Comprar ou alugar um imóvel?

Antes de você sair procurando casas para alugar ou apartamentos à venda, listamos algumas vantagens e o que precisa ser…

Você está precisando se mudar de casa ou apartamento, seja porque a família cresceu e precisa ir para um imóvel maior, ou pretende deixar a casa dos pais, quer morar perto do trabalho, enfim, chegou a hora de enfrentar este grande dilema: é melhor comprar ou alugar imóveis?

Antes de você sair procurando um imóvel para comprar ou alugar, listamos algumas vantagens e o que precisa ser levado em conta na hora de escolher o imóvel em ambas as transações.

Também é preciso fazer uma reflexão na sua vida para depois avaliar qual das opções cabe melhor neste momento da sua vida.

Isso mesmo! Vale avaliar alguns pontos como: se você mora com os pais e quer ter mais liberdade, se você vai casar e vai ter filhos, se você tem segurança no seu trabalho.

Tudo isso influencia na escolha do imóvel, tanto para a compra como para a locação.

Você tem alguma reserva de dinheiro? Seja sincero consigo mesmo e lembre-se que não basta pensar no agora, imprevistos podem acontecer futuramente e se você não estiver preparado para os gastos que tais decisões acarretam, elas podem complicar toda a sua situação financeira por um bom tempo.

Vantagens na compra de um imóvel

Comprar um imóvel é sem dúvidas uma satisfação pessoal. Decorar os ambientes, escolher as cores das paredes e dos móveis, acabamentos como pisos e revestimentos, é uma delícia, afinal é possível personalizar, reformar e até mesmo adaptar a unidade aos gostos e necessidades de toda a família.

Quem compra uma casa ou um apartamento pode ter seu imóvel valorizado a cada ano, isso depende da região escolhida e do mercado imobiliário em alta.

Todas as melhorias feitas no imóvel também contam ao seu favor na hora de vendê-lo.

Outra grande vantagem sobre o imóvel próprio é que a cada mês essencialmente uma parcela de seu pagamento está voltando para seu bolso, ou seja todo o investimento feito no imóvel é aplicado em um patrimônio só seu.

O que levar em conta na compra de um imóvel

Comprar uma casa ou apartamento não é nada barato, por isso você deve fazer uma análise financeira criteriosa e sincera.

Afinal, você vai ter que ter o dinheiro suficiente no banco para pagar os custos de transação e o pagamento da entrada.

Além disso, esteja preparado para arcar com as parcelas mensais do financiamento, decoração, mudança, IPTU, taxas de condomínio além das suas despensas fixas.

Caso o imóvel necessite de reformas ou adaptações, isso também precisará ser colocado no papel.

A mobilidade é outro fator que merece atenção total. Quem pretende comprar um imóvel, deve conhecer muito bem o bairro, o comércio local, a transporte, a vizinhança, pois deverá permanecer na região por um bom tempo.

É preciso gostar do bairro escolhido, pois uma nova mudança não será vantajosa se isso for diferente.

Se acontecer de você perder o seu emprego e não conseguir arcar com o pagamento das parcelas do financiamento, também fica mais difícil sair de um imóvel próprio e partir para a negociação de um aluguel.

Caso precise de dinheiro e por algum motivo se torne necessário a venda deste imóvel é preciso ter em mente que não há como saber em quanto tempo vai levar para a venda se concretizar e se o preço de venda será maior do que o de compra quando considerados todos os juros do financiamento.

O processo burocrático para a compra de um imóvel também precisa ser levado em conta.

São muitos os documentos exigidos na transação. Esses documentos devem comprovar que o imóvel está apto para ser vendido, assim como há documentos que comprovam a idoneidade do comprador e até do vendedor.

Vantagens de alugar um imóvel

Os custos com os aluguéis de imóveis são menores. É possível encontrar ótimos imóveis para alugar sem precisar entrar em um financiamento de anos, isso significa menos compromisso.

Também não é necessário dar um valor de entrada, perfeito para quem não tem reserva de dinheiro no momento.

A burocracia para locar um imóvel também é menor e simples do que a exigida no processo de compra.

Quem aluga também pode poupar mais e aplicar o seu dinheiro em outros fundos de investimento, que também podem ser rentáveis e vantajosos.

Já para quem mora de aluguel é mais fácil escolher outro local caso não goste da região onde está e, em muitos casos, negociar formas de baratear o valor do aluguel.

Uma vez que o contrato é possível mudar para outro lugar. Não tem se preocupar com custos de transação. Não precisa se preocupar com a condições do mercado. Apenas tem que encontrar um lugar que você gosta.

O que levar em conta na hora de alugar um imóvel

Quem opta em alugar um imóvel precisa ter em mente que todas as melhorias realizadas na casa ou apartamento ficam em um imóvel que não é seu e que quando deixar o local, todo o valor pago em aluguel, ficam com o proprietário. Ou seja, você não está construindo um patrimônio.

As reformas e adaptações a serem realizadas, são mais restritas e devem ser previstas como será o procedimento no contrato de locação.

E por falar no contrato de locação, é preciso ter muita atenção em todas as cláusulas antes de assinar.

O locador pode exigir de quem alugar o imóvel, garantias como: fiador, seguro fiança ou ainda caução, que é o valor equivalente a três aluguéis adiantados.

Esse dinheiro deverá ser devolvido ao final do contrato. O IPTU pode ser negociado, mas o contrato deve especificar quem vai pagar o imposto.

É aconselhável ainda fazer um termo de vistoria sobre as condições do imóvel no início e no final deste contrato.

Este documento deve especificar tudo, como será feito o pagamento mensal, como serão as taxas de reajuste em caso de renovação, quem deve arcar com as taxas de condomínio se houver e ainda como proceder se o inquilino quiser deixar o imóvel antes da vigência do contrato ou se o locador precisar do imóvel antes disso também.

O tempo de contrato e a multa devem estar previstos no documento de igual maneira.

Gostou destas dicas? Continue acompanhando nossos posts e aprendendo tudo sobre decoração e elementos relacionados à sua casa!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como dar personalidade a um imóvel alugado?

Como dar personalidade a um imóvel: Recebo muitos comentários de leitores querendo fazer mudanças em seu imóvel mas resignados pois…

22 horas atrás

7 Dicas para desentupir qualquer tubulação

As bactérias presentes nas tubulações de drenagem são nocivas a saúde humana e causam uma série de doenças graves. Sem…

2 semanas atrás

Como decorar um apartamento alugado? Confira nossas dicas

Você já morou em um apartamento alugado? Eu sim, e a nossa maior preocupação é sempre como deixar decorado seu…

3 semanas atrás

Imóveis na praia: investimento ou despesa?

Ah, o mar! O barulho das ondas, o vento no rosto, o riso das crianças brincando na areia! Quantos de…

1 mês atrás

Dicas de decoração da sala de estar

A decoração da sala de estar é certamente o cômodo mais importante de sua casa. Uma sala de estar é…

1 mês atrás

8 ideias econômicas e criativas para decorar o seu lar

Ideias econômicas e criativas para decorar: quando pensamos em decorar nossa casa, desanimamos quando pensamos que iremos gastar muito e…

1 mês atrás