Decoração de cozinha com ilha: Saiba aqui as 5 melhores ideias para deixar a sua cozinha incrível

A decoração de cozinha com ilha traz praticidade, funcionalidade e estética para o ambiente, tornando o local mais convidativo para…

A decoração de cozinha com ilha traz praticidade, funcionalidade e estética para o ambiente, tornando o local mais convidativo para eventos sociais. A cozinha com ilha é uma tendência que vem ganhando cada dia mais espaço e, por isso, vem sendo amplamente adotada em projetos arquitetônicos.

Para que o ambiente se torne realmente funcional e permita que as pessoas circulem livremente, é importante avaliar o espaço disponível e optar por elementos decorativos adequados. Avaliar a mobília, o revestimento, as cores, os materiais necessários, entre outros pontos, também é essencial para se planejar.

Acompanhe a seguir e descubra como fazer a decoração de cozinha com ilha com 5 ideias para deixar o ambiente incrível!

Quais são as vantagens da cozinha com ilha?

Optar por decorar a cozinha com ilha traz uma série de vantagens. Uma delas é a praticidade e funcionalidade. Os espaços se tornam otimizados, pois todo o local é bem aproveitado e organizado conforme as necessidades do moradores.

O design da ilha geralmente torna o cômodo mais despojado e aconchegante, sendo indicado para receber amigos e reunir os familiares. É possível optar por diferentes materiais e revestimentos, e uma grande vantagem é que você decide tudo do início ao fim do projeto.

Como a ilha integra diversos elementos, sobra mais espaço para organizar os móveis e os utensílios. Com a possibilidade de instalar móveis planejados, o ambiente se torna ainda mais otimizado e funcional.

Para isso, é fundamental contar com um bom planejamento para que a sua ilha agregue vários elementos, como bancada, forno, pia, fogão, entre outros. É importante também avaliar a estrutura do local e considerar instalar outros equipamentos, como coifa e cooktop.

Já existem empresas especializadas que realizam todo o projeto arquitetônico de cozinhas com ilha. Contar com o suporte de profissionais especializados auxilia no planejamento e ajuda a aproveitar ao máximo o espaço disponível.

Como planejar a decoração de cozinha com ilha?

O modelo de projeto de cozinha com ilha deve ser detalhadamente pensado para que o local tenha praticidade e valor estético. As ilhas requerem alguns equipamentos especiais e materiais de qualidade para terem maior resistência e facilidade de manutenção.

É importante lembrar que quanto mais eletrodomésticos, objetos e funções você adicionar à cozinha, mais caro o orçamento ficará. De qualquer maneira, com o apoio de especialistas, você consegue combinar os estilos e materiais para elaborar um projeto sofisticado, personalizado e de alto padrão.

Confira a seguir 5 ideias para fazer a decoração de cozinha com ilha na sua casa de forma autêntica e exclusiva.

1. Pense no melhor revestimento para a bancada

A cozinha é um local da casa que costuma reunir os moradores no dia a dia e em momentos de descontração. Por isso, há maior circulação de pessoas e, consequentemente, o ambiente deve ser de fácil limpeza e manutenção.

O revestimento, nesse sentido, deve ser escolhido adequadamente para manter a funcionalidade do cômodo. O material da bancada deve manter a superfície protegida da água, do calor e dos resíduos provenientes do preparo dos alimentos.

No mercado, existem opções de revestimentos de alta durabilidade, de fácil instalação e preço acessível. É importante também optar por um acabamento de qualidade e um modelo de bancada que combine com outros elementos da cozinha para manter uma atmosfera harmoniosa.

2. Coloque assentos na ilha

Avalie inserir no projeto da cozinha com ilha alguns assentos ao redor da bancada para aproveitar ainda mais o espaço disponível. Assim, você terá mais comodidade para reunir os familiares e convidados ao redor do fogão.

É interessante optar por assentos reguláveis e que podem ser adaptados para diferentes alturas. Existem inúmeros modelos de assentos, mas vale a pena escolher por um tipo que combine com a decoração da cozinha e também com o revestimento da bancada.

