Arquitetura grega: possibilidades de decoração

Temos certeza que pelo menos uma dessas ideias você irá usar na sua casa!

Ah, Grécia! Com as suas águas cristalinas, os seus cenários naturais impressionantes e a sua cultura animadora, ela continua atraindo aqueles com um espírito romântico e aventureiro.

Durante séculos, a arquitetura e a arte grega influenciaram o design. Das colunas icônicas que adornavam antigos templos gregos a motivos decorativos populares como o meandro, o estilo grego é aquele que evoca o charme do velho mundo e a simplicidade moderna.

Hoje, esse estilo não mais se limita apenas ao território grego, mas já conquistou o mundo, sendo encontrado inclusive no Brasil, na decoração de muitos imóveis.

A seguir, descubra mais sobre a arquitetura grega e como é possível acrescentar a sua casa uma decoração com base nesse tipo de arquitetura.

O que é especial na beleza da arquitetura grega?

Embora seja um país consideravelmente pequeno, as diversidades geográficas e ambientais em toda a Grécia são muito distintas. Assim, os tipos arquitetônicos são muito únicos de um lugar para outro.

Por exemplo, a floresta montanhosa ao norte tem diferenças significativas em relação ao deserto do sul. As massas caiadas de branco com as pequenas aberturas nas ilhas Cíclades são provavelmente o desenho mais típico que se pode conectar com a Grécia.

Ambiente da Grécia influencia na decoração de interiores

Como mencionado, as verificações do tempo de norte a sul são bastante amplas e também a arquitetura tradicional de cada local.

telhado grego

Você vai encontrar telhados de pedra na Grécia Central, por exemplo, que protegem da neve acumulada.

Por outro lado, as aberturas extremamente pequenas e as vielas estreitas nas ilhas protegiam o interior do sol e dos ventos fortes, bem como dos piratas que frequentemente invadiam as aldeias.

Como a arquitetura grega vem evoluindo?

A resposta a essa pergunta é um tanto longa, já que a arquitetura foi uma das primeiras artes a ser desenvolvida na Grécia antiga milhares de anos atrás.

arquitetura bizantina
Foto: concretoemcurva

Ainda existem vestígios de antigos edifícios gregos, a maioria deles em formas de ruínas, assim como exemplos característicos da arquitetura bizantina, como templos e igrejas, misturados dentro da face contemporânea das cidades.

Infelizmente, devido a vários fatores sociais e econômicos, a produção em massa de edifícios de concreto após a Segunda Guerra Mundial levou a uma visão distorcida do layout clássico e fácil de usar das grandes cidades.

Vantagens da decoração com base na arquitetura grega

casa grega
Foto: Arquidicas

Ao se inspirar na arquitetura grega para compor a decoração do seu lar, rapidamente perceberá como a sua casa ficará mais bonita e elegante.

O ar imponente, mediterrâneo e visceral da arquitetura grega é tão único que dificilmente pode ser comparado a qualquer outro tipo de arquitetura, seja ela clássica ou contemporânea.

Não é à toa, claro, que inspirar-se na arquitetura grega tem se tornado algo tão comum no mundo e especialmente no Brasil, onde podemos encontrar muitos apartamentos e casas nas capitais da região sul, locais nos quais é mais visível o contato com a arte e a cultura europeias.

No próximo tópico, descubra como se beneficiar desse estilo arquitetônico para aumentar a classe e a elegância da decoração da sua casa.

Possibilidades de integração da arquitetura grega

Pórtico

fachadas casas portico entrada

Existem alguns elementos muito marcantes na arquitetura grega que podem ser usados para compor a decoração do seu lar. Veja a lista adiante.

Um pórtico é como um alpendre moderno e geralmente era a entrada para antigos templos gregos. É composto de colunas, que suportam o telhado.

Na sua casa, você pode construir pórticos tanto no exterior quanto no interior da residência. Se não estiver afim de construir nada no momento, aposte em uma moldura de parede que lembre um pórtico bem na porta de entrada da sua sala de estar. As suas visitas vão amar.

