Imóveis na praia: investimento ou despesa?

Ah, o mar! O barulho das ondas, o vento no rosto, o riso das crianças brincando na areia! Quantos de…

Ah, o mar! O barulho das ondas, o vento no rosto, o riso das crianças brincando na areia! Quantos de nós não deseja passar a maior parte do tempo assim!? Lembranças de férias e bons tempos passados em família no litoral podem alimentar o sonho de adquirir imóveis na praia.

Por isso mesmo, as dúvidas sobre as vantagens e desvantagens de se ter uma casa na praia são tão recorrentes. O que pode parecer uma decisão difícil tende a ficar bem mais fácil quando você sabe quais fatores devem ser considerados antes de fechar o negócio.

É claro que sempre fica a dúvida sobre comprar ou alugar imóveis na praia. Com certeza, há vantagens e desvantagens em ambos os casos. Determinar os prós ou contras da aquisição depende de uma análise do momento do mercado, mas, sobretudo, de uma reflexão sobre o seu perfil e da sua família.

Neste post, a equipe Quadra Imóveis vai utilizar todo o seu conhecimento para ajudá-lo a tomar essa decisão. Por isso, vamos elencar alguns pontos que devem ser observados na hora da escolha. Quer saber mais? Confira!

O uso do imóvel na praia

A decisão de comprar ou alugar um imóvel na praia depende fundamentalmente do uso que você pretende fazer dele. Afinal, adquirir um imóvel exclusivamente para uso próprio ou familiar é uma situação bem diferente de comprá-lo para aluguel ou rentabilização.

Por exemplo, se você deseja ter um imóvel na praia, mas não vê o aluguel para terceiros como uma opção, existe a possibilidade de que o custo fixo (água, luz, condomínio, IPTU) seja um peso no seu orçamento — especialmente se você tiver o hábito de viajar apenas uma ou duas vezes por ano.

Já se você entende que, além do uso familiar, o imóvel pode servir como fonte de renda, com temporadas reservadas ao aluguel para terceiros, esse custo pode ser suprimido. Na verdade, em alta temporada, você pode até lucrar muito bem.

Outro ponto interessante é que o aluguel pode servir de base para que você defina um valor mensal que poderá ser comprometido com o pagamento de prestações, em caso de financiamento do bem.

A partir da definição do uso, você poderá entender melhor se vale a pena ou não adquirir imóveis na praia.

O perfil de investidor

Se, além do benefício do aluguel, o que você enxerga ao comprar imóveis na praia é a possibilidade de vendê-los em um momento posterior, você está no caminho certo — e pode ter uma excelente margem de lucro!

Afinal, o turismo no Brasil não para de crescer e, na maior parte das vezes, esse crescimento impacta diretamente o valor dos imóveis na praia. No entanto, você precisa estar atento a algumas variáveis, a começar pelo local.

É importante que você escolha uma localidade que esteja em ascensão. Infelizmente, muitos destinos no Brasil têm sido prejudicados pelo turismo predatório, o que faz com que o valor dos imóveis nesses lugares caia ano após ano.

Também é interessante que o imóvel tenha bom acesso, por via terrestre e/ou aérea, e que conte com uma boa rede de estabelecimentos comerciais, em quantidade e variedade.

Consultar o valor do IPTU e condomínio, bem como a média de contas de água, luz e gás, também é importante. Se o local do imóvel for em estado diverso do de moradia regular, as diferenças podem assustar.

Por fim, considere o valor de revenda e compra na época certa. O mercado imobiliário é sazonal, com variações significativas ao longo do ano. Por isso, contar com a colaboração de uma empresa especializada pode ser sinônimo de grande economia.

O perfil familiar

Agora, se você não é um investidor e entende que, ainda que o imóvel possa em algum momento vir a ser alugado, seu maior interesse é o uso pessoal e familiar, trace o perfil de viagens da sua família.

Analise se vocês saem a passeio apenas uma vez por ano ou com maior frequência; se optam por destinos mais distantes ou preferem os mais próximos e se as viagens são mais longas ou por períodos menores.

Geralmente, famílias com crianças pequenas, adolescentes e idosos têm preferência por destinos conhecidos, nos quais costumam construir laços de amizade e afeto, proporcionando uma maior sensação de segurança e permitindo maior mobilidade e liberdade aos menores.

