Decoração de casa: os principais elementos e quais os cuidados

Os objetos de decoração são planejados antes mesmo de comprar um imóvel. Mas, como saber quais são as melhores opções…

Os objetos de decoração são planejados antes mesmo de comprar um imóvel. Mas, como saber quais são as melhores opções para seu lar? Entenda, nesse post, como fazer a decoração de casa sem exagerar ou deixar algum item faltando.

A decoração de um apartamento ou casa deve se espelhar na personalidade de seus moradores. A partir do perfil das pessoas e de sua rotina, é muito mais fácil escolher os melhores objetos de decoração. Por exemplo, uma pessoa que tem uma rotina agitada e sem muito tempo, deve optar por um local mais clean e que ajude a manter o pique do dia a dia.

A composição desse ambiente que combine com você se dá por meio de diversos elementos, como os móveis, tapetes, as cores das paredes e até mesmo as luminárias e porta-retratos. E para que você acerte na hora de montar sua casa, separamos dicas para os diferentes objetos.

Aproveite para fazer seu checklist!

Sofás

Os sofás ocupam grande parte da sala que é, na maioria das vezes, o primeiro cômodo da casa ao entrar pela porta. Por isso, ele será um dos principais móveis que darão a cara para sua sala. Para escolher o tamanho, a dica é pensar em quantas pessoas moram na casa e qual a frequência de visitas.

Em relação às cores, o que define se o sofá será nude ou vermelho é realmente o estilo da casa. As cores mais chamativas servem para dar uma quebra para a seriedade ao ambiente, mas precisam ser combinada com outras peças mais neutras. Enquanto as cores mais claras, dão um ar mais clássico.

As poltronas e puffs também são itens complementares que são ótimos quando atrelados à decoração. Esses objetos podem dar mais leveza ao ambiente, com estampas e cores diferentes, sem que ocupem grande parte do ambiente. Colocá-los perto da janela, para observar a vista para o mar, como no Riserva Golf, é uma ótima ideia para deixar seu ambiente moderno e luxuoso.

Tapetes

Cobrir os pisos, deixar o espaço menos escorregadio ou ainda, diminuir os ruídos no chão (muito comum em apartamentos) são os principais objetivos de quem procura tapetes. Além dessas ótimas funções, são também itens que fazem a diferença: eles podem colorir ou dar mais elegância a um ambiente.

Com diversos tecidos disponíveis, sua variedade é muito grande e pode ser utilizada em diversos cômodos. Os de borracha combinam com a cozinha, os de pele sintética ou sisal para sala de estar ou jantar, por exemplo.

Para escolher os tapetes, o ideal é combinar com os objetos que estarão em cima, como mesas de sala de jantar ou mesinhas de centro. Caso tenha uma mesa redonda ou quadrada, um tapete do mesmo formato ou redondo será bom. Entretanto, uma mesa retangular ou com pés mais abertos, precisa de um tapete maior – até para que o tapete não atrapalhe.

Móveis

Os móveis podem ser planejados, modulados ou prontos, a depender da estrutura do apartamento ou casa. Esses elementos da decoração tema capacidade de modificar o ambiente e dar mais aproveitamento a um espaço.

Móveis tradicionais e vintages tomam conta dos mais diversos cômodos, alterando-se de acordo com o estilo da pessoa. Nesse caso, a maior dica é combinar as cores daqueles que ficam perto ou dividem o mesmo ambiente -ainda que não sejam um conjunto. Um bom exemplo disso é o caso de salas e cozinhas em ambiente aberto, em que os móveis precisam de complementar e não competir entre si.

Complementares aos móveis, as prateleiras e nichos tem sido tendência em apartamentos mais simples até os de luxo. Esses objetos, junto de móveis vazados, são bastante eficazes porque se adaptam facilmente a pequenos espaços e ainda dão um charme especial ao ambiente.

Decoração com plantas

Trazer o verde para casa também é uma tendência que vem aumentando a cada ano. Sem contar com o bem-estar que as plantas podem trazer para as pessoas que moram na casa, elas são ótimas opções para dar um diferencial em qualquer ambiente.

