Decoração sustentável: conheça algumas ideias interessantes

Felizmente, há muitas pessoas que, ao pensarem em reformar, construir e decorar sua casa, já pensam em procurar por empresas…

Felizmente, há muitas pessoas que, ao pensarem em reformar, construir e decorar sua casa, já pensam em procurar por empresas de arquitetura e decoração que ofereçam projetos sustentáveis, para reduzir os impactos à natureza.

Se você estiver pensando em decorar sua casa com uma decoração sustentável, mas não sabe por onde começar, podemos te ajudar nisso, e garantimos que as ideias de decoração sustentável que iremos listar hoje fazem toda a diferença para sua casa e para o meio ambiente.

O que é decoração sustentável?

A decoração sustentável é uma forma de decoração alternativa que visa não gerar tantos impactos negativos ao meio ambiente, tendo em vista isso, esse tipo de decoração parte do conceito dos 3 Rs:

  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar

A tendência da decoração sustentável está cada vez mais em alta, isso porque, além de ser possível fazer uma decoração bonita e funcional, ainda ajuda na conservação do meio ambiente!

Nesse ínterim, observando a tendência, muitos arquitetos e decoradores já começaram a desenvolver projetos de decoração sustentável cheios de beleza e modernidade sem causar tantos danos à natureza.

Quando se adentra nessa tendência da decoração sustentável acaba-se descobrindo ideias novas, criativas – e algumas muito simples – que proporcionam beleza e conforto aos ambientes.

10 Ideias interessantes de decoração sustentável

Listamos algumas ideias interessantes de decoração sustentável e/ou com materiais sustentáveis para decoração, esperamos que goste.

1 Use a abuse de plantas

Se você quer amenizar o impacto que o ambiente urbano causa na natureza, a melhor ideia é cultivando plantas em casa! Elas conseguem deixar o ambiente bonito, sofisticado, com ar mais fresco e arejado.

Plantas simples como suculentas, crótons, palmeiras-leque, orquídeas, dentre outras, podem realmente fazer a diferença na beleza na decoração e na contribuição para o meio ambiente.

2. Reutilize os objetos

Antes de você jogar qualquer coisa fora, tente usar sua criatividade para pensar em uma forma de reutilizá-la. Não há atitude mais sustentável do que essa.

Tudo pode ser reaproveitado, pedaços de madeira podem virar prateleiras – e até quadros -, pneus podem virar puffs, dentre diversos outros materiais que podemos jogar fora e ser ainda mais entulho para o nosso planeta.

3. Aproveite objetos antigos

Objetos antigos (câmeras, telefones, rádios, TVs, etc.) dão sempre um toque vintage a um ambiente e podem ser um charme em sua casa, talvez você possa garimpar na sua casa alguns, ou na casa de seus pais e até mesmo em bazares.

4.  Encontre produtos artesanais

Uma forma de dar mais pessoalidade e toques artísticos a sua casa é usando produtos artesanais em seus ambientes. Opte por escolher objetos produzidos localmente, pois eles não geram o impacto ambiental que objetos transportados por navio, etc.

5. Use e abuse de paletes

Uma decoração sustentável que é uma super tendência é uso de paletes, que são ótimos materiais sustentáveis para decoração, pois eles podem se transformar em qualquer coisa, inclusive podem servir até para revestirem paredes.

Os sofás e painéis de paletes são tendência e possuem um nível de execução relativamente fácil com os materiais certos. O ambiente fica lindo, rústico e ao mesmo tempo aconchegante.

6. Recicle móveis antigos

Sabe aquele móvel antigo que você tem encostado, ou que alguém tem? É possível você reformá-lo e continuar a utilizá-lo na sua decoração de casa sem precisar jogar fora.

7. Compre móveis sustentáveis

Se por acaso você optar por comprar móveis novos, procure empresas/marcas que ofereçam móveis feitos com materiais sustentáveis para decoração, ou seja, que utilizam madeira de reflorestamento.

8. Compre móveis multifuncionais

Uma forma de ter uma decoração sustentável para casa e que sejam funcionais e econômicos é comprando móveis multifuncionais, ou seja, que tenham dupla função (sofá-cama, por exemplo).

9. Tintas ecológicas

Caso você queira pintar sua casa e opte pela tendência de decoração sustentável, uma alternativa maravilhosa é usar tintas ecológicas.

10. Utilize luz de LED

É possível encontrar opções de luzes de LED bonitas, capazes de deixar o ambiente com uma decoração sustentável, promovendo uma ótima iluminação artificial com baixo consumo de energia.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como Decorar Suas Estantes Para Livros Gastando Pouco

Cansou do visual das suas estantes? Acompanhe essas dicas para decorar suas estantes para livros gastando pouco. Em adição ao…

3 semanas atrás

Entenda melhor a importância dos normativos de segurança para a construção civil

São as Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR que estabelecem regras, instruções e requisitos em relação a segurança de trabalho,…

4 semanas atrás

Como escolher a cor certa do quarto do bebê usando psicologia das cores

Escolher as cores do quarto do bebê pode ser complicado. Na esperança de escapar das opções padrão de rosa ou…

4 semanas atrás

7 Dicas para ter uma Cozinha Moderna

A cozinha desempenha uma grande função dentro da casa e para todos os moradores, pois é o lugar onde preparamos…

4 semanas atrás

Por que automatizar um ambiente?

A automação residencial tem ganhado cada vez mais adeptos. A busca constante por conforto, economia e segurança para o lar…

4 semanas atrás

Manutenção de Jardim: Preciso Contratar uma Empresa?

Se você possui propriedades e terrenos, o tempo de conservação necessário para garantir que sejam mantidos em boas condições durante…

1 mês atrás