Como deixar sua casa mais fresca no verão

Além de saber sobre os modelos de ar condicionado, descubra como deixar sua casa mais fresca com materiais de construção.…

Além de saber sobre os modelos de ar condicionado, descubra como deixar sua casa mais fresca com materiais de construção.

No verão, nada mais comum ver as pessoas fugindo dos ambientes abertos e correndo para os locais com ar condicionado. E quem não tem um em casa fica querendo ir para a primeira loja disponível para adquirir um modelo mas, existem vários tipos disponíveis no mercado e podem surgir dúvidas.

Pensando nisso nós elaboramos este post falando um pouco sobre cada um dos modelos bem como suas vantagens, aspectos negativos e em quais lugares eles melhor se encaixam. Além disso, vamos dar algumas dicas para quem não quer investir em um ar condicionado e sim aprender a como deixar sua casa ou apartamento mais ventilado e fresco. Confira!

Como deixar o ambiente mais arejado

Para quem vai construir e mora em um local muito quente, é importante estar atento ao material de construção. Opte por um pé direito maior, pois locais mais altos são mais arejados, também é importante pensar na localização das janelas.

Escolha do piso

Ao começar sua construção um dos primeiros detalhes que você deve prestar atenção na hora da escolha em uma loja de material de construção é: o piso. Os de madeira e carpete são melhores para os dias frios, para refrescar invista em pedras frias como granito e mármore. Como opções mais em conta, podemos destacar o porcelanato e cerâmica, que também tendem a absorver menos calor e deixar o ambiente com uma temperatura amena.

Ar condicionado de janela

Assim com o falamos sobre a posição das janelas, há um modelo que leva esse nome era um dos mais comuns nas casas brasileiras. É um modelo compacto mas, que por sua instalação ser difícil foi caindo em desuso. Normalmente, apartamentos e casas mais antigas costumam ter esse modelo.

Ele precisa ser instalado em um buraco na parede, no alto ou embaixo da onde fica localizada a janela.

Telhado

Outro ponto que faz toda a diferença na ventilação da casa, é o telhado. Ele está em contato direto com a iluminação solar e materiais como telhas metálicas, zinco e amianto aquecem com facilidade.

Em uma loja de material de construção há várias opções mas, para não errar opte pelos telhados de cores claras, que podem refletir até 90% da luz solar. Se você for fazer uma laje plana, o isolamento térmico pode ser feito com argila expandida ou telhas tipo sanduíche.

Ar condicionado split

Esse é um dos modelos mais econômicos e silenciosos no mercado. Ao contrário do de janela, a instalação não exige que seja feito um buraco na parede, apenas um furo para fixação.

Iluminação

O que influencia muito na sensação térmica do ambiente é a iluminação. Para deixar o local menos abafado, escolha luzes brancas e fluorescentes.

Ficar atento ao tipo de lâmpada também é importante. Quando for a uma loja de material de construção para comprar, opte pelas feitas de LED. Elas iluminam o ambiente de forma mais eficiente, sustentável e fria.

Ar condicionado portátil

Essa é uma dica para quem busca praticidade e economia. Leve e compacto, o modelo é discreto e vem com rodinhas para facilitar o deslocamento pois, ele não exige uma instalação fixa.

A desvantagem é que ele não dá conta de cômodos muito grandes, por terem no máximo 12000 BTUs, eles refrescam melhor os cômodos pequenos e médios. Gostou das nossas dicas?! Continue acompanhando o blog para ter acesso a mais conteúdos sobre materiais de construção.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Dicas de decoração inspirada na Chanel

Quando você pensa em alta-costura, luxo e elegância, um nome que vem à mente instantaneamente: Chanel. Famosa por bolsas acolchoadas,…

29 minutos atrás

Casa Expansível ajuda a se adaptar à rápida urbanização

Uma empresa de design tecnológico, com sede em Cingapura, desenvolveu um protótipo de habitação inovador que combate a expansão urbana…

4 semanas atrás

Entenda as vantagens do piso moeda emborrachado para residências

É muito provável que você tenha visto piso moeda emborrachado em uma escola, em um prédio comercial ou na sua…

1 mês atrás

Dicas de decoração sustentável

Integrar sustentabilidade com decoração parte da criatividade e da sensibilidade de cada um. Para que você deixe o estresse de…

1 mês atrás

Revitalização de móveis – veja como conservar e fazer com que durem mais

Sabe aquele móvel encostado na sua casa que você já não consegue mais ver utilidade ou beleza? Ou imagine o…

2 meses atrás

Amarelo melão é a nova tendência do verão

O lado ensolarado nem sempre foi muito bem explorado pelas indústrias de moda e decoração de casa. E isso por…

2 meses atrás