De volta para casa: o que refletir ao sair de um apartamento?

Confira a nossa checklist com o que você deve fazer antes de deixar o seu apartamento atual

O aluguel de apartamentos em Curitiba tem lá seus benefícios, viu. Primeiro que você não precisa se preocupar tanto com reparos na estrutura externa, nem com vazamentos na tubulação, já que o síndico sempre acaba resolvendo isso pra você.

Segundo que você pode ter ao seu dispor várias amenidades, como piscina, academia, salão de festas, sem precisar ter que pagar uma fortuna por isso.

A segurança é outro diferencial desse tipo de moradia, pois morando em um apartamento há menos chances de alguém invadir a sua residência ou de pessoas incômodas ficarem batendo à porta.

Apartamentos são perfeitos para quem vive sozinho devido ao menor espaço para se cuidar, e as contas e taxas também costumam ser menores do que as de uma casa padrão.

Mas se você está pensando em sair do seu apartamento atual para voltar a morar em uma casa, então talvez esteja sentindo falta de alguns tipos de conforto que costumava ter antes de morar em um apê.

Um deles provavelmente deve ser o espaço maior que a casa pode lhe proporcionar. Outro é a liberdade de poder correr pelos cômodos com o seu cachorro ou fazer uma atividade física mais intensa sem se preocupar em incomodar o morador do andar de baixo.

Devido à natureza lotada dos prédios de apartamentos, a privacidade é mais um benefício que uma casa padrão pode lhe proporcionar, pois a chance dos seus vizinhos ouvirem você brigar com o marido ou com os filhos diminui consideravelmente morando em uma casa regular.

E, claro, não poderíamos deixar de falar da liberdade de personalização do espaço de uma casa, que pode ser ampliada, receber andares extras e até ter a pintura externa modificada. Em uma casa, você pode inclusive desenvolver os andares mais altos para ter uma renda extra com o aluguel de quartos.

Só que, antes da mudança do apartamento para a sua casa dos sonhos, é importante seguir alguns passos. Nenhum deles é obrigatório, no entanto podem ser feitos como uma cortesia aos novos moradores do seu apartamento, principalmente se ele for alugado.

Se o apartamento for seu e você quiser vendê-lo ou locá-lo, deixá-lo bem arrumado na mudança também pode fazer a diferença na hora de vender ou locar a propriedade mais rapidamente.

Acompanhe, então, a nossa cheklist com alguns itens sobre os quais você pode refletir ao sair de um apartamento para voltar a morar em uma casa padrão.

Avise todos que você vai se mudar

Se o apartamento que você mora for alugado, seu contrato de locação deve especificar o prazo de aviso necessário antes de desocupar a moradia. Para a maioria das locações, o aviso de 30 dias é padrão, embora o aviso de 60 dias esteja ganhando terreno em algumas áreas.

Seu aviso deve ser escrito e datado, incluindo a data que você pretende estar fora do apartamento, e entregue em tempo hábil para o proprietário. Não esqueça de manter uma cópia do aviso com você.

E, independentemente de ser alugado ou não, é importante avisar os seus vizinhos e o síndico de que você não morará mais no local. Pode ser difícil de acreditar, mas muita gente vai embora sem explicação nenhuma e acaba perdendo amizades e contatos por causa disso.

Acredite, você não quer ser essas pessoas que se esgueiram no meio da noite, deixando uma pilha de lixo e contas não pagas. É ilegal fazer isso, sem mencionar que você precisa de uma boa referência de aluguel caso esteja em busca de locação de casas.

Você pode nem ter parado para pensar nisso ainda, mas quando escolher imóveis para alugar, o proprietário do seu apartamento antigo provavelmente será a primeira pessoa contatada para uma referência, então tente manter as coisas amigáveis, mesmo se houver discordâncias.

Sendo o proprietário do apartamento, torna-se ainda mais importante avisar a todos sobre a mudança, especialmente se você quiser colocar o seu apê na lista de imóveis para alugar.

