Decoração de Mesas: As melhores dicas para mesa posta

Um fenômeno com cada vez mais adeptos. A mesa posta é uma tendência dos novos lares. O interesse em decorar…

Um fenômeno com cada vez mais adeptos. A mesa posta é uma tendência dos novos lares.

O interesse em decorar a mesa é um ato mais que recente. Antigamente, as toalhas de mesa e guardanapos tinham única e exclusiva função de limpeza e higienização. Jogos americanos e sousplat´s vieram somente depois, quando o design dos itens de mesa começaram a ter valor agregado.

Apesar da maneira intensa em que se vive nos dias atuais, as meseiras (como são chamadas pessoas que se interessam pelo ato de decorar a mesa) tratam sempre de convidar amigos e familiares para desfrutar de uma refeição ou encontro em torno da mesa. 

As ocasiões para decorar a mesa são as mais diversas, vão desde um café da manhã especial passam por festas e eventos e chegam até almoços, churrascos e  datas comemorativas. Enfim, o mais importante é o bem estar que causa e o ânimo que injeta em todos uma composição de mesa. Para as leigas no assunto seguem algumas dicas cruciais para iniciar:

Dica# 1 – Ocasião

Ocasião é o primeiro ponto a ser observado dentro da composição de mesa. Assim como as vestes, a roupa de mesa possui características próprias de acordo com o evento.

Portanto, a anfitriã deve eleger se o tom da sua decoração é formal  mais leve. Em situações mais íntimas com as pessoas mais próximas, recomenda-se o uso de estampas. Podem ser florais, listradas ou xadrez. Para momentos mais protocolares, os poás, cores neutras e tons pastéis.

Dica# 2 – Saiba Combinar

A combinação de cores é algo único. Isso porque este elo entre cores fala muito sobre a personalidade de uma pessoa. Sabe-se que pessoas mais extrovertidas preferem tons mais fortes e pessoas mais introvertidas em sua maioria preferem compor a mesa com cores mais habituais.

Apesar da liberdade para decorar a mesa, muito importante é saber mesclar os tons. Para exemplificar: ao usar uma toalha de mesa com tons mais fortes, procure usar guardanapos com cor mais branda. Esse equilíbrio dará toda harmonia para sua mesa.

Dica# 3 – Arranjos de Mesa

Os arranjos de mesa serão um grande bônus para sua decoração. Além da mesa, o ambiente inteiro irradia com um belo arranjo floral para mesa. Ao contrário do que se pensa, os arranjos de mesa são super simples de serem feitos. Muitas vezes a criatividade é o principal elemento para elaboração de um belo arranjo.

Garrafas e jarras de vidro são ótimos para servirem de vasinhos. As flores devem ser de preferência naturais, mas nada impede que se faça uso das artificiais. Arranjos de mesa causam grande entusiasmo no lar. Deve-se ter apenas cuidado para que o arranjo não ultrapasse a marca dos 30 centímetros, pois pode atrapalhar o diálogo e a visão das pessoas que estiverem à mesa.

Dica# 4 – Toalha de Mesa

A toalha de mesa é o item mais importante sem dúvida nenhuma de uma bela composição de mesa. É ela que cobre o principal móvel da casa inteira: a mesa de jantar. Por isso a missão antes de escolher uma toalha de mesa perfeita para o seu lar, atente-se para alguns detalhes: a sobras de tecido devem ficar entre 15 e 20 cm além das margens da mesa. Essa é a média.

Caso você prefira que a toalha de mesa toque o piso e cubra toda a estrutura do móvel, calcule 75 cm a mais que o tampo da mesa. Sobre as estampas, procure utilizar toalha de mesa floral, xadrez e listrada para o dia a dia.

Elas são mais alegres, em varias cores e com um design convidativo. A toalha de mesa lisa e a toalha de mesa poá são de outra “espécies”, por isso prefira em situações mais solenes.

Dica# 5 – Louças

As louças farão sempre um contraste com a sua roupa de mesa. Caso tons mais fortes tenham sido usados em toalhas de mesa ou jogos americanos, os pratos e demais louças devem estar em tons mais suaves. Normalmente o mais usado é a louça branca justamente por isso, para que você possa ter a liberdade de brincar com as cores nos demais itens que compõe a mesa.

Dica# 6 – Guardanapos

Quem diria que este item inventado por Leonardo da Vinci fizesse tanto sucesso. Criado inicialmente para que as pessoas parassem de limpar a boca com a toalha de mesa, imagine que hoje são itens cruciais para decoração de mesa.

Prefira sempre guardanapos de tecido. São mais bonitos e ecológicos, pois podem ser usados inúmeras vezes.   Caso a intenção seja arrasar na decoração, podem ser feitas dobraduras de guardanapos em diversos formatos. Desde gravatas, barquinhos e até mesmo corações podem ilustrar a composição de mesa ao praticar essa arte com guardanapos.

Dica# 7 – Caminhos de Mesa

Os caminhos de mesa que antes enfeitavam as casas voltaram. Não é à toa. São muito simples de serem usados principalmente porque não possuem regras quanto a sua utilização. Podem ser colocados de forma horizontal ou vertical, não importa.

O caminho de mesa pode ser usado com tecido sobrando ou mais curto que o usual, também não existe norma quanto a isso. Além de todas as facilidades quanto a sua usabilidade, ainda pode ser desfrutado depois de desmontada a mesa embelezando assim todo o ambiente.

Dia#8 – Dica Bônus Outros Elementos

Assim como citado anteriormente, a ocasião é que faz com que a sua decoração de mesa tenha uma inspiração.  Caso a situação seja um encontro romântico como um jantar a dois, luzes de velas sobre a mesa e pétalas ilustram perfeitamente uma refeição apaixonante.

Se o momento for familiar, não se esqueça de trocar a panela por travessas. Além de mais espaço, a comida fica com outro gostinho quando bem apresentadas e decoradas. Em locais mais rústicos, faça uso de tons amadeirados ou envernizados. Adornos neste estilo nos remetem ao clima campesino e rural.

Gostou destas dicas? Continue acompanhando nossas postagens. Enquanto isso, compartilhe este post em suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam as possibilidades de decoração que um estilo moderno pode proporcionar!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Principais cursos para quem deseja trabalhar com decoração de interiores

Se você está pensando em trabalhar com decoração de interiores, é importante saber o que faz parte dessa carreira. Neste…

4 meses atrás

Como fazer um quarto aconchegante?

Sabia que é possível ter um quarto aconchegante sem gastar muito? É possível fazer uma decoração bonita, com tamanho de…

5 meses atrás

10 dicas para montar seu escritório em casa e trabalhar normalmente

Ter a possibilidade de praticar home office pode ser o sonho de muitas pessoas, mas é preciso montar um escritório…

5 meses atrás

Como montar um escritório para home office com pouco dinheiro

A opção de home office é algo que algumas empresas já ofereciam como um benefício (algumas oferecem uma vez por…

5 meses atrás

Decoração barata: faça você mesmo

Faça um belo filtro de sonhs O filtro dos sonhos é um belo artefato e é muito usado para decoração,…

5 meses atrás

Ideias baratas para deixar seu jardim mais bonito e agradável

Neste artigo iremos dar algumas dicas para deixar seu jardim mais bonito e agradável, mesmo naqueles ambientes com pouco espaço,…

5 meses atrás