Por que automatizar um ambiente?

A automação residencial tem ganhado cada vez mais adeptos. A busca constante por conforto, economia e segurança para o lar…

A automação residencial tem ganhado cada vez mais adeptos. A busca constante por conforto, economia e segurança para o lar acaba levando muita gente a investir nesse tipo de inovação.

Isso porque a tecnologia está se tornando mais comum no dia a dia das pessoas, uma vez que estão cada vez mais acessíveis e fáceis de utilizar. Você não precisa mais ser um programador para compreender a utilização de uma casa automatizada.

Alguns elementos ainda podem ser muito úteis para o seu cotidiano. Em caso de chuva, por exemplo, se você possuir uma persiana blecaute automática, consegue fechar as cortinas e proteger seu lar da água de onde estiver.

Hoje em dia, bastando ter um celular ou tablet a mão, existem recursos altamente amigáveis para o usuário que apresentam diversas necessidades básicas, afetadas pela automação, tais como:

  • Controle de iluminação;
  • Ligar e desligar televisores;
  • Abrir e fechar cortinas e persianas;
  • Refrigeração e climatização da casa.

Além de uma série de outros elementos que permitem uma autonomia muito maior na hora de escolher como deixar seu ambiente doméstico mais tecnológico.

Assim, quase todos os equipamentos eletrônicos são integrados e é muito mais simples fazer a administração deles utilizando apenas um dispositivo.

Estes sistemas então acabam unindo uma série de benefícios para você controlar em sua casa usando únicamente um equipamento digital para ligar e desligar equipamentos, podendo até mesmo ser seu smartphone ou tablet.

Caso possua um jardim, por exemplo, pode configurar para a irrigação automatizada residencial acontecer em determinados períodos, não precisando se preocupar com isso.

Com os avanços tecnológicos desta área, cada vez mais componentes de sua residência podem ser controlados remotamente. Hoje, até mesmo fechaduras eletrônicas existem, e você pode conferir se trancou a casa e desligou o fogão de qualquer lugar com seu celular.

Inclusive, a tranquilidade é um dos principais elementos em relação à automação residencial.

Os primeiros e mais primitivos sistemas de controle começaram a surgir nos anos 70, recebendo diversos aprimoramentos e alavancando um novo patamar com o surgimento da Internet das Coisas (IoT).

A IoT tem como objetivo linkar objetos do dia a dia de forma a criar uma rede de dados sem nenhum tipo de fio ou cabo entre todos estes elementos.

Onde aplicar a automação?

A cada dia, as opções de rede de automação domiciliar se expandem ainda mais. As aplicações são inúmeras, em diversos tipos de ambientes e de serviços. Por isso, a decisão de onde e como aplicar essas ferramentas ficam a seu critério.

Um dos principais usos da automação é para garantir a segurança da casa. Isso porque existem muitos bairros que se tornaram mais perigosos nos últimos anos, então é importante ter um bom controle de proteção em sua residência.

Assim, você poderá captar com antecedência qualquer tipo de ação estranha e acionar diretamente a segurança, além de manter um controle firme e realizar ações preventivas que garantem a proteção.

Para quem tem crianças, os sistemas de automação são ótimos para controlar alguns detalhes da casa, não precisando de tanto controle ou de tempo gasto com esses elementos.

Isso permite que você aproveite mais e melhor os pequenos, com a tranquilidade de que a casa está em ordem. Algumas pessoas gostam de aplicar a automação em equipamentos de entretenimento, para criar uma experiência única dentro do lar.

Não é incomum uma pessoa ter um projetor de vídeo portátil h80 full hd para criar uma sala de cinema em um ambiente de sua residência, tudo controlado pelo próprio smartphone.

Assim, tendo o controle sobre equipamentos de som, vídeo e iluminação na palma da mão, é possível criar um ambiente de cinema ou de festa dentro de casa com um simples comando de seu celular. Esse tipo de ferramenta acaba sendo muito útil em reuniões.

Quais os benefícios de automatizar um ambiente?

Compreender as vantagens de automatizar seus ambientes é fundamental para conseguir aplicar os avanços tecnológicos em sua casa. Vale lembrar que, com a popularização desse tipo de serviço, os valores tornaram-se muito mais acessíveis.

O que antes parecia ser possível para pessoas com alto poder aquisitivo, hoje tornou-se realidade para todos, uma vez que existem ferramentas de automação de todas as faixas de preço, bastando escolher aquelas que se encaixam melhor em seu orçamento.

1 – Melhorias na segurança

Por ser um dos principais motivos de as pessoas optarem por utilizar ferramentas de automação em suas casas, as melhorias em segurança são altamente visíveis. Isso porque existem diversas ferramentas à disposição, aguardando para serem utilizadas.

Sensores são os mais comuns dentre os equipamentos utilizados. Esse tipo de ferramenta registra qualquer movimentação, levando um alerta direto para o controlador da rede de automação.

Uma máquina de automação pode registrar todas as movimentações realizadas durante um período em sua casa, garantindo muito mais segurança assim.

O principal ponto aqui é que você recebe esse tipo de alerta não importa onde esteja, bastando uma conexão com a internet. Então, mesmo que esteja viajando, até mesmo em outro país, você saberá exatamente o que está acontecendo.

