Dicas e Reformas

Decoração para Apartamentos do Programa Casa Verde e Amarela

São muitas as vantagens e benefícios disponíveis para quem decide comprar um apartamento pelo Programa Casa Verde e Amarela(antigo Minha Casa Minha Vida). Geralmente são apartamentos compactos e bem funcionais com sala de dois ambientes, 2 ou 3 quartos, cozinha americana, banheiro e área de serviço. Mas é muito comum ver pessoas com dificuldades para decorar seus apartamentos adquiridos pelo programa do Governo Federal.

Porém, para tudo há solução, não é verdade? Saiba que é possível, sim, fazer uma ótima decoração sem grandes esforços. Vamos mostrar dicas bastante práticas que vão ajudar a ter um lar único, funcional e muito bonito para que você e sua família possam desfrutar de bons momentos juntos, confira!

O que não fazer na hora de decorar um apartamento pequeno?

Antes, vale muito a pena destacar alguns erros que comuns que os moradores cometem na decoração de um apartamento do programa habitacional do Governo Federal, o Casa Verde e Amarela, para que quando for a sua vez você tome os devidos cuidados e realize sua decoração da melhor maneira possível.

Uso de móveis grandes

Não adianta tentar colocar móveis grandes em um ambiente mais compacto. Eles provavelmente não irão caber nos cômodos e isso pode atrapalhar a circulação dos moradores. Então, seja bem realista e meça todos os cômodos antes de reaproveitar ou comprar seu sofá, sua poltrona, mesa e cama.

O ideal é deixar cerca de uns 60 cm livres entre cada móvel, para que sobre um espaço para circulação. E, por fim, escolha móveis bem simples, que sejam funcionais.

Exagero no uso de objetos

Todo excesso pode acabar por comprometer o espaço, além do fato de que um número grande de objetos pode causar a sensação de que o imóvel é bem menor do que realmente é.

O ideal mesmo é planejar bem a sua decoração para não deixar os cômodos sobrecarregados. O minimalismo é uma boa estratégia nesses casos. Coloque peças que revelem a sua personalidade, e aproveite melhor e com estilo os espaços.

Como fazer a decoração de apartamento do Programa Casa Verde e Amarela?

Acabamentos

Um dos detalhes mais importante para a decoração de um apartamento começa pelo acabamento. Além de valorizar a decoração, também valoriza muito o imóvel caso você queira vender ou alugar por um bom preço.

O acabamento é a etapa final da construção, mas também pode ser feita depois. Nesta etapa são colocados alguns detalhes para melhorar o visual da estrutura ou fortificá-la. Esse é o momento certo para definir elemento que valorizará o seu apartamento, como os revestimentos das paredes e pisos, marcenaria, metais e louças para o banheiro, cozinha e área de serviço.

Se você está pensando em comprar um apartamento na planta, saiba que a maioria das construtoras do programa Casa Verde e Amarela já oferecem diferentes opções de acabamento no momento da compra, se informe antes e poupe tempo e dinheiro.

Use cores claras

Não é muito recomendável utilizar cores muito escuras em apartamentos pequenos. As cores claras, por outro lado, são aliadas de apartamentos mais compactos por causarem uma boa sensação de amplitude. Aposte em tons mais claros e neutros, tanto para as paredes do apartamento quanto para os pisos e alguns móveis.

Espelhos grande

Os espelhos são a melhor alternativa para causar a sensação de que o cômodo é mais amplo, isso por conta do reflexo. Mas, para aproveitar bem essa ideia, o mais ideal é colocar um espelho que cubra inteiramente uma das paredes. Evite colocar vários quadros com espelhos, por exemplo, vai sobrecarregar o espaço.

Boa iluminação

Um dos principais pontos na hora de decorar é a questão da luminosidade nos ambientes. É essencial pensar em uma iluminação que valorize a decoração dos cômodos do imóvel e transmita as sensações corretas em cada um.

Um apartamento aconchegante precisa ser bem iluminado. É preciso atentar aos diferentes tipos de lâmpadas e luzes existentes, já que eles podem dar outra ambientação ao local: iluminações amareladas dão uma sensação de ambiente mais quente, enquanto tons de azul transmitem calma.

Use plantas

As plantas caiem bem em todos os ambientes e ainda trazem boas energias, além de ser uma das alternativas mais simples e bastante acessíveis deixar o ambiente mais agradável.

Há infinitas opções para quem gosta de variar decoração com plantas, como usar vaso decorativos, cestos, arranjos, jardins verticais e uma imensa variedade de plantas e flores que podem ser utilizadas.

Recicle móveis

Se você já tem alguns móveis de um apartamento antigo ou até mesmo que já existem no seu apê, mas que talvez ainda não combinem com seu novo planejamento de decoração, é possível reciclá-los para que consigam caber nos seus planos.

Seja criativo, invista em novos acabamentos, tecidos para estofar ou tintas para mudar a cor desses objetos e móveis. Assim, você mantém o valor histórico e sentimental da sua decoração antiga, além de deixá-los com uma nova aparência, e o melhor de tudo, economizará dinheiro.

Móveis planejados e de multiuso

Investir em móveis planejados é uma ótima alternativa, uma vez que são feitos sob medida; ou seja, os móveis são fabricados de acordo com seu desejo e na medida exata de cada cômodo. Para completar, você também pode criar móveis que sejam multiuso, isso reduz a necessidade de utilizar vários móveis para finalidades diferentes.

Integre ambientes

Por último, vale destacar que você pode integrar a cozinha com a sala de estar ou jantar e assim reduzir o número de paredes. Ambientes integrados, além de ampliarem os espaços, ajudam a criar um visual mais moderno e um clima bastante aconchegante e proporcionam mais conforto para você, sua família e suas visitas.

Assim, aplicando nossas dicas de como realizar sua decoração de apartamento do Programa Casa Verde e Amarela, você conseguirá proporcionar ambientes únicos e muito aconchegantes para receber amigos e familiares em seu lar.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Dicas para mobiliar seu apartamento

Dicas para mobiliar seu apartamento

A princípio, mobiliar um apartamento não é uma questão trivial. Então, criar um ambiente funcional…

6 horas atrás
7 Dicas Fáceis de Como Decorar uma Cozinha Gastando Pouco Dinheiro

7 Dicas Fáceis de Como Decorar uma Cozinha Gastando Pouco Dinheiro

Sem ideia de como decorar uma cozinha gastando pouco dinheiro? Fique com a gente e…

1 dia atrás
6 Benefícios Dos Tapetes Que Vão Além Da Decoração

6 Benefícios Dos Tapetes Que Vão Além Da Decoração

Como elemento essencial na decoração, os tapetes são essenciais para quem deseja uma casa bonita,…

1 dia atrás
Como as cores no ambiente de trabalho podem aumentar a sua produtividade?

Como as cores no ambiente de trabalho podem aumentar a sua produtividade?

As cores no ambiente de trabalho influenciam diretamente na produtividade do indivíduo. Isso porque elas…

6 dias atrás
Conheça os tipos de pisos de madeira e saiba quais as vantagens para a decoração

Conheça os tipos de pisos de madeira e saiba quais as vantagens para a decoração

A madeira é um elemento que remete à natureza e oferece a sensação de aconchego…

3 semanas atrás
Parede de cimento queimado – Onde colocar? Quanto custa? Quem faz?

Parede de cimento queimado – Onde colocar? Quanto custa? Quem faz?

A parede de cimento queimado deixou de ser apenas uma opção útil há muito tempo,…

1 mês atrás