessoas, mas é preciso montar um escritório…

3 meses atrás

Como montar um escritório para home office com pouco dinheiro

A opção de home office é algo que algumas empresas já ofereciam como um benefício (algumas oferecem uma vez por…

3 meses atrás

Decoração barata: faça você mesmo

Faça um belo filtro de sonhs O filtro dos sonhos é um belo artefato e é muito usado para decoração,…

3 meses atrás

Ideias baratas para deixar seu jardim mais bonito e agradável

Neste artigo iremos dar algumas dicas para deixar seu jardim mais bonito e agradável, mesmo naqueles ambientes com pouco espaço,…

3 meses atrás