Escolha do ponto comercial: a sua estratégia de marketing começa aqui

Ter uma ideia inovadora e começar o seu próprio negócio é uma tendência atual. Os números não deixam negar: segundo…

Ter uma ideia inovadora e começar o seu próprio negócio é uma tendência atual.

Os números não deixam negar: segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de empreendedores no Brasil mais que triplicou de 2007 a 2017.

Porém, antes mesmo de começar o seu negócio, é necessário pensar na escolha do local em que você quer que ele esteja estabelecido.

Veja a seguir como quais fatores podem influenciar na escolha do ponto comercial e como isso pode influenciar seu sucesso no mercado.

Mas, afinal, como escolher o local do meu negócio?

A escolha do ponto comercial é apenas a ponta do icebarg na montagem do seu empreendimento.

O mix de marketing, proposto por Philip Kotler e utilizado em todo o mundo, ajudará a entender, em quatro passos, como a escolha do ponto comercial está conectada a outros fatores e como essa união pode ajudar a sua marca a ser lembrada, reconhecida pelos clientes e consolidada no mercado.

1º Conheça o seu produto/serviço:

Para entender o que você quer vender, é necessário que você responda as seguintes perguntas: o que o cliente espera do seu produto ou serviço e como ele é visto e lembrado?

Considerar esses itens sobre a solução que você pretende ofertar para o público é essencial para o seu sucesso.

Além disso, conhecer o que você quer oferecer permitirá  ter mais precisão na escolha do ponto comercial.

2º Analise o seu preço:

Quanto você cobrará pelo seu produto ou serviço  e quanto o seu cliente está disposto a pagar por ele?

Antes de definir o preço da sua solução, pode ser interessante, por exemplo, realizar uma pesquisa de mercado, estudar seus concorrentes e definir um valor coerente com a realidade do seu público.

3º Entenda quem é seu público para definir sua praça:

Também conhecido como ponto comercial, é aqui que você irá definir o local físico do seu negócio.

Para que seja possível definir o “onde”, é preciso pensar em algumas coisas: o lugar que seus concorrentes estão estabelecidos, o quão próximo ou distante você está do seu público e, se for o seu caso, pensar na localização dos seus distribuidores.

Nesse sentido, é necessário também analisar para quem você quer oferecer o seu produto ou serviço e mapear onde essas pessoas estão.

Por exemplo, você pretender abrir uma copiadora. Seria interessante, talvez, escolher um local próximo a uma escola ou centro universitário pelo grande volume de estudantes que irão passar por você durante o dia.

Compreender quem é o seu público, onde ele está e qual a trajetória que ele precisa realizar para chegar até você é essencial para que você seja bem-sucedido na escolha do ponto comercial.

4º Invista em comunicação e ações de divulgação:

Fazer sua marca ser conhecida no mercado pode ser um fator de sucesso para o seu negócio.

A partir do momento que você entende quem é seu público, sabe o quanto ele está disposto a pagar e define onde você irá se localizar, é possível pensar em estretégias de promoção do seu produto ou serviço.

Você pode utilizar métodos de divulgações offline, como panfletos, flyers e banners e também online, como mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e outras formas.

É também relevante conhecer qual a sazonalidade do seu produto ou serviço para realizar ações de divulgação.

Seguindo no exemplo da copiadora. Se você pretende investir em promoções, seria mais efetivo divulgá-las durante o período letivo, visto que os alunos estão mais ativos e precisam do seu serviço com maior frequência.

Portanto, para a escolha do ponto comercial é necessário considerar alguns itens, como o fluxo de pessoas que passará pelo seu negócio diariamente, os seus concorrentes, os canais de distribuição, o seu preço e estratégias de marketing online ou offline para ter seu nome conhecido e reconhecido pelo seu público.

Além disso, antes de determinar definitivamente onde o seu negócio irá se localizar, pode ser interessante também pensar em acessibilidade – o quão fácil ou difícil é para o seu cliente chegar até você – e se o local que você escolheu cabe nas suas finanças.

Com o uso dessa estretégia de marketing, a escolha do ponto comercial fica bem mais fácil. Porém, não apenas isso: seguir estes passos básico pode te auxiliar a ter sucesso no seu negócio e garantir que sua marca seja bem-sucedida.

Gostou das nossas dicas de como fazer a melhor escolha do ponto comercial e quer nos contar alguma outra ideia interessante? É só comentar aqui embaixo. Acompanhe sempre o nosso blog e não perca nossas postagens!

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