Como saber que tipo de madeira é um palete antes de fazer seus móveis

Antigamente os paletes serviam apenas como uma ferramenta para facilitar a vida nas fabricas, servindo como suporte de mercadorias, entre…

Antigamente os paletes serviam apenas como uma ferramenta para facilitar a vida nas fabricas, servindo como suporte de mercadorias, entre outros móveis.

Hoje em dia, paletes já se tornou sinônimo de decoração, onde pessoas comuns estão usando a criatividade para produzir lindos móveis. Mas afinal de contas, como saber qual tipo de madeira estou usando?

Antes de aprender como fazer seus móveis de paletes, você encontrará essa resposta logo a seguir.

Como identificar os tipos de paletes

Há algumas maneiras simples de identificar de que tipo de madeira são produzidos as seus paletes:

Questione o fabricante, se você tem um relacionamento com eles! Algumas pessoas não recebem o palete até que ele tenha passado por várias mãos diferentes, mas algumas empresas têm um contato melhor com o fabricante. Se você estiver na última categoria, basta perguntar e o fabricante com certeza vai tirar suas dúvidas.

Olfato

Cheire o palete! Ok, isso pode parecer uma maneira inusitada de descobrir se você tem uma madeira dura ou um palete de madeira macia, porém é uma maneira segura de saber com o que está lidando.

Um palete de madeira macia terá seu distinto “aroma de pinheiro”. Você pode apenas arranhar a superfície de um nó com um pouco de lixa para sentir o cheiro com mais intensidade. O carvalho tem um aroma mais terrestre que as madeiras macias.

Visão

Utilize a visão! Dê uma boa observada. Muita gente acredita erroneamente que todos os paletes são feitos da mesma madeira, portanto quando você conhece melhor, fica óbvio que eles não são.

Uma ótima maneira de se ficar por dentro dos diferentes tipos de madeira é aprender a reconhecer os padrões de grãos de madeira. Basta olhar para as extremidades do palete para ter uma ideia de qual tipo de madeira é. Conforme  o carvalho envelhece, ele cria um tipo mais cinza de pátina, enquanto o pinheiro aparentemente fica mais marrom.

Coloque algumas gotas de água. Quando você coloca algumas gotas de água em um palete, pode ser algo muito revelador. Você poderá obervar mais o grão e a cor da madeira quando estiver molhada. O pinheiro terá uma cor dourada mais profunda, mas outras madeiras macias, como o álamo, ficarão com uma cor cinza quando secarem.

Tato

Pegar no palete! As madeiras macias são madeiras mais leves que, portanto, produzem paletes mais leves, e o peso entre o carvalho e o pinheiro é bem diferente.

Utilize o seu talento como detetive, e logo você poderá ser um guru autodidata de paletes e facilmente identificar as diferentes madeiras usadas por ai.

Uso de paletes no mercado de reposição

Um ciclo de vida dos paletes não encerrra quando a última carga é carregada de um lado para outro pela cadeia de suprimentos pela última vez.

Os paletes já se tornaram uma espécie de obsessão. Afinal, redirecionar um palete para uma ampla gama de projetos significa obter madeira gratuita ou quase isso.

É importante saber identificar os tipos de paletes de madeira, pois pode melhorar seus projetos. Aqui estão mais algumas dicas:

Paletes de carvalho (ou outras madeiras duras)

  • Excelente para móveis nos quais você vai sentar, como sofás, balanços, cadeiras, entre outros
  • Bom para móveis de todos os tipos
  • Estantes, armários e outros móveis que suportarão muito peso
  • Útil para cozinhar (certifique-se de não ter em mãos um palete tratado quimicamente antes de queimar qualquer tipo de madeira de palete)

Paletes de pinho (ou outras madeiras macias)

  • Cabeceiras de cama
  • Arte de parede (painéis, etc)
  • Jardinagem (pense em caixas de janelas e canteiros)
  • Mesas de centro, otomanos, entre outros

Há uma variedade enorme de paletes que estão apenas esperando para serem usados! Conheça a sua madeira e depois comece a trabalhar nela criando vários móveis incríveis, basta usar a criatividade!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Saiba como decorar o seu escritório de maneira simples

O escritório é um ambiente muito especial porque é onde exercemos as nossas atividades diárias, seja no espaço da empresa…

2 dias atrás

Loft contemporâneo: entenda suas vantagens

Charmoso e moderno, o loft contemporâneo resgata o conceito que surgiu na década de 60, com um toque de sofistifcação…

2 dias atrás

Decoração rústica: vale a pena?

A decoração rústica vem ganhando cada vez mais adeptos em tempos marcados pela correria em rotinas agitadas.  Essa busca é…

2 dias atrás

Móveis planejados: saiba porque escolher em seu escritório

O ambiente profissional é o local onde seu trabalho é realizado no dia a dia, e para que isso seja…

6 dias atrás

Decoração com madeira: decorando interiores e exteriores das residências

Marcada pela presença de cores neutras, linhas retas e móveis funcionais, a decoração contemporânea visa a produtividade e otimização dos…

6 dias atrás

Saiba quanto tempo duram as máquinas de lavar louça?

As máquinas de lavar louça foram criadas para ajudar no serviços domésticos que pode ser encontrada na maioria das cozinhas…

1 semana atrás