Por outro lado, casais sem filhos costumam preferir destinos variados, com pacotes adquiridos diretamente das agências, que garantem liberdade de escolha sem perder a comodidade.

Vantagens em adquirir imóveis na praia

Agora que você acompanhou nosso artigo até aqui, já pode avaliar o uso que quer fazer do imóvel, seu perfil como comprador e o de sua família como turista.

A seguir, vamos listar algumas vantagens em comprar uma casa ou apartamento na praia.

Comodidade

Poder viajar sem grandes planejamentos, reservas ou preocupações com estadias é um privilégio de poucos. Sem contar a possibilidade de ter seu próprio enxoval e peças de vestuário à disposição.

Além disso, poder realizar as refeições em casa e contar com o mobiliário adequado é um grande diferencial para quem tem crianças pequenas ou pessoas com mobilidade reduzida e dificuldades de saúde.

Mais tempo com a família

Com a rotina, o excesso de trabalho e todos os obstáculos impostos pelas grandes cidades, temos cada dia menos tempo com nossos amigos, filhos e familiares.

Ter um refúgio onde é possível gozar da companhia deles é, por si só, um motivo para reuni-los com mais frequência.

Qualidade de vida

Ser proprietário de imóveis na praia é um convite a investir na sua qualidade de vida e saúde. Afinal, como não adotar a caminhada matinal ou ao entardecer com cenários tão convidativos? Como recusar um bate-bola na areia ou jogo de peteca com as crianças?

A vida no litoral também é um incentivo a uma alimentação mais saudável, com peixes, frutos do mar, água de coco e sucos naturais ainda mais presentes na dieta.

Tudo isso em um contexto no qual sua viagem ao litoral deixa de ser um evento com data marcada e entra de vez na sua rotina, proporcionando à sua família um cotidiano mais leve e divertido.

A melhor escolha

Com tantas vantagens, fica difícil resistir à compra de imóveis na praia, não é? Mas não se esqueça de que contar com a ajuda de um profissional da área é de grande valia nesse momento, especialmente se a região escolhida for pouco conhecida.

Além disso, apenas o profissional é capaz de avaliar a valorização do imóvel, as condições de conservação e a possibilidade de rentabilização. Ele vai, ainda, acompanhar todo o processo de compra, assegurando as condições legais, oferecendo suporte a financiamentos e auxiliando nas negociações.

Por isso mesmo, é necessário que você escolha o profissional certo. Esse é o primeiro passo para adquirir imóveis na praia sem surpresas desagradáveis. Pesquise com amigos, vizinhos, na internet, nos conselhos profissionais da sua região.

Procure conhecer a reputação e o segmento das imobiliárias, peça indicação de outros clientes. Não se sinta constrangido em tirar todas as dúvidas. Afinal, adquirir um imóvel é uma grande decisão.

E então, nosso post ajudou você a entender as vantagens de adquirir imóveis na praia? Ou ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário contando sua opinião sobre o assunto!

Mais recentes

Como dar personalidade a um imóvel alugado?

Como dar personalidade a um imóvel: Recebo muitos comentários de leitores querendo fazer mudanças em seu imóvel mas resignados pois…

22 horas atrás

7 Dicas para desentupir qualquer tubulação

As bactérias presentes nas tubulações de drenagem são nocivas a saúde humana e causam uma série de doenças graves. Sem…

2 semanas atrás

Como decorar um apartamento alugado? Confira nossas dicas

Você já morou em um apartamento alugado? Eu sim, e a nossa maior preocupação é sempre como deixar decorado seu…

3 semanas atrás

Dicas de decoração da sala de estar

A decoração da sala de estar é certamente o cômodo mais importante de sua casa. Uma sala de estar é…

1 mês atrás

8 ideias econômicas e criativas para decorar o seu lar

Ideias econômicas e criativas para decorar: quando pensamos em decorar nossa casa, desanimamos quando pensamos que iremos gastar muito e…

1 mês atrás

Dicas de iluminação para eventos

Iluminação para eventos: você pode não perceber ao fim da festa o quanto a iluminação afetou sua experiência , mas…

1 mês atrás