Escolha do ponto comercial: a sua estratégia de marketing começa aqui

Ter uma ideia inovadora e começar o seu próprio negócio é uma tendência atual. Os números não deixam negar: segundo…

Ter uma ideia inovadora e começar o seu próprio negócio é uma tendência atual.

Os números não deixam negar: segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), o número de empreendedores no Brasil mais que triplicou de 2007 a 2017.

Porém, antes mesmo de começar o seu negócio, é necessário pensar na escolha do local em que você quer que ele esteja estabelecido.

Veja a seguir como quais fatores podem influenciar na escolha do ponto comercial e como isso pode influenciar seu sucesso no mercado.

Mas, afinal, como escolher o local do meu negócio?

A escolha do ponto comercial é apenas a ponta do icebarg na montagem do seu empreendimento.

O mix de marketing, proposto por Philip Kotler e utilizado em todo o mundo, ajudará a entender, em quatro passos, como a escolha do ponto comercial está conectada a outros fatores e como essa união pode ajudar a sua marca a ser lembrada, reconhecida pelos clientes e consolidada no mercado.

1º Conheça o seu produto/serviço:

Para entender o que você quer vender, é necessário que você responda as seguintes perguntas: o que o cliente espera do seu produto ou serviço e como ele é visto e lembrado?

Considerar esses itens sobre a solução que você pretende ofertar para o público é essencial para o seu sucesso.

Além disso, conhecer o que você quer oferecer permitirá  ter mais precisão na escolha do ponto comercial.

2º Analise o seu preço:

Quanto você cobrará pelo seu produto ou serviço  e quanto o seu cliente está disposto a pagar por ele?

Antes de definir o preço da sua solução, pode ser interessante, por exemplo, realizar uma pesquisa de mercado, estudar seus concorrentes e definir um valor coerente com a realidade do seu público.

3º Entenda quem é seu público para definir sua praça:

Também conhecido como ponto comercial, é aqui que você irá definir o local físico do seu negócio.

Para que seja possível definir o “onde”, é preciso pensar em algumas coisas: o lugar que seus concorrentes estão estabelecidos, o quão próximo ou distante você está do seu público e, se for o seu caso, pensar na localização dos seus distribuidores.

Nesse sentido, é necessário também analisar para quem você quer oferecer o seu produto ou serviço e mapear onde essas pessoas estão.

Por exemplo, você pretender abrir uma copiadora. Seria interessante, talvez, escolher um local próximo a uma escola ou centro universitário pelo grande volume de estudantes que irão passar por você durante o dia.

Compreender quem é o seu público, onde ele está e qual a trajetória que ele precisa realizar para chegar até você é essencial para que você seja bem-sucedido na escolha do ponto comercial.

4º Invista em comunicação e ações de divulgação:

Fazer sua marca ser conhecida no mercado pode ser um fator de sucesso para o seu negócio.

A partir do momento que você entende quem é seu público, sabe o quanto ele está disposto a pagar e define onde você irá se localizar, é possível pensar em estretégias de promoção do seu produto ou serviço.

Você pode utilizar métodos de divulgações offline, como panfletos, flyers e banners e também online, como mídias sociais, e-mail marketing, marketing de conteúdo e outras formas.

É também relevante conhecer qual a sazonalidade do seu produto ou serviço para realizar ações de divulgação.

Seguindo no exemplo da copiadora. Se você pretende investir em promoções, seria mais efetivo divulgá-las durante o período letivo, visto que os alunos estão mais ativos e precisam do seu serviço com maior frequência.

Portanto, para a escolha do ponto comercial é necessário considerar alguns itens, como o fluxo de pessoas que passará pelo seu negócio diariamente, os seus concorrentes, os canais de distribuição, o seu preço e estratégias de marketing online ou offline para ter seu nome conhecido e reconhecido pelo seu público.

Além disso, antes de determinar definitivamente onde o seu negócio irá se localizar, pode ser interessante também pensar em acessibilidade – o quão fácil ou difícil é para o seu cliente chegar até você – e se o local que você escolheu cabe nas suas finanças.

Com o uso dessa estretégia de marketing, a escolha do ponto comercial fica bem mais fácil. Porém, não apenas isso: seguir estes passos básico pode te auxiliar a ter sucesso no seu negócio e garantir que sua marca seja bem-sucedida.

Gostou das nossas dicas de como fazer a melhor escolha do ponto comercial e quer nos contar alguma outra ideia interessante? É só comentar aqui embaixo. Acompanhe sempre o nosso blog e não perca nossas postagens!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como deixar sua casa mais fresca no verão

Além de saber sobre os modelos de ar condicionado, descubra como deixar sua casa mais fresca com materiais de construção.…

11 horas atrás

Decoração com Pedras de Mármore: Luxo e Requinte

Quando realizamos a compra de um imóvel, ou até mesmo locação, planejamos toda a decoração e desejamos que tudo esteja…

1 dia atrás

Café profissional em casa: um upgrade fácil no ambiente

Poucas coisas são tão charmosas quanto uma boa xícara de café. Felizmente, o processo de fazer café não fica muito…

1 dia atrás

Quais são os chuveiros mais confiáveis da atualidade?

Não dá de negar que o chuveiro elétrico faz a diferença na vida de centenas de famílias brasileiras. Com fácil…

2 dias atrás

Piso drenante é tendência sustentável para área externa

Uma das maiores tendências na área de arquitetura são os pisos drenantes. Esses pisos surgiram como uma solução ecológica e…

2 dias atrás

Afinal, quais são os tipos de financiamento imobiliário disponíveis?

Se você está prestes a comprar um imóvel e percebeu o mercado voltando a aquecer, é preciso conhecer bem os…

5 dias atrás