Café profissional em casa: um upgrade fácil no ambiente

Poucas coisas são tão charmosas quanto uma boa xícara de café. Felizmente, o processo de fazer café não fica muito…

Poucas coisas são tão charmosas quanto uma boa xícara de café. Felizmente, o processo de fazer café não fica muito atrás em termos de charme e beleza: seja com uma máquina de café profissional ou com um simples filtro manual de qualidade, é possível tornar o ambiente especial sem precisar “esconder” o equipamento utilizado para executar o processo.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as possibilidades estéticas e de apreciação deste tipo de que equipamento, e como ele pode fazer toda diferença no seu ambiente. Confira!

Principais motivos para contar com uma máquina de café profissional em casa

É claro que você não precisa de uma máquina de café profissional e cheia de apetrechos para dar um upgrade no ambiente. Mas não há dúvidas que, se você puder contar com uma delas em sua casa, os efeitos são ainda mais poderosos.

Entre os principais motivos para ter uma dessas em casa, pode-se destacar:

1. Presença impressionante

De designs elegantes e modernos a máquinas complexas com um visual que beira o estilo cyberpunk, uma boa máquina de café costuma trazer uma presença poderosa para o ambiente. Não é sem motivos: normalmente, elas derivam de culturas que apreciam a funcionalidade estética dos equipamentos.

Engana-se quem pensa que isso sempre está associado a altos preços. Atualmente, existe uma enorme gama de máquinas. Das mais tradicionais, que utilizam a engenharia para transformar o pó em bebida até máquinas controladas pelo celular, certamente existe uma que se encaixa perfeitamente com seu ambiente

2. Possibilidade de apreciar o melhor café possível

Uma máquina de café profissional em casa garante aquilo que você normalmente busca em cafeterias especializadas: qualidade superior. Equipamentos de qualidade utilizam a temperatura e a pressão exatas para extrair todos os aromas e óleos necessários para obter o melhor dos grãos que você escolheu para experimentar.

3. Inspiração para conhecer cada vez mais do mundo do café

Por fazer parte do nosso cotidiano, nem sempre consideramos o café como uma área a ser explorada, pesquisada e aprofundada. A verdade, no entanto, é que existe uma enorme disponibilidade de grãos com características próprias.

Assim como um bom vinho, o local de produção, as características da safra e os cuidados tomados com os grãos fazem toda diferença no produto final. Por isso, ter uma máquina que valorize esses produtos permite que você conheça esse mundo da melhor forma possível.

Como aproveitar ao máximo uma máquina de café profissional em casa?

Ter uma máquina de café de qualidade é um convite para um novo mundo de sabores e aromas. Por isso, é sempre bom contar com algumas dicas para aproveitar ainda mais seu equipamento:

Não se prenda ao mesmo sempre

Todos nós temos preferências sobre os tipos de café e, não raras vezes, gostamos de repetir sempre aquele grão favorito. Isso é ótimo, mas permita-se experimentar de vez em quando: se você já conta com um bom equipamento para fazer a bebida, conhecer novos grãos é um passo simples, que raramente aumenta seus custos.

Conheça ao menos um bom fornecedor de grãos de café e insumos e explore ao catálogo. Aos poucos, você desenvolverá suas preferências e poderá explorar cada vez mais dentro delas!

Dê uma boa manutenção ao equipamento

Ter uma máquina de café profissional em casa e não dar a manutenção adequada a ela é como ter um carro esportivo e não fazer revisões. Ainda por cima, vários fornecedores oferecem manutenção gratuita.

De forma geral, a manutenção não exige mais do que alguns minutos por semana, e garante que seu café sempre seja feito da maneira correta, sem contaminações, erros de temperatura ou variações indesejadas no sabor.

Faça um uso correto da máquina

Utilizar corretamente a máquina é uma questão de hábito, e é extremamente simples. Basta seguir as instruções, utilizando quantidades apropriadas de água, grãos e insumos, sem forçar o equipamento. Isso aumentará a vida útil do equipamento, valorizando sua escolha.