Nesse ponto, alertar as autoridades locais pode prevenir qualquer dano a seu patrimônio, garantindo mais tranquilidade para você aproveitar sua viagem.

Dentre as opções disponíveis, é possível utilizar também câmeras de vigilância, que podem armazenar as gravações em um servidor para você identificar qualquer problema, além de utilizar dispositivos que aumentem sua privacidade, como controladores de persianas.

É possível registrar ainda digitais ou rostos, garantindo que apenas pessoas conhecidas tenham acesso ao imóvel.

Mesmo em casos de arrombamento, você pode configurar para que as luzes se acendam com um rosto familiar, por exemplo, o que dificulta a ação de marginais.

2 – Economia de energia

A economia de energia é outro grande fator para convencer as pessoas a utilizar a automação residencial.

Isso porque apesar de toda a casa estar ativa e conectada, você consegue limitar o tempo de uso de aparelhos que consomem muita energia, como chuveiros, além de conseguir controlar a iluminação e outros objetos que podem estar desperdiçando energia.

Além disso, você pode optar por soluções mais sustentáveis, como um painel fotovoltaico para ar condicionado.

Isso porque muitas vezes deixamos luzes acesas, ou equipamentos eletrônicos ligados, que ficam um longo tempo apenas gastando energia. Nesses casos, é importante pensar na automação como um investimento, uma vez que você conseguirá economizar muito mais.

3 – Maior conforto

O conforto é um ponto chave da automação. Quanto mais controle você tiver em suas mãos, menos precisará se locomover para apagar luzes e ligar equipamentos eletrônicos. Com isso, você acaba ganhando mais tempo para seu lazer ou descanso.

Além disso, as atividades diárias podem receber atualizações e informações pelo próprio controle da residência, servindo como um aliado para a otimização de tarefas diárias.

Caso precise de qualquer reparo, contar com a assistência técnica desktop pode garantir mais tranquilidade para você.

A automação residencial também elimina a necessidade de uma série de controles para fazer uma só ação. Com o smartphone ou tablet, você conseguirá acessar todos os recursos da casa de forma muito mais simples e prática.

4 – Possibilidade de personalização

Por conta da variedade de opções apresentadas no mercado, a personalização de uma ferramenta de automação é quase ilimitada.

Isso porque você e sua família podem definir quais são os dispositivos para instalar, mas não precisam colocar todas as funções.

Se o momento é para priorizar a segurança, este deve ser o foco da criação de um sistema de automação. Se vocês estiverem procurando uma plataforma para melhorar o entretenimento dentro do lar, a atenção deve ser voltada para isso.

Assim, instalar uma central de monitoramento cftv em um cômodo pode ser exatamente o que você estava procurando.

Qualquer opção escolhida terá diversas possibilidades, e você não precisa ficar restrito a nenhuma. A maioria dos sistemas de automação é bem aberto e permite instalações posteriores, complementando os serviços que você já possui.

Nestes casos, basta escolher as melhores ferramentas e ir aprimorando cada vez mais sua casa com tecnologia de ponta.

5 – Resultados do investimento

Mesmo com a popularização da automação, ainda é necessário investir para manter sua casa automatizada. Entretanto, esse valor pode ser recuperado a longo prazo, com as diversas economias que você conseguirá realizar graças aos serviços instalados.

Por isso, a automação acaba sendo um elemento fundamental, uma vez que após o retorno do investimento, permanecem os ganhos com segurança, economia e conforto. Por isso, é ideal aplicar em automações que de fato auxiliem seu lar.

Além dos equipamentos, você pode optar por outros elementos econômicos, como é o caso da lâmpada de led para forro pvc, que tem um gasto muito menor.

Isso porque quanto mais economia você conseguir fazer, menores serão as contas que chegarão, além de bem menos problemas para resolver em seu lar.

Se optar em algum momento por se desfazer do imóvel, as ferramentas de automação podem ser um excelente argumento de negócios para o corretor, conseguindo um valor ainda maior do que o esperado.

Considerações finais

O que antes parecia possível em um futuro distante, daqueles vistos em filmes ou livros de ficção científica, hoje pode ser aplicado diretamente em sua casa, com inúmeras possibilidades.

Por isso, encontrar o melhor meio de usufruir dos serviços de automação permitirá que você tenha uma casa inteligente, com conforto e modernidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Os 10 produtos para casa mais vendidos na Amazon

Qual você acha que está no topo do ranking? As apostas são permitidas, mas você certamente levará alguns desses itens…

5 dias atrás

Não decore sua casa sem antes ler isto!

Decore sua casa. Essa tem sido a frase mais ouvida nos últimos dias? Sim? Que tal ler algumas dicas que…

2 semanas atrás

Veja como decorar usando papel de parede Lilás

O papel de parede lilás é uma forma interessante de decorar o ambiente por remeter a sensações agradáveis, principalmente agora…

3 semanas atrás

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR? ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE REALIZAR UM PROJETO

Construir a casa do zero ou fazer uma grande reforma é um investimento importantíssimo, já que esse pode ser um…

3 semanas atrás

A importância do marketing digital para designers de interiores

O marketing digital está na vida de milhões de pessoas em todo o país e designers de interiores podem obter…

4 semanas atrás

Decoração para Festa: Mundo Bita

Como todos nós sabemos o Bita é uma das animações mais amadas pelas crianças dos dias atuais. O apresentador de…

4 semanas atrás