Assim, quando o novo inquilino se mudar para o local, os seus vizinhos saberão onde você está caso queiram repassar algo de estranho que tenham visto ou alguma reclamação sobre o novo morador.

Manter os contatos é bom, inclusive, para o caso de você acabar não conseguindo ocupar o apartamento novamente e, com as coisas não dando certo na casa nova, você pode voltar tranquilamente ao apê antigo e continuar com as boas relações com o síndico, o porteiro e com os seus vizinhos.

Deixe o local limpo antes de sair

Não há nada mais feio e antiético do que deixar um apartamento sujo e atrativo para formigas, ratos e outros animais indesejáveis, não é mesmo?

Então, para manter o local em bom estado e agradar os vizinhos que você tinha e até mesmo o futuro inquilino que responderá aos seus anúncios de aluguel de apartamentos em Curitiba, deixe o local limpo antes de sair.

E limpar o local significa dar-lhe profunda atenção esfregando pisos, pias e chuveiros. Se puder, limpe também as persianas, a carpintaria e o interior dos armários e gavetas.

Para não ficar sobrecarregado com a limpeza, inicie-a algumas semanas antes da mudança. É claro que, se você tiver como, contratar alguém para lidar com isso pode ser ainda mais prático.

Conserte o que tem que ser consertado

Antes mesmo de procurar em sites de imóveis pela compra ou locação de casas que você queira morar, procure consertar tudo o que estiver no seu apartamento atual para ser consertado.

Os motivos nós já falamos aqui. São os mesmos que justificam a limpeza do local: manter o espaço pronto para futuras vendas ou locações e, ainda, evitar a presença de animais indesejáveis no ambiente.

Então, se os seus filhos derramaram suco de uva no carpete, ou quebraram a janela do quarto brincando de bola, conserte tudo ou pague alguém para que isso seja feito.

Tire fotos do apartamento antes de sair

Se o apartamento for alugado, é bom pedir ao proprietário que realize uma inspeção algumas semanas antes de você sair. Assim, caso haja problemas que ele ache que é você que tem que resolver, ambos já podem discutir isso para chegar a um acordo e terminar o assunto aí mesmo.

No entanto, caso isso não seja possível, tire fotos de cada quarto do apartamento antes de sair, para que você tenha documentada a forma como deixou o local.

Essa atitude de tirar fotos do espaço é igualmente importante se você for o proprietário do apartamento.

Caso ocorra de alguém invadi-lo e fazer alguma alteração no espaço, você sempre poderá recorrer às fotos que tirou antes de se mudar para registrar um boletim de ocorrência ou procurar providências junto ao síndico ou junto aos seus vizinhos.

Esperamos que tenha gostado das dicas e que tente aplicar pelo menos uma ou outra, pelo bem dos novos moradores. E muita sorte na busca pela casa nova.

Ah, e não se esqueça de compartilhar o post nas redes sociais!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como dar personalidade a um imóvel alugado?

Como dar personalidade a um imóvel: Recebo muitos comentários de leitores querendo fazer mudanças em seu imóvel mas resignados pois…

22 horas atrás

7 Dicas para desentupir qualquer tubulação

As bactérias presentes nas tubulações de drenagem são nocivas a saúde humana e causam uma série de doenças graves. Sem…

2 semanas atrás

Como decorar um apartamento alugado? Confira nossas dicas

Você já morou em um apartamento alugado? Eu sim, e a nossa maior preocupação é sempre como deixar decorado seu…

3 semanas atrás

Imóveis na praia: investimento ou despesa?

Ah, o mar! O barulho das ondas, o vento no rosto, o riso das crianças brincando na areia! Quantos de…

1 mês atrás

Dicas de decoração da sala de estar

A decoração da sala de estar é certamente o cômodo mais importante de sua casa. Uma sala de estar é…

1 mês atrás

8 ideias econômicas e criativas para decorar o seu lar

Ideias econômicas e criativas para decorar: quando pensamos em decorar nossa casa, desanimamos quando pensamos que iremos gastar muito e…

1 mês atrás