Colunata

casas corredor Colunata

Uma colunata é uma longa fileira de colunas que, às vezes, mas nem sempre, suporta um telhado.

São geralmente passagens cobertas, e às vezes são extensões do pórtico. As colunatas são mais adequadas a mansões ou casas que tenham um metro quadrado considerável.

Atualmente, estão muito presentes em casas à venda em Curitiba localizadas em condomínios fechados.

Frontão

casa linda com frontão de pedra

Também facilmente adaptável a mansões e casas espaçosas, o frontão é um grande triângulo, geralmente encontrado no topo de templos gregos.

Friso

esculturas nos frisos

O friso é uma longa seção entre o frontão e as colunas que é puramente decorativo. Geralmente tem muitos detalhes esculturais.

No Museu do Templo de Apolo Epicuro, em Bassas, que fica na região do Peloponeso, na Grécia, as esculturas nos frisos retratam uma batalha mítica entre os Centauros e os Lápitas.

No Brasil, os frisos são muito encontrados em residências de luxo, como em imóveis localizados em bairros nobres e condomínios fechados.

Chave grega (ou meandro grego)

A chave grega é mais comumente usada como uma borda decorativa. Sua aparência na arquitetura e na paisagem remonta à história antiga. O design em si é construído de várias linhas moldadas em um motivo repetido, que se assemelha a uma chave.

O design também é comumente referido como um “meandro”, que está em conjunção com as curvas do rio Meandro na Turquia, vizinho do grego.

Os gregos antigos usavam esse motivo principalmente na arquitetura, cerâmica e escultura.

Enquanto a chave grega, na antiguidade, era esculpida no friso de mármore no topo das colunas dos templos, nos dias de hoje o design pode ser usado em nossas casas de muitas outras maneiras.

Chave Grega

Agora a chave é usada, por exemplo, em pisos de azulejos e madeira. Uma maneira mais sutil e simples de incorporar a chave grega em sua casa é na borda do seu carpete ou no corredor da sua escada.

Mas o uso da chave grega na decoração de interiores não precisa parar por aí; muitos itens decorativos em sua casa podem ser adornados com essa borda, como as suas cortinas e a sua luminária, por exemplo.

Você pode até fazer como muitos proprietários de imóveis e levar este projeto ao ar livre. A chave grega pode ser vista em azulejos de piscina e quase se assemelham a um labirinto de arbustos.

Outro acessório muito simples para exibir um design de chave grega é em um travesseiro, que lhe dá infinitas opções de combinação de cores, formas e detalhes, com base em qualquer que seja o seu estilo pessoal.

Seja centralizada, usada em uma borda ou usada em todo o design do travesseiro, a chave grega pode adicionar um aceno à história antiga em sua casa.

Compartilhe o post com os seus amigos e desperte também neles o amor pela arquitetura grega!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Poltrona de amamentação: como escolher a ideal

A chegada de um bebê envolve uma longa lista de preparativos e decisões para os pais. Um dos itens que…

2 dias atrás

Como Fazer Um Quarto Perfeito Para Bebê

As decisões que vêm junto ao ter um filho são infinitas. Mas decorar o quarto de bebê pode ser até…

2 semanas atrás

5 motivos para reformar móveis antigos para sua casa!

Reformar móveis antigos já é uma tendência entre os decoradores, a restauração devolve a beleza do que um dia já…

2 semanas atrás

Escolha do ponto comercial: a sua estratégia de marketing começa aqui

Ter uma ideia inovadora e começar o seu próprio negócio é uma tendência atual. Os números não deixam negar: segundo…

3 semanas atrás

O estilo que você decora a sua casa diz muito sobre a sua personalidade. Veja dicas!

Ao fazer planos para adquirir um imóvel, morar sozinho, ou para morar com a família é muito comum que o…

3 semanas atrás

Dicas de como montar um anúncio de sucesso para seu imóvel

Está querendo vender ou alugar um imóvel rapidamente e não sabe bem como fazer isso de forma assertiva e chamar…

4 semanas atrás