Como descartar corretamente o óleo de cozinha da sua casa?

É fundamental que todas as pessoas saibam como descartar corretamente o óleo de cozinha da sua casa, porque mesmo parecendo…

É fundamental que todas as pessoas saibam como descartar corretamente o óleo de cozinha da sua casa, porque mesmo parecendo inofensivo, ele é muito poluente e causa muitos danos ao meio ambiente.

Tanto o óleo de cozinha quanto os outros tipos de óleo, possuem substâncias que são insolúveis na água. Por este motivo, não é recomendado fazer o descarte do óleo pelo ralo da pia ou do banheiro já que ele irá cair diretamente no esgoto.

Além disso, ao despejar o óleo de cozinha no ralo da pia, com o passar do tempo a gordura ficará acumulada nos canos e poderá causar o entupimento da tubulação.  Para evitar tudo isso, o descarte correto é a única solução além de contratar uma empresa desentupidora para fazer a limpeza da caixa de gordura regularmente.

Aprenda como descartar o óleo de cozinha da sua casa

Para fazer o descarte correto, após fazer o uso do óleo você pode colocá-lo dentro de uma garrafa pet usando um funil para facilitar o armazenamento.

Conforme você for utilizando o óleo de cozinha, vá guardando desta forma e mantenha as garrafas bem fechadas para evitar vazamento. Após juntar algumas garrafas com óleo, procure alguma empresa ou ONG especializada em coleta de óleo de cozinha, além de pontos de entrega voluntária.

O local adequado para a coleta correta varia de acordo com a quantidade de óleo que você tem armazenado. Por isso, procure saber a partir de quantos litros você deve entregar ou a partir de quantos litros a empresa especializada vem buscar na sua casa.

Esse descarte é muito importante, porque 50 mg de óleo conseguem poluir mais de 25 mil litros de água. Além disso, ao descartar corretamente o óleo de cozinha da sua casa, ele poderá servir como matéria prima para a produção de sabão, tinta e outros produtos derivados, ajudando desta forma a proteger o meio ambiente da poluição.

No entanto, você mesmo pode reaproveitar o óleo para fazer produtos para o seu uso diário.

Ainda assim, os resíduos de gordura e demais sujeiras que são lançados pela pia da cozinha vão se acumulando com o passar do tempo, dentro das tubulações e, para solucionar este problema, solicitar o serviço de hidrojateamento é a melhor opção.

Como reaproveitar o óleo de cozinha da sua casa

Você pode reaproveitar o óleo de várias maneiras e uma delas é fazendo a produção de alguns produtos como velas e sabão para uso próprio, observe abaixo como fazer.

Sabão feito com óleo de cozinha

É muito simples produzir um sabão de barra em casa usando o óleo de cozinha. Observe o que é necessário para fazer.

  • 500g de soda cáustica 
  • 1 litro de água quente
  • 2 litros de óleo de cozinha
  • 500 ml de álcool
  • 5 ml de óleo essencial de seu gosto para perfumar

Para começar a produzir o sabão, primeiramente você deve colocar a soda cáustica em um balde, depois disso vá colocando devagar a água quente. Misture bem, até a soda dissolver completamente usando uma colher de pau.

Em seguida acrescente o óleo de cozinha, misture novamente por mais 20 minutos. Logo após esse tempo, adicione o álcool e a essência, se você quiser pode colocar ervas aromáticas e mexa até conseguir a consistência desejada.

Coloque toda a massa nas fôrmas e deixe secar por 24 horas, após esse período o sabão está pronto para o uso.

Vela feita com óleo de cozinha

vela feitas com óleo

As velas que são feitas com óleo podem servir como objeto de decoração para a sua casa e também podem ser utilizadas para aromatizar o ambiente.  O que você precisa fazer é:

  • Use uma jarra ou outro recipiente
  • Óleo de cozinha
  • Arame
  • Pavio
  • 2 gotas de óleo essencial do seu gosto

Para começar a produzir a vala primeiramente é preciso filtrar o óleo utilizando um pano, isso é importante para evitar que ele fique com resíduos. Em seguida faça uma base enrolando o arame no centro do recipiente, para que ele possa segurar o pavio da vela.

Ainda com o arame no centro e com o pavio na posição correta, despeje o óleo com cuidado para não encher todo o recipiente, o pavio deve ficar com uma ponta de fora.

Depois disso, basta apenas adicionar as gotas de óleo essencial para que a sua vela fique perfumada.

Gostou destas dicas? Para evitar a poluição das águas e do meio ambiente, e também, o entupimento dos canos é importante que você aprenda como descartar corretamente o óleo de cozinha da sua casa, busque um local de coleta deste material.

Mas, se na sua cidade não existe este serviço, faça o descarte do óleo produzindo algum produto para uso próprio como sabão, velas, entre outros.

Gostou do artigo? Aproveite a visita ao nosso blog e saiba quando fazer a lavagem de sofá.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Amarelo melão é a nova tendência do verão

O lado ensolarado nem sempre foi muito bem explorado pelas indústrias de moda e decoração de casa. E isso por…

4 dias atrás

As 5 melhores orquídeas para cultivar em apartamento

Existem pessoas que gostam muito de crianças, outras de animais e aquelas que amam cuidar das plantas. As orquídeas são…

4 dias atrás

O que faz um consultor de marketing imobiliário?

Muitos corretores encontraram formas efetivas de vender imóveis através do Marketing, porém, quando o planejamento começa a falhar, a ajuda…

2 semanas atrás

Alguns dos maiores e mais luxuosos prédios do Brasil estão em Balneário Camboriú – SC

Existem alguns apartamentos em Balneário Camboriú que são tão luxuosos, que acabaram tornando-se referência de sofisticação e modernidade. Em alguns…

2 semanas atrás

5 dicas para a decoração de festas infantis

Quem tem filhos sabe como é complicado organizar as festas de aniversário dos pequenos. Uma decoração de festa infantil imperfeita…

2 semanas atrás

Entenda o que é marketplace e como funciona para o ramo da decoração

O ambiente virtual proporciona um enorme espaço de vendas para diversos segmentos. Isso quer dizer que todos os tipos de…

2 meses atrás