Se antes tinham apenas vasos na varanda, hoje o cenário mudou. O jardim vertical, por exemplo, é uma ótima opção até mesmo dentro de espaços fechados. O segredo, nesse caso, é escolher as plantas que não precisam de sol ou ambiente arejado.

Duas boas ideias para dentro de casa são as árvores miniaturas e as suculentas. As primeiras são mini árvores frutíferas ou com flores que podem ser cultivadas em vasos. Já as segundas, as plantas conhecidas pelas folhas gordinhas podem ser plantadas em vasinhos muito pequenos até grandes e se adaptam à diversos ambientes (até mesmo no banheiro).

Pintura ou papel de parede

As paredes podem parecer partes básicas de uma residência, mas também são elementos que podem modificar todo um ambiente. Uma sala pode ter móveis clássicos e de cores neutras, mas com uma parede pintada de cor diferente ou com textura, ganha outra visão e até mesmo sensação para quem está morando ali. 

Além das próprias cores, os papéis de parede ainda estão em alta. Cada vez mais estilizados e modernos, eles opções criativas para ressaltar um ambiente ou um objeto, como atrás de um painel de televisão na sala.

Outra tendência é a parede “inacabada”, com a base de cimento ou os tijolos aparecendo, ela dá um aspecto mais rústico para o ambiente. Mas, quando combinada com outros detalhes, pode ficar muito charmoso.

Outros detalhes que fazem a diferença na decoração

Existem alguns outros objetos que são capazes de completar qualquer ambiente. Veja algumas boas ideias para decoração da casa:

  • Luminárias: em alta, os pendentes são tipo de luminárias que oferecer uma elegância e modernidade à salas e quartos.
  • Quadros: Dos mais clássicos aos modernos, dos menores aos maiores, os quadros são sempre boas opções para dar estilo próprio ao ambiente.
  • Porta-retratos: Se antes eles ficavam apenas em cima da prateleira ao lado da cama, hoje estão em todo lugar. Colocar retratos nas paredes pode ser um toque especial muito fácil de conseguir.
  • Almofadas: Para complementar sofás, poltronas e até os puffs, almofadas são sempre âncoras para completar qualquer vazio.
  • Espelhos: Eles conseguem dar aos ambientes uma sensação de mais espaçoso e ainda os enchem de elegância.

Todos eles possuem uma variedade muito grande e combinam também com os mais diversos estilos de apartamentos. Quer uma inspiração? Veja a decoração e as combinações de sofás, tapetes, mesas de centro e também plantas do Mondrian Península!

Com tantas ideias, agora só falta escolher o lugar ideal para morar. Confira as opções de apartamentos e casas no Rio de Janeiro aqui.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Guia dos neutros: várias ideias de ambientes neutros

O neutro não precisa ser sempre básico e minimalista. Algumas dicas podem te ajudar a dar o up que a…

21 horas atrás

Limpeza em Casa: tutorial de como limpar a casa

Você ama chegar em casa e sentir o perfume de limpeza? Confira esse tutorial que vai te ensinar a fazer…

5 dias atrás

Relatório da Indústria: Acompanhe como o mercado está investindo em Imóveis

O mercado de investimentos imobiliários, assim como outros mercados, possui sua volatilidade, sua liquidez e suas taxas de retorno sobre…

6 dias atrás

Proteja sua casa no inverno! Itens para manter a casa quentinha

Quer a casa quentinha para o inverno? Veja as dicas abaixo e prepare-se! Nos dias frios nada melhor que um…

2 semanas atrás

Como saber se o melhor para sua empresa é o Coworking ou o Home Office?

Com o avanço das tecnologias, é possível trabalhar praticamente de qualquer lugar. Basta ter uma boa conexão com internet para…

1 mês atrás

Modelos de Penteadeira para você escolher

Se engana quem pensa que aquela penteadeira do quarto da vovó está fora de moda, hoje, depois de inúmeras repaginadas,…

1 mês atrás