Revisão da Estratégia de Marketing Digital para segmento de Móveis e Decoração

Esse texto vai discutir sobre o que marcas do segmento de móveis e decoração, novas ou que existem há décadas…

Esse texto vai discutir sobre o que marcas do segmento de móveis e decoração, novas ou que existem há décadas no mercado, não fizeram nestes últimos anos e que, de certa forma, impactou os resultados da empresa.

E assim, você poderá identificar os gargalos da sua própria operação.

#1 – Cometendo um erro comum

Organizar o marketing de forma intuitiva, sem estruturação e planejamento. Com pouca análise e compreensão de quem (posicionamento da empresa), para quem (ICP – perfil do cliente ideal), como (o que será direcionado) e onde (canais).

QUEM (Brand Persona)

O que é minha marca, onde ela está dentro do bolo do segmento, como ela é vista, como se posiciona?

Muitas empresas entram em contradição entre o que querem ser e o que realmente são. Ou tentam se adequar ao canal, criando linguagens diferentes.

Além disso, o fator “conversa de diretoria” faz com que os colaboradores, o time de vendas, estoquistas, recepcionista, montagem, etc, – não se sinta pertencente dentro desse quem