Sem um profissional para desenvolver o projeto, o barato vai acabar saindo caro. O valor que você pensa que “economiza”…
Projeto arquitetônico - MJ Arquitetura (http://www.mjarquitetura.com.br/)
Como escolher um arquiteto: Você sonha com uma casa confortável, funcional, bonita e que atenda às suas necessidades.
Já tem a ideia da sua “casa dos sonhos” e chegou a hora tirar os planos do papel? Seja para construir ou reformar, alcançar o tão esperado lar doce lar depende da contratação de profissionais capacitados.
Inúmeros fatores interferem no resultado final da obra, então como garantir que você ficará satisfeito? Simples… Com a ajuda profissional!
Um arquiteto, por exemplo, pensará em detalhes que você não levaria em conta e dará sugestões para enriquecer o projeto e fazer um melhor aproveitamento dos espaços.
Você já sabe a diferença entre um arquiteto e um designer de interiores, e está em dúvida de como escolher um arquiteto para sua construção ou reforma?
A gente te ajuda com algumas dicas de como encontrar bons profissionais.
Muitas pessoas não contratam um arquiteto por achar que sai caro. Mas será que isso é verdade?
O preço é uma questão muito relativa, principalmente considerando os benefícios que a contratação de um arquiteto traz.
Além disso, o impacto do trabalho desse profissional é duradouro.
Se você vai construir uma casa, imagine: por quanto tempo você quer que a construção exista?
Provavelmente é muito tempo, mais de uma vida. Ou seja, o custo da contratação de um arquiteto é irrelevante comparado aos benefícios de seu trabalho.
Sem um profissional para desenvolver o projeto, o barato vai acabar saindo caro.
O valor que você pensa que “economiza” em não contratar um arquiteto acaba refletindo no custo final da obra.
O projeto arquitetônico garante um bom aproveitamento dos materiais de construção e evita que, em casos mais críticos, a obra precisa ser interrompida ou até mesmo reconstruída devido a erros de projeção.
Há também questões legais… O arquiteto possui o diploma que habilita a mexer em obras físicas, como demolições, ampliações ou alterações em aberturas e paredes.
Se houver um acidente, o cliente terá amparo pela lei e terá quem responsabilizar.
Existem dois modelos que os arquitetos utilizam para orçar um projeto:
Obviamente, os valores irão variar, dependendo do tipo da obra (construção de uma casa, reforma de um sobrado, construção de um galpão etc.), padrão de construção (baixo, médio ou alto padrão), região onde a obra será executada, além de, claro, experiência e portfólio do profissional.
No site do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), é possível acessar as tabelas de honorários de serviços de arquitetura e urbanismo, que estão divididas entre 3 módulos:
Entretanto, realizar um cálculo através das tabelas do CAU acaba sendo uma tarefa muito complexa, já que existem diversos fatores que alteram o valor final.
Separamos algumas dicas que podem te ajudar a escolher um profissional para elaborar seu projeto. Confira…
Seja através de indicações de amigos ou por admirar algumas construções, o ideal é você fazer uma lista com algumas opções de arquitetos.
Converse com conhecidos da área ou que contrataram o serviço desses arquitetos para questionar a qualidade do atendimento e do serviço.
Buscar em sites especializados também é uma alternativa para encontrar profissionais responsáveis e de qualidade.
Alguns deles possuem categorias específicas para pesquisa, facilitando a sua busca por empresas de arquitetura e urbanismo.
Também é importante checar se os candidatos possuem registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), afinal somente arquitetos e urbanistas registrados no CAU podem exercer a profissão no país
Os arquitetos possuem portfólios para mostrar o seu trabalho, e hoje em dia muitos expõem os projetos na internet.
Olhando os trabalhos já executados, você consegue selecionar aqueles que possuem um perfil mais próximo com o que você precisa.
Também vale a pena visitar algumas obras em andamento ou terminadas para avaliar pessoalmente o trabalho.
Mesmo que você não vá se envolver diretamente na contratação de fornecedores, é importante saber quais os representantes preferidos do arquiteto.
Isso permite que você faça uma busca rápida e tenha a certeza de que o profissional escolhido trabalha com os melhores produtos do mercado.
Se ainda assim, você estiver em dúvida entre as propostas apresentadas, marque reuniões presenciais para conversar com cada arquiteto e escolher aquele que tem mais afinidade com o seu perfil.
Seguindo esses passos, com certeza você encontrará um profissional que se encaixe no seu gosto e estilo!
Lembre-se: o arquiteto é seu representante na obra! Se ele estiver envolvido desde a elaboração do projeto, as chances de problemas se tornam mínimas, afinal ele está preocupado com o resultado final da obra e com a sua satisfação.
Um bom profissional supervisionará todo o processo e irá garantir que todas as etapas da obra estejam de acordo com o projeto.
Cansou do visual das suas estantes? Acompanhe essas dicas para decorar suas estantes para livros gastando pouco. Em adição ao…
São as Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR que estabelecem regras, instruções e requisitos em relação a segurança de trabalho,…
Escolher as cores do quarto do bebê pode ser complicado. Na esperança de escapar das opções padrão de rosa ou…
A cozinha desempenha uma grande função dentro da casa e para todos os moradores, pois é o lugar onde preparamos…
A automação residencial tem ganhado cada vez mais adeptos. A busca constante por conforto, economia e segurança para o lar…
Se você possui propriedades e terrenos, o tempo de conservação necessário para garantir que sejam mantidos em boas condições durante…