Principais cursos para quem deseja trabalhar com decoração de interiores

Se você está pensando em trabalhar com decoração de interiores, é importante saber o que faz parte dessa carreira. Neste…

Se você está pensando em trabalhar com decoração de interiores, é importante saber o que faz parte dessa carreira. Neste momento, você provavelmente também deve estar se perguntando por onde deve começar.

Um profissional que trabalha com decoração faz muito mais do que apenas escolher itens bonitos e reorganizar móveis. Em um dia comum, eles podem lidar com o espaçamento de armários, localizar um instalador de ladrilhos, trabalhar em uma instalação sazonal em uma loja, procurar por peças que esteja de acordo com um orçamento baixo, entre diversas outras situações.

Para conseguir chegar a esse ponto, você precisa saber que existem alguns fatores importante que podem te ajudar a entender como se tornar um decorador e o que é necessário para ser bem-sucedido.

O primeiro passo é escolher bons cursos que realmente irão te preparar para o mercado de trabalho.

Quer saber quais são as principais opções de cursos para decoração de interiores? Continue a leitura e confira!

Dicas de cursos para decoração de interiores

Se você ainda está em dúvidas se deve ou não seguir na área de decoração de interiores, antes de conferir as nossas dicas de cursos, responda algumas perguntas para si mesmo:

  • Você sabe quais são as tendências de decoração para 2020?
  • Como é a sua relação com as cores?
  • Você já decorou sua própria casa ou teve uma experiência prática e gostou de fazer isso?
  • Quando você entra em uma casa ou empresa, você imagina como tornaria o espaço melhor?
  • Você gosta de frequentar lojas de decoração?
  • Você gosta de trabalhar com pessoas?

Responder essas perguntas poderá te ajudar a entender se essa é a carreira ideal para você. Claro, com os cursos de decoração de interiores você irá aprender o que é necessário para atuar no mercado e desenvolver habilidades.

A seguir você irá conferir algumas opções de cursos disponíveis para quem deseja trabalhar com decoração de interiores. Eles possuem algumas diferenças e vamos explicá-las para você!

Curso Nível Técnico X Curso Nível Tecnólogo

Um curso de nível técnico costuma ter no mínimo uma carga horário de 800 horas, com o tempo de duração de até 2 anos. Esse nível tem o objetivo de preparar o aluno para o mercado de trabalho com uma programação mais rápida e objetiva, o preparando para exercer a profissão.

Já um curso de nível tecnólogo é reconhecido por ser uma graduação escalonada, que deve ter pelo menos 1.600 horas e uma duração com média de 2 anos. Essa opção tem o objetivo de oferecer conhecimentos científicos e técnicos que são essenciais para a formação de um profissional que deseja atender em áreas específicas no mercado de decoração de interiores.

Basicamente, as duas opções possuem os mesmos objetivos, tendo apenas a diferença na carga horária o que, consequentemente, faz com que o curso de nível tecnólogo tenha um valor maior.

Curso Nível Graduação

A carga horária de um curso de graduação é muito maior, com pelo menos 2.400 horas e uma duração média de 4 anos. Por mais que o aluno tenha que passar mais tempo estudando para se formar, ao escolher uma graduação, ele poderá se candidatar a cargos públicos que exigem nível superior.

Além disso, ele terá acesso a uma grade curricular mais completa, que um aluno de curso tecnólogo não tem acesso devido à carga horária ser muito menor, o que não permite abordar todos os conteúdos.

Cursos livres

Os cursos livres costumam possuir uma carga horária menor que as outras opções citadas acima, porém são muito procurados por pessoas que não querem fazer um investimento maior de tempo em um curso. Além disso, eles podem servir para complementar conhecimentos que a pessoa já tem.

É possível encontrar por opções que oferecem grade curricular com os seguintes módulos: desenho arquitetônico, fundamentos e perspectiva, teoria das cores, etc.

Qual opção de curso para decoração de interiores deve escolher?

Se o seu objetivo é entrar de forma mais rápida no mercado de trabalho, mas não deseja se candidatar a cargos públicos que exigem uma graduação, a opção de curso técnico pode ser ideal para você. No entanto, é importante que você tenha muita atenção no momento de escolher a instituição onde irá estudar.

Em relação ao tecnólogo, você precisa saber que muitas faculdades colocam essa modalidade com o objetivo de, posteriormente, oferecer a graduação completa. Isso significa que você precisará estudar mais dois anos para ter a sua formação completa.

Ter uma graduação é muito importante. Porém, para qualquer tipo de profissão, é essencial procurar por uma boa faculdade. Não é a toa que alguns dos termos mais pesquisados no Google são: melhores faculdades, como escolher uma boa faculdade, melhor faculdade de direito em Brasília, etc.

Independentemente do nível de curso que você escolher para começar a sua carreira como decorador de interiores, lembre-se sempre que escolher uma opção confiável e reconhecida no mercado é muito importante para que você tenha acesso a um conteúdo que ajudará a alavancar a sua carreira. Te desejamos boa sorte e sucesso!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

1 mês atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

1 mês atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

2 meses atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

2 meses atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

2 meses atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

2 meses atrás