Como financiar um apartamento e não ficar no sufoco financeiro

Ter o apartamento ou casa própria é um sonho comum entre muitos brasileiros. E se torna o objetivo de vida…

Ter o apartamento ou casa própria é um sonho comum entre muitos brasileiros. E se torna o objetivo de vida para muitas pessoas, que não medem esforços para chegar a essa conquista.

Para alcançar esse objetivo, porém, é preciso ir além. Você deve planejar a sua compra para evitar o endividamento e garantir que essa aquisição traga somente coisas boas e não preocupações futuras.

Ou seja, nada de pressa! Lembre que antes de realizar o sonho da casa própria vem uma fase muito importante: o planejamento financeiro. Sem ele, você corre sérios riscos financeiros, assumindo um compromisso que pode resultar em pura dor de cabeça, dívidas e juros absurdos.

Mas fica tranquilo, nesse post vamos te dar muitas dicas para que você consiga financiar um apartamento sem correr o risco de se endividar!

Comece a economizar agora

O primeiro passo que você deve dar para realizar esse sonho é controlar melhor o dinheiro que você ganha e gasta.

Para isso, você deve elaborar um orçamento. Faça uma lista de todas as suas despesas mensais principalmente as despesas fixas (água, luz, telefone, supermercado, transporte etc.) e seus demais gastos.

A ideia é que você analise suas despesas e tente reduzir ou cortar gastos desnecessários. Foque nas prioridades e busque maneiras de economizar.

Você pode utilizar uma planilha de controle financeiro, um caderninho, ou qualquer outra ferramenta que você quiser para fazer o controle do seu orçamento.

Crie uma reserva para oferecer um bom valor de entrada

Assim que começar a sobrar dinheiro no seu orçamento, abra uma conta para guardar seu dinheiro (eu recomendo a Nuconta que rende mais que a poupança).

Com um bom planejamento, dentro de alguns meses, dependendo do valor depositado mensalmente, você terá um bom montante guardado. Utilize esse valor para oferecer de entrada na compra ou financiamento do imóvel.

Quanto maior for a entrada, menor será o restante financiado isso quer dizer que você ficará menos tempo preso a um financiamento e pagará menos juros.

Pense sobre suas prioridades

Além de se preocupar com a questão financeira, você também precisa avaliar o imóvel, comparando-o com suas prioridades pessoais. Para algumas pessoas, um bairro bem localizado é mais importante. Para outras, é melhor morar longe, desde que o espaço seja maior.

Se você não pensar nessas prioridades, pode colocar em risco seus sonhos e acabar financiando um imóvel que não atende suas necessidades.

Escolha um imóvel com bom custo-benefício

Muitas vezes, ficamos tão apaixonados com alguma característica de um imóvel que consideramos pagar qualquer valor, né? Sem nem mesmo avaliar outras opções.

Mas isso acaba agora! Comprar um imóvel é uma decisão importante e deve ser tomada de forma inteligente: avaliando o custo-benefício de cada opção. Para isso, compare as possibilidades, observando qual delas oferece mais vantagens pelo preço mais atrativo.

Avalie o imóvel criteriosamente

Ao avaliar o imóvel que você pretende financiar, você será capaz de prevenir certas dores de cabeça que podem te causar mais despesas no futuro.

Leve em consideração os materiais usados no acabamento. A relação é simples: quanto melhor for a qualidade desses elementos, mais duradouros eles serão e menor é o risco de ter que gastar com substituições em pouco tempo.

Observe os sistemas hidráulico e elétrico também. Quanto mais práticos eles forem, menor é a possibilidade de precisar fazer mudanças e manutenções. Talvez você queira a avaliação de um profissional, um Arquiteto pode te dar uma opinião profissional e projetar as reformar que você precisará fazer.

Avalie bem a localização

A localização precisa estar de acordo com o padrão de vida que você quer ter. Não adianta comprar um imóvel já pensando em se mudar!

Avalie alguns pontos: esse imóvel fica perto de seu local de trabalho? Ele tem fácil acesso a supermercados, farmácias, etc?

A localização é um dos principais fatores na hora da compra, vale a pena calcular o custo que você terá com deslocamento para o trabalho e comparar os valores de supermercados próximos.

Procure pelas melhores formas de pagamento e financiamento

Esse é o momento de pensar na aquisição efetiva do seu imóvel. As principais formas de comprar a sua casa própria são: pagamento à vista e financiamento.

Ao escolher pagar a vista, você deverá se preparar por alguns anos, mas com certeza é uma excelente opção para barganhar o valor do imóvel que você deseja adquirir.

A segunda opção é o financiamento, que deve ser bem planejado. As parcelas do financiamento não devem ultrapassar 30% da renda. Lembre-se também que o prazo de pagamento tende a ser bastante longo chegando até 35 anos de financiamento, o que pode ocasionar problemas no futuro em caso de imprevistos.

Tenha certeza de que as parcelas do financiamento poderão ser quitadas. Caso contrário, renegocie. É assim que você evitará o endividamento e o acúmulo de parcelas, que terão o acréscimo de mais juros.

Lembre também, que o valor das taxas que você terá de pagar no seu financiamento podem mudar de acordo com seu score de crédito, quando maior for seu score, melhor serão as condições de pagamento do seu financiamento.

Tenha consciência financeira na hora de financiar um imóvel

Ter um imóvel bom, bem localizado, espaçoso e confortável pode ser seu maior sonhos, mas vamos encarar a realidade: nem sempre estamos financeiramente preparados para arcar com tudo isso.

Conheça sua capacidade financeira. Isso é extremamente importante para não tomar decisões que vão sobrecarregar seu orçamento. Se você faz um financiamento com prestações muito altas e atrasa o pagamento, pode chegar a perder seu tão sonhado imóvel!

Portanto, conheça os limites do seu bolso e seja consciente! Faça um bom planejamento e realize seu sonho!

Continue com a gente e entenda o que é permuta de imóveis e quais as vantagens.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Veja 3 curiosidades que você não sabia sobre o mármore

Você sabia que o mármore trata-se de um material natural, mais especificamente, uma rocha metamórfica que é proveniente do calcário?…

3 dias atrás

Conheça as tendências de decoração para 2020 e dê um novo ar para sua casa

O ramo de decoração está sempre mudando, e com 2019 chegando ao fim, está na hora de começar a buscar…

3 dias atrás

Decoração sustentável: conheça algumas ideias interessantes

Felizmente, há muitas pessoas que, ao pensarem em reformar, construir e decorar sua casa, já pensam em procurar por empresas…

1 semana atrás

Tendências de decoração para 2020

Como você já esta percebendo o ano de 2020 já esta mais próximo do que se imagina, e com certeza…

1 semana atrás

Saiba como decorar o seu escritório de maneira simples

O escritório é um ambiente muito especial porque é onde exercemos as nossas atividades diárias, seja no espaço da empresa…

2 semanas atrás

Loft contemporâneo: entenda suas vantagens

Charmoso e moderno, o loft contemporâneo resgata o conceito que surgiu na década de 60, com um toque de sofistifcação…

2 semanas atrás