Veja 3 curiosidades que você não sabia sobre o mármore

Você sabia que o mármore trata-se de um material natural, mais especificamente, uma rocha metamórfica que é proveniente do calcário?…

Você sabia que o mármore trata-se de um material natural, mais especificamente, uma rocha metamórfica que é proveniente do calcário? O nome provém a partir das transformações físico-químicas que o calcário sofre por passar por altas temperaturas e também por pressão.

Esse material, dependendo da composição existente em seus minérios, ela pode exibir cores variadas tais como:

  • verde;
  • rosa;
  • preta;
  • branca.

A seguir, vamos te falar sobre algumas curiosidades sobre esse material que caiu no gosto de muitas pessoas e que encontra-se presente em diversos ambientes. Confira!

Conheça mais sobre o mármore

Por ser muito qualificado, o mármore é um material grandemente utilizado pelos mais diversos artistas desde os tempos antigos. As esculturas mais importantes da história da humanidade foram feitas a partir de mármore.

A beleza de Afrodite, deusa do amor, foi destacada a partir do mármore, na estátua de Vênus de Milo, a qual foi produzida entre 130 e 100 antes de Cristo. Já Davi, a escultura do personagem bíblico feita por Michelangelo por volta de 1500 é outra escultura super famosa.

Ele é considerado um material antigo

Não há um registro a respeito da data em que o mármore foi utilizado. Mas sabemos que é um material usado há muito tempo. Como vimos anteriormente, há registros de que esculturas nos anos antes de Cristo já eram feitas com mármore.

Vários registros também mostram a antiguidade dessa rocha desde construções, esculturas, materiais de uso doméstico, entre outros. Desde a antiguidade até os dias de hoje, o mármore segue sendo uma das opções mais feitas em todo o mundo quando o assunto é decoração.

Saiba como diferenciar esse material dos outros

Hoje em dia ainda é muito comum as pessoas se confundirem, ou simplesmente não saberem a diferença entre mármores e granitos, dois materiais muito usados para os fins de decoração.

Mas uma dica simples, que pode ser feita por qualquer pessoa, mostra a distinção entre os dois. Com um prego, tente arranhar de forma leve os objetos. O mármore é arranhado e o granito não, isso porque o teor de resistência do prego é mais alto que do mármore e menor que do granito.

Use mármore na decoração da sua casa

Contar com esse material na decoração de algum ambiente, é sinal de sofisticação e elegância, algo extremamente comum desde a antiguidade e muito presente também nos dias atuais.

Algumas pessoas acham que hoje em dia na decoração só vale a pena utilizar itens de vidro ou móveis de madeira rústica,, mas a verdade é que o mármore vem ganhando muito espaço na decoração.

É bem comum encontrar em casas ou comércios mais elegantes, a mesa de mármore. Trata-se de um material resistente, com uma gama de cores muito grandes e, uma aparência que supervaloriza o ambiente.

Uma outra utilização para o mármore é no box para banheiro. Muitas pessoas acham que só é possível usar o jateamento em vidro ou outras peças de vidro no banheiro, mas não é bem assim.

Uma peça de mármore pode fazer as divisórias de box ou então ser utilizado nas pias, proporcionando um ambiente mais bonito e elegante.

Para que se obtenha um mármore de qualidade, bonito e que combine com o ambiente, uma dica é ir pessoalmente escolher pelo modelo e explicar os tamanhos, as usabilidades e todo o porquê da escolha do material.

Além disso, é também importante conhecer o ambiente que realiza os cuidados com o mármore, os profissionais que cuidam do material, os tipos de uniformes profissionais usados entre outros.

Todo cuidado e atenção com o material, vai garantir que ele chegue até a sua casa para agregar valor ao ambiente, sem nenhum tipo de defeito.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Dicas de decoração inspirada na Chanel

Quando você pensa em alta-costura, luxo e elegância, um nome que vem à mente instantaneamente: Chanel. Famosa por bolsas acolchoadas,…

3 dias atrás

Casa Expansível ajuda a se adaptar à rápida urbanização

Uma empresa de design tecnológico, com sede em Cingapura, desenvolveu um protótipo de habitação inovador que combate a expansão urbana…

1 mês atrás

Entenda as vantagens do piso moeda emborrachado para residências

É muito provável que você tenha visto piso moeda emborrachado em uma escola, em um prédio comercial ou na sua…

1 mês atrás

Dicas de decoração sustentável

Integrar sustentabilidade com decoração parte da criatividade e da sensibilidade de cada um. Para que você deixe o estresse de…

2 meses atrás

Revitalização de móveis – veja como conservar e fazer com que durem mais

Sabe aquele móvel encostado na sua casa que você já não consegue mais ver utilidade ou beleza? Ou imagine o…

2 meses atrás

Amarelo melão é a nova tendência do verão

O lado ensolarado nem sempre foi muito bem explorado pelas indústrias de moda e decoração de casa. E isso por…

2 meses atrás