A maior vantagem de colocar os assentos na ilha é que o local se torna mais espaçoso e otimizado. Dificilmente as pessoas se esbarram e têm mais facilidade para transitar no local.

3. Instale um cooktop na ilha

O cooktop é uma peça única que deixa a cozinha muito mais agradável, prática e moderna. O modelo é de fácil instalação, uma vez que apenas as bocas do fogão ficam sobre a bancada, ocupando um espaço bem pequeno em toda a ilha.

Com o cooktop, o local também se torna mais aconchegante, principalmente para reunir os familiares ao redor da preparação dos alimentos. Há uma infinidade de modelos de cooktop, com ou sem forno, que são adaptáveis para diferentes projetos de cozinha com ilha.

Em alguns casos, pode ser interessante considerar instalar também uma coifa para evitar fumaça e garantir uma boa ventilação de ar no cômodo. Pode ser preciso, por exemplo, mexer na tubulação para que o ar saia de dentro da cozinha. Tudo isso deve ser previamente planejado para que o projeto saia de acordo com o esperado.

4. Avalie as cores

Avalie também as cores que deseja para a bancada, os assentos, os utensílios e os demais objetos decorativos. Ainda é interessante combinar texturas e optar por cores que mantém o equilíbrio entre a ilha, as paredes e o piso.

As cores claras, por exemplo, criam um design mais sofisticado e uma estética mais relaxante e cômoda. Pode ser uma boa pedida, já que a cozinha é o local da casa que mais transmite essa sensação.

A escolha das cores também vai depender do estilo de decoração que você quer para o ambiente. Em tipos decorativos mais rústicos, a madeira e a cerâmica se tornam peças-chaves, enquanto que em projetos mais modernos, cimento queimado, acrílico e aço inox são os materiais que mais se destacam.

5. Dê preferência a móveis planejados

Os móveis planejados permitem que a cozinha se torne mais prática, funcional e bonita. São inúmeros os benefícios de adotar esse tipo de mobília à decoração, sendo possível alcançar resultados únicos e exclusivos.

Com móveis e armários planejados, você consegue aproveitar ao máximo toda a área disponível, uma vez que cada centímetro quadrado é considerado no projeto.

Além de ter medidas precisas, os móveis planejados são peças totalmente originais e que podem ser adaptadas de acordo com o estilo dos moradores. Assim, a composição do acabamento e do design dos móveis planejados, podem deixar a ilha ainda mais sofisticada e agradável.

A decoração de cozinha com ilha é uma boa pedida se a sua intenção é ter mais espaço e mobilidade no cômodo. A grande vantagem de um modelo desse tipo é que o ambiente se torna facilmente editável e personalizável, atendendo a diferentes funções e necessidades no dia a dia.

Gostou do conteúdo? Aproveite e confira também 4 benefícios dos armários planejados para a sua cozinha e o seu lar!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

9 Incríveis Dicas Para Organizar Melhor Sua Casa

Organizar sua casa e espaço oferece mais controle sobre o ambiente. Essa limpeza pode ajudá-lo a reduzir o estresse, focar…

14 horas atrás

O novo normal das casas pós-pandemia

Confira as principais tendências na estrutura e na decoração das casas depois do impacto que a pandemia de Covid-19 causou…

1 mês atrás

­A importância de ter um sistema automatizado na gestão Imobiliária.

O setor imobiliário está crescendo consideravelmente no Brasil, mesmo durante a crise econômica do país, é visível como o setor…

2 meses atrás

Sinta-se em casa. Busca visual e compra fácil de móveis

Cada um de nós tem uma visão, idéias e inspirações únicas para nossa casa. Encontrar uma loja virtual com um…

2 meses atrás

7 Dicas Para Decorar Sua Cozinha

Para muitas pessoas, a cozinha é certamente o lugar preferido da casa. É ali que costumam acontecer as reuniões de…

3 meses atrás

7 Ideias Inteligentes Para Economizar No Quarto Das Crianças

Decorar um quarto infantil pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de criatividade você pode montar um quarto…

3 meses atrás