Como renovar a sua casa com pequenas dicas

Renovar a casa é importante para que o imóvel fique mais confortável e moderno. Mesmo que fazer uma reforma possa…

Renovar a casa é importante para que o imóvel fique mais confortável e moderno. Mesmo que fazer uma reforma possa parecer custoso e demorado, é possível investir em mudanças práticas para garantir um ambiente mais aconchegante e bonito.

Ao contrário do que se imagina, é possível construir um lar sem que para isso seja necessário fazer grandes reformas, o que gera altos custos e acaba por trazer sujeira para dentro da casa.

Para tanto, investir em ações simples pode trazer resultados marcantes que vão valorizar o imóvel de modo especial. Afinal, desfrutar de um espaço do jeito desejado é a melhor maneira de aproveitar bem cada cantinho da casa.

Por isso, se você já estava querendo mudar o visual dos diferentes cômodos do seu imóvel, não deixe de conferir as dicas deste conteúdo para colocar em prática o quanto antes.

Tipos de decoração que podem ser aplicados

Redecorar uma casa pode ser muito mais simples quando se conhece um pouco mais sobre os principais tipos de decoração. Alguns deles são:

  • Moderno;
  • Industrial;
  • Clássico;
  • Rústico;
  • Retrô.

Há vários outros tipos, de maneira que escolher aquele que mais se enquadra nas preferências dos moradores é fundamental.

O estilo moderno prioriza itens com um aspecto mais tecnológico, enquanto o industrial é aquele que aposta menos em acabamentos e garante uma aparência semelhante a fábricas antigas, que deixa aparente elementos como um forro PVC.

No estilo clássico, é possível inserir móveis com contornos mais finos. Já no rústico, a prioridade é o uso de elementos como a madeira e o ferro, na decoração de modo geral.

Por fim, o retrô é aquele em que se utilizam itens com um design mais antigo, e que deixam qualquer espaço com um ar nostálgico.

É verdade que algumas características como a instalação de um sistema de controle de acesso deve ser feita independentemente do estilo, uma vez que se trata da proteção do local. Mas todos os outros elementos usados na decoração devem seguir a linha escolhida.

Assim, a partir dessas escolhas, é possível investir na decoração e na renovação dos cômodos de tempos em tempos.

Dicas para renovar o lar

Depois de conhecer um pouco sobre diferentes estilos decorativos, é possível apostar em algumas ações simples que vão transformar o seu lar. Confira a seguir!

1. Modifique os móveis

Os móveis costumam ser os elementos de maior destaque na decoração. Por isso, uma renovação prática pode começar com eles. A troca é uma opção possível mas, para economizar, uma dica é modificá-los, principalmente aqueles que são mais antigos.

Eles podem receber uma pintura epoxica ou um novo revestimento, o que vai mudar a sua aparência e trazer um visual mais moderno para casa.

2. Invista na pintura das paredes

A pintura das paredes também é uma ação que não depende de grandes investimentos ou da realização de reformas, mas que pode facilmente trazer mudanças positivas para os cômodos.

Sendo assim, não deixe de renovar as paredes dos ambientes desejados, inovando inclusive no design e na maneira de aplicar a tinta, seja em uma única parede ou inserindo faixas diferenciadas na superfície.

3. Aposte nas luminárias

Utilizar lustres e luminárias em casa é uma forma bastante prática de renovar a aparência do lar. Eles podem ser inseridos na cozinha, na sala de estar ou jantar, nos dormitórios e até na parte externa, garantindo uma boa iluminação.

A manutenção deles também é importante para garantir que a incidência da luz seja sempre completa. Por isso, adquirir materiais de limpeza em atacado para a casa e limpar o lustre periodicamente é fundamental para que ele se mantenha reluzente e potente.

4. Use plantas

Por fim, uma dica prática e interessante para mudar a decoração da casa de forma instantânea é usar plantas nos diferentes ambientes.

Elas podem ser de vários tamanhos ou espécies, o que garante a versatilidade dentro da ornamentação de cada área. Além disso, é possível escolher vasos para complementar um arranjo, deixando o local ainda mais bonito.

Por serem de fácil cultivo, apostar nas plantas é bastante interessante, e adquirir espécies diferenciadas ajuda a deixar o espaço mais elegante.

Ao aplicar as dicas abordadas neste conteúdo, a renovação da sua casa pode acontecer de forma ágil e sem grandes custos financeiros.

Sendo assim, não deixe de colocar em prática as sugestões que fazem mais sentido para o seu lar e desfrute de cômodos mais bonitos e valorizados o quanto antes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB
Tags: casa

Mais recentes

7 Dicas Para Decorar Sua Cozinha

Para muitas pessoas, a cozinha é certamente o lugar preferido da casa. É ali que costumam acontecer as reuniões de…

2 semanas atrás

7 Ideias Inteligentes Para Economizar No Quarto Das Crianças

Decorar um quarto infantil pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de criatividade você pode montar um quarto…

2 semanas atrás

3 Soluções Práticas de Marcenaria Que Deixam a Casa Arrumada

Ter uma casa arrumada e bacana não é uma tarefa muito simples. Afinal de contas, com uma rotina que se…

3 semanas atrás

Novo “normal” traz nova visão sobre nossas casas e sobre nossas decisões sobre ela!

Falamos tanto em novo normal, como uma adaptação de nossas vidas em tempos de tantas restrições que deixaram, quem podia,…

3 semanas atrás

Como usar mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno?

Está com dúvidas sobre como escolher a melhor mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno? Acompanhe nossas dicas e…

3 semanas atrás

Como usar a internet para encontrar a casa dos sonhos?

A Internet é hoje a melhor ferramenta para a busca de imóveis à venda. Encontrar o imóvel dos sonhos pela…

1 mês atrás