Dicas de decoração sustentável

Integrar sustentabilidade com decoração parte da criatividade e da sensibilidade de cada um. Para que você deixe o estresse de…

Integrar sustentabilidade com decoração parte da criatividade e da sensibilidade de cada um. Para que você deixe o estresse de lado e relaxe, preparamos esse guia de decoração com um viés sustentável para a sua casa.

Existem várias maneiras para você decorar sua casa fazendo o uso de materiais recicláveis. Pode parecer bobagem, ou que vai ficar feio, mas na verdade, a reciclagem tem sido um grande destaque nas residências modernas.

Por exemplo: resgatar um pneu e transformá-lo em uma mesa, restaurando a peça e colocando um vidro sobre ele. Aliado a outras peças decorativas, o local fica extremamente elegante.

Algumas cidades do Rio de Janeiro, por exemplo, dão incentivo à artesãos para produzirem peças resgatando material reciclável. No ano passado, a Prefeitura de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, promoveu um encontro de sensibilização dos artesãos do município para a implantação de um projeto sustentável.

A iniciativa teve como objetivo fortalecer a sustentabilidade, através do reaproveitamento dos resíduos de confecções e de indústrias locais. Para quem não sabe notícias de Nova Friburgo, a cidade é considerada a capital da moda íntima no estado do Rio de Janeiro, com maior número de produção e indústrias do setor.

A cidade de Nova Friburgo também realiza anualmente o Festival da Sustentabilidade. O evento conta com palestras, oficinas, feira de negócios e atividades culturais, tudo com o intuito de agregar esse víeis sustentável à população. Mas, voltamos à decoração sustentável?

Os projetos sustentáveis começaram a invadir os interiores das casas por volta de 2016, e com o passar dos anos a tendência tem sido ainda mais forte. Investir em uma decoração sustentável vai muito além de incentivar o desenvolvimento sustentável do país.

Projetos ecológicos garantem ambientes mais leves, agradáveis, relaxantes, e sim, cheios de estilo! Portanto, é possível ter uma decoração sustentável sem precisar abrir mão da elegância e da sofisticação.

Devemos perceber os pontos essenciais para uma decoração sustentável. Começamos pela coloração do cômodo, aconselhamos utilizar sempre as tintas sustentáveis, o selo de sustentabilidade pode ser visto nas latas, pois essas tintas agridem menos o meio ambiente e as indústrias são comprometidas com a qualidade e bem estar natural. Clara ou escura, tudo depende da sua personalidade.

As nossas dicas podem ser seguidas, mas lembre-se sempre: tudo depende da sua personalidade e criatividade na hora de arrumar o recinto. Aproveite a luz natural com grandes janelas, pois elas dão sensação de amplitude ao ambiente além de deixá-lo cheio de vida.

Com a luz natural, você economiza energia elétrica em grande parte do dia e casa fica muito mais arejada e convidativa. Sem falar no clima relaxante que as janelas criam na casa, então quanto mais janelas, melhor.

Como falamos do pneu, por exemplo, outra dica é dar funções inusitadas para itens que iriam para o lixo. Desta forma, além de praticar uma atitude sustentável, você terá uma decoração sustentável e sofisticada. As dicas são para reutilizar coisas, como: caixotes de madeira, latinhas de alumínio, pneus, cano PVC, garrafa pet, entre outros.

Uma dica de decoração muito importante é incorporar espécies arbóreas nos ambientes internos. Essa prática tem sido cada vez mais comum nas residências, pois você alia ambientes refrescantes com um delicioso toque tropical. Deve-se dar preferência às plantas que demandam menos raios ultravioletas, como: bromélias, palmeiras e filodendros.

Como estamos falando de sustentabilidade aliado a decoração, não podemos deixar de observar a compra dos nossos móveis. Sempre dê preferência para marcas sustentáveis que utilizam madeira de reflorestamento. Pois estes, não agridem o meio ambiente, possuem uma alta durabilidade, e deixam sua casa sofisticada e sustentável.

Enfim, espero que tenham gostado do artigo. Abuse dos seus cômodos e incorpore um viés sustentável à sua casa, para melhorar a sua qualidade de vida e de quem reside com você. Para mais dicas de decoração, não deixe de acessar outras dicas no nosso site!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

1 mês atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

1 mês atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

2 meses atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

2 meses atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

2 meses atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

2 meses atrás