Dicas de como manter sua casa organizada

Deixar a casa sempre limpa e organizada é o desejo de qualquer pessoa, pois esse tipo de cuidado faz toda…

Deixar a casa sempre limpa e organizada é o desejo de qualquer pessoa, pois esse tipo de cuidado faz toda a diferença no dia a dia, uma vez que permite desfrutar de um lar aconchegante, com um clima agradável e livre de bagunça.

No entanto, esse pode ser um desafio para alguns proprietários, já que é preciso entender como organizar o espaço de forma funcional, além de saber como manter cada item no lugar durante uma rotina corrida e cheia de compromissos.

Além disso, encontrar rapidamente um prendedor de porta ou um documento que esteja na sala de estar mostram o nível de organização doméstica. Por isso, ter a certeza de guardar cada coisa em seu lugar é a melhor forma de gerenciar as demandas da casa.

Se você sempre quis saber como manter a sua casa organizada e quer conhecer dicas para isso, este artigo é para você. Então, siga na leitura dele e conheça sugestões que vão ajudar na administração da sua casa com sucesso.

1. Faça um checklist

Para ganhar maior consciência do que precisa ser colocado no lugar todos os dias, ou todas as semanas, é importante começar fazendo uma pequena lista, que vai ajudar a não esquecer de guardar as roupas no lugar ou de limpar a churrasqueira pré moldada.

Uma forma interessante de fazer isso é dividindo as demandas da casa conforme os cômodos. É também importante saber o que precisa ser feito em cada um desses locais diariamente, sendo algumas das principais atividades de cada ambiente as seguintes:

  • Cozinha: fazer compras e lavar a louça;
  • Dormitórios: arrumar as camas e organizar as peças de roupa;
  • Sala de estar: recolher objetos e limpar os móveis;
  • Banheiro: abastecer itens de higiene e retirar o lixo.

Ao separar as atividades essenciais de cada ambiente, é possível se organizar para cumpri-las conforme a necessidade, o que otimiza o tempo e garante que cada espaço se mantenha devidamente organizado para o dia a dia.

2. Separe alguns minutos do dia para isso

Também é indispensável separar alguns minutos do dia para colocar em prática essas atividades. Para escolher o período ideal, é necessário conhecer a sua rotina e perceber qual é o horário mais propício para isso.

Se você deseja realizar essas atividades antes de sair para o trabalho, é importante saber quanto tempo antes você precisa para organizar os itens nos móveis planejados para banheiro, quanto tempo demora para lavar a louça e para recolher a bagunça da sala.

Assim, evitam-se atrasos e se torna possível organizar cada ambiente da maneira idealizada, o que vai deixar a sua casa sempre em ordem e limpa.

3. Não acumule itens sem necessidade

O volume de móveis de objetos em cada cômodo da casa pode ser um empecilho para organizar o espaço de forma eficiente. Sendo assim, evitar o acúmulo de itens que não possuem utilização prática é fundamental.

Você pode descartar esses objetos ou doá-los para outras pessoas, de maneira que a sua residência fique o mais livre possível da bagunça, o que significa menos tempo para guardar objetos e deixar todos os cômodos alinhados e bem administrados.

4. Evite deixar para depois

Uma atitude que acaba por atrapalhar a organização da casa é o hábito de deixar diferentes necessidades para depois. Isso acaba acumulando muitas atividades que precisam ser feitas, gerando mais sujeira e bagunça na casa como um todo.

Sendo assim, ao chegar em casa, prefira guardar as peças de roupas e sapatos no lugar. Depois de utilizar um climatizador evaporativo, guarde-o no armário. Ao chegar em casa com as compras, organize-as na dispensa.

Realizar as tarefas no momento certo evita que você se depare com uma casa bagunçada e repleta de atividades pendentes, o que acaba por desanimar ou impedir que tudo possa ser colocado no lugar de forma rápida e prática.

5. Invista em eletrodomésticos facilitadores

A tecnologia é um fator que deve ser levado em conta para otimizar a organização do lar. Por isso, invista na compra de eletrodomésticos que podem ajudar no dia a dia.

Alguns exemplos são: máquina de lavar louças, panelas elétricas, lavadora e secadora de roupas e robôs aspiradores. Qualquer equipamento que automatize processos pode ser considerado, pois vai diminuir de maneira surpreendente o trabalho do dia a dia.

Ao seguir as dicas abordadas neste conteúdo, é possível manter a casa organizada com maior facilidade, conquistando ambientes mais agradáveis e confortáveis sem grandes esforços.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB
Tags: casa

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

4 dias atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

6 dias atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

4 semanas atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

4 semanas atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

1 mês atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

1 mês atrás