Entenda as origens do que você consome

Para quem gosta de se aprofundar um pouco mais nos hobbies, entender o produto consumido faz diferença. Isso vai além de uma questão de conhecimento. Compreender as características dos principais locais que produzem café também ajudam a entender o perfil do sabor, sabendo o que esperar na hora de escolher um novo grão para experimentar!

Diferentes cafés não se resumem ao tipo de grão

Quando falamos em “explorar diferentes tipos de café”, é normal que associemos essa variedade aos grãos. No entanto, um grão de café pode oferecer diferentes modos de preparo. Dos expressos aos coados, dos ristrettos aos longos, e dos puros aos cremosos, existe uma infinidade de maneiras de explorar a bebida.

Permita-se conhecer diferentes métodos de preparo, receitas e ingredientes a serem misturados. Condimentos simples podem transformar a maneira como você consome a bebida, além de serem um charme à parte na hora de compartilhar um momento com os amigos!

Escolhendo a máquina ideal para você

A essa altura, você já sabe que uma máquina de café profissional é uma excelente maneira de dar um upgrade no ambiente com um equipamento útil, que pode ser explorado de diferentes maneiras. Mas a escolha nem sempre é um processo fácil, e é diferente para cada pessoa.

Algumas boas dicas a serem seguidas são:

Foque no que mais interessa você

Durante este artigo, falamos bastante sobre explorar formas distintas de apreciar o café e suas variedades, mas na hora de escolher sua máquina, é importante que ela seja excepcional naquilo que você prefere.

Se você gosta de um espresso tradicional, não há porque escolher uma máquina menos eficiente nisso só porque ela oferece outras funcionalidades que talvez você nem utilize!

A resposta nem sempre está no preço

Se você buscar por máquinas de café profissionais, encontrará equipamentos em todas as faixas de preço. Se a intenção é ter um equipamento em sua casa, o preço mais alto não significa a melhor escolha.

Muitas vezes, máquinas mais caras são voltadas para estabelecimentos de grande porte, que precisam de agilidade na produção sem abrir mão da qualidade. Se você não precisa servir dezenas de xícaras por hora, não há qualquer motivo para escolher um equipamento assim.

Não tenha medo de investir aos poucos

O mais importante na hora de escolher uma máquina de café, é entender que o objetivo é apreciar a bebida. Se você não sabe o que escolher, não tenha medo de começar com equipamentos mais baratos de tipos diferentes.

Aos poucos, você desenvolverá seu perfil de preferências, e poderá se especializar nestas modalidades, investindo um pouco mais!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como Limpar Box de Banheiro: Aprenda 3 Técnicas Infalíveis

Existem situações onde deixa o ambiente do banheiro com um aspecto sujo, algo nada legal. Por exemplo, uma situação comum…

4 dias atrás

Saiba como utilizar o mármore para deixar sua casa mais bonita

Ao buscar maneiras sofisticadas de decorar o ambiente, o mármore é uma escolha bem assertiva! A rocha deixou de ser…

4 dias atrás

Saiba como escolher o modelo de porta mais adequado ao ambiente

Quando você busca alternativas para construir ou reformar seu imóvel diversos fatores devem ser levados em consideração. A estética é…

4 dias atrás

Veja 3 curiosidades que você não sabia sobre o mármore

Você sabia que o mármore trata-se de um material natural, mais especificamente, uma rocha metamórfica que é proveniente do calcário?…

1 semana atrás

Conheça as tendências de decoração para 2020 e dê um novo ar para sua casa

O ramo de decoração está sempre mudando, e com 2019 chegando ao fim, está na hora de começar a buscar…

1 semana atrás

Decoração sustentável: conheça algumas ideias interessantes

Felizmente, há muitas pessoas que, ao pensarem em reformar, construir e decorar sua casa, já pensam em procurar por empresas…

2 semanas atrás