Decoração sustentável: conheça algumas ideias interessantes

Felizmente, há muitas pessoas que, ao pensarem em reformar, construir e decorar sua casa, já pensam em procurar por empresas…

Felizmente, há muitas pessoas que, ao pensarem em reformar, construir e decorar sua casa, já pensam em procurar por empresas de arquitetura e decoração que ofereçam projetos sustentáveis, para reduzir os impactos à natureza.

Se você estiver pensando em decorar sua casa com uma decoração sustentável, mas não sabe por onde começar, podemos te ajudar nisso, e garantimos que as ideias de decoração sustentável que iremos listar hoje fazem toda a diferença para sua casa e para o meio ambiente.

O que é decoração sustentável?

A decoração sustentável é uma forma de decoração alternativa que visa não gerar tantos impactos negativos ao meio ambiente, tendo em vista isso, esse tipo de decoração parte do conceito dos 3 Rs:

  • Reduzir
  • Reutilizar
  • Reciclar

A tendência da decoração sustentável está cada vez mais em alta, isso porque, além de ser possível fazer uma decoração bonita e funcional, ainda ajuda na conservação do meio ambiente!

Nesse ínterim, observando a tendência, muitos arquitetos e decoradores já começaram a desenvolver projetos de decoração sustentável cheios de beleza e modernidade sem causar tantos danos à natureza.

Quando se adentra nessa tendência da decoração sustentável acaba-se descobrindo ideias novas, criativas – e algumas muito simples – que proporcionam beleza e conforto aos ambientes.

10 Ideias interessantes de decoração sustentável

Listamos algumas ideias interessantes de decoração sustentável e/ou com materiais sustentáveis para decoração, esperamos que goste.

1 Use a abuse de plantas

Se você quer amenizar o impacto que o ambiente urbano causa na natureza, a melhor ideia é cultivando plantas em casa! Elas conseguem deixar o ambiente bonito, sofisticado, com ar mais fresco e arejado.

Plantas simples como suculentas, crótons, palmeiras-leque, orquídeas, dentre outras, podem realmente fazer a diferença na beleza na decoração e na contribuição para o meio ambiente.

2. Reutilize os objetos

Antes de você jogar qualquer coisa fora, tente usar sua criatividade para pensar em uma forma de reutilizá-la. Não há atitude mais sustentável do que essa.

Tudo pode ser reaproveitado, pedaços de madeira podem virar prateleiras – e até quadros -, pneus podem virar puffs, dentre diversos outros materiais que podemos jogar fora e ser ainda mais entulho para o nosso planeta.

3. Aproveite objetos antigos

Objetos antigos (câmeras, telefones, rádios, TVs, etc.) dão sempre um toque vintage a um ambiente e podem ser um charme em sua casa, talvez você possa garimpar na sua casa alguns, ou na casa de seus pais e até mesmo em bazares.

4.  Encontre produtos artesanais

Uma forma de dar mais pessoalidade e toques artísticos a sua casa é usando produtos artesanais em seus ambientes. Opte por escolher objetos produzidos localmente, pois eles não geram o impacto ambiental que objetos transportados por navio, etc.

5. Use e abuse de paletes

Uma decoração sustentável que é uma super tendência é uso de paletes, que são ótimos materiais sustentáveis para decoração, pois eles podem se transformar em qualquer coisa, inclusive podem servir até para revestirem paredes.

Os sofás e painéis de paletes são tendência e possuem um nível de execução relativamente fácil com os materiais certos. O ambiente fica lindo, rústico e ao mesmo tempo aconchegante.

6. Recicle móveis antigos

Sabe aquele móvel antigo que você tem encostado, ou que alguém tem? É possível você reformá-lo e continuar a utilizá-lo na sua decoração de casa sem precisar jogar fora.

7. Compre móveis sustentáveis

Se por acaso você optar por comprar móveis novos, procure empresas/marcas que ofereçam móveis feitos com materiais sustentáveis para decoração, ou seja, que utilizam madeira de reflorestamento.

8. Compre móveis multifuncionais

Uma forma de ter uma decoração sustentável para casa e que sejam funcionais e econômicos é comprando móveis multifuncionais, ou seja, que tenham dupla função (sofá-cama, por exemplo).

9. Tintas ecológicas

Caso você queira pintar sua casa e opte pela tendência de decoração sustentável, uma alternativa maravilhosa é usar tintas ecológicas.

10. Utilize luz de LED

É possível encontrar opções de luzes de LED bonitas, capazes de deixar o ambiente com uma decoração sustentável, promovendo uma ótima iluminação artificial com baixo consumo de energia.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Amarelo melão é a nova tendência do verão

O lado ensolarado nem sempre foi muito bem explorado pelas indústrias de moda e decoração de casa. E isso por…

7 dias atrás

As 5 melhores orquídeas para cultivar em apartamento

Existem pessoas que gostam muito de crianças, outras de animais e aquelas que amam cuidar das plantas. As orquídeas são…

7 dias atrás

O que faz um consultor de marketing imobiliário?

Muitos corretores encontraram formas efetivas de vender imóveis através do Marketing, porém, quando o planejamento começa a falhar, a ajuda…

2 semanas atrás

Alguns dos maiores e mais luxuosos prédios do Brasil estão em Balneário Camboriú – SC

Existem alguns apartamentos em Balneário Camboriú que são tão luxuosos, que acabaram tornando-se referência de sofisticação e modernidade. Em alguns…

3 semanas atrás

5 dicas para a decoração de festas infantis

Quem tem filhos sabe como é complicado organizar as festas de aniversário dos pequenos. Uma decoração de festa infantil imperfeita…

3 semanas atrás

Entenda o que é marketplace e como funciona para o ramo da decoração

O ambiente virtual proporciona um enorme espaço de vendas para diversos segmentos. Isso quer dizer que todos os tipos de…

2 meses atrás