Arame farpado ou liso: qual usar em uma cerca?

A hora de escolher o arame para cercas pode, às vezes, ser um pouco complicada se você não tem conhecimento…

A hora de escolher o arame para cercas pode, às vezes, ser um pouco complicada se você não tem conhecimento das vantagens, desvantagens e funções de cada um. Pensando nisso, hoje trouxemos para você uma explicação do que é o arame farpado e o que é o arame liso, uma noção de preço, onde usá-los e claro, algumas opções de cada um.

Para dar início a essa nossa super aula sobre arames para cerca, acredito que seja importante apontar que a principal diferença entre os dois tipos, é que o arame farpado é produto de dois fios torcidos entre si e com farpas apontando para todo lado, o que apresenta uma maior resistência do que o arame liso que é constituído por uma peça única, lisa, sem torção e claro, sem as farpas.

Portanto, a carga de ruptura dos dois materiais é distinta também. A carga do arame farpado é entre 250 e 350 kgf e embora o arame liso seja mais “simples”, sua carga é de 700 kgf em média, isso porque como não incomoda os animais que estão presos, eles acabam forçando mais a cerca, por isso sua carga de ruptura deve ser maior. Coisa que não acontece quando a cerca é feita com arame farpado (por conta das farpas, os animais costumam ficar mais distantes das cercas).

Vantagens de cada arame

Arame farpado: Traz mais segurança a propriedades privadas; tem uma instalação fácil; impede que animais fujam por conta das farpas que lhes causam desconforto; tem a capacidade de se manter esticado sem o auxílio de outros materiais.

Arame liso: Na hora fazer uma cerca para os animais, eles não correm o risco de serem feridos pela cerca de arame liso; tem maior durabilidade por ser galvanizado com uma liga metálica de zinco e alumínio (bezinal); possuem maior resistência ao rompimento e os postes intermediários podem ficar mais afastados uns dos outros.

Desvantagens de cada arame

Arame farpado: Uma cerca de arame farpado é menos resistente à pressão por conta de sua baixa carga de ruptura, os postes que fixam o arame devem estar mais próximos uns dos outros, o que requer mais material, encarecendo a construção da cerca.

Arame liso: Necessita da instalação de esticadores para manter o arame esticado;

Preços

O preço do arame farpado, por exemplo, varia de quantos metros você estará comprando (que varia de 100 a 500 metros), do tipo de arame adquirido e de qual loja você estará comprando, claro. Mas para que você possa ter uma noção, um rolo de arame farpado de 250m em uma grande loja de construção, custa R $243,00, mas pela internet você encontra o mesmo rolo por R $180,00.

O arame liso, por sua vez, é mais barato por ser vendido em quantidades menores do que o arame farpado, além de que sua composição é, por assim dizer, menos elaborada.

Em que lugar usar cada um?

O arame farpado para cerca pode ser usado nas seguintes situações:

  • terrenos irregulares 
  • divisas de propriedades e pastos

O arame farpado zebu é bom para essa situação, por terem uma grossura média e com farpas para dentro e para fora.

Arame farpado gir pode ser também utilizado tanto em ambientes urbanos quanto rurais.

  • contenção de animais menos agressivos

Arames indicados para isso são: arame farpado potro (para pequenas cercas rurais e contenção de animais de pequeno e médio porte); arame farpado gir (ótimo para cercar animais pequenos e que não são agressivos).

A região e os fatores climáticos influenciam muito também na hora de escolher seu arame farpado. Para regiões onde o alagamento é comum, é indicado o arame farpado touro, pois ele tem tripla camada de galvanização, o que o impede de enferrujar e é resistente a umidade. Outro que também é indicado para locais úmidos é o arame farpado elefante, que tem fios com alta espessura, o que o torna mais durável e resistente. Já para regiões não tão úmidas, o arame farpado urso é o mais indicado, por mais que seus fios sejam finos, esse ainda é o mais resistente.

Um adendo é que muitas pessoas usam o arame farpado para muros e em diversas construções urbanas para auxiliar na segurança. Por mais que realmente ajude, já existem métodos com mais eficácia, como por exemplo a cerca elétrica, que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado em questão proteção de propriedades em centros urbanos, apesar de ser mais caro.

Já o arame liso para cerca é indicado para:

  • terrenos planos
  • divisas de propriedades
  • contenção de animais mais agressivos (por conta da alta carga de ruptura)

Ou seja, tudo vai depender do seu objetivo e das condições em que sua propriedade se encontra. O bom é que agora você sabe exatamente qual arame é o melhor em cada situação e não irá mais passar aperto na hora de escolher qual você vai comprar para fazer sua cerca. Dependendo do local em que for utiliza-lo, você também poderá contar com os portões pivotantes, que além de resistentes e duráveis vão completar o seu cercamento, garantindo a segurança.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

7 Dicas Para Decorar Sua Cozinha

Para muitas pessoas, a cozinha é certamente o lugar preferido da casa. É ali que costumam acontecer as reuniões de…

2 semanas atrás

7 Ideias Inteligentes Para Economizar No Quarto Das Crianças

Decorar um quarto infantil pode parecer uma tarefa difícil, mas com um pouco de criatividade você pode montar um quarto…

2 semanas atrás

3 Soluções Práticas de Marcenaria Que Deixam a Casa Arrumada

Ter uma casa arrumada e bacana não é uma tarefa muito simples. Afinal de contas, com uma rotina que se…

3 semanas atrás

Novo “normal” traz nova visão sobre nossas casas e sobre nossas decisões sobre ela!

Falamos tanto em novo normal, como uma adaptação de nossas vidas em tempos de tantas restrições que deixaram, quem podia,…

3 semanas atrás

Como usar mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno?

Está com dúvidas sobre como escolher a melhor mesa de jantar 4 lugares para apartamento pequeno? Acompanhe nossas dicas e…

3 semanas atrás

Como usar a internet para encontrar a casa dos sonhos?

A Internet é hoje a melhor ferramenta para a busca de imóveis à venda. Encontrar o imóvel dos sonhos pela…

1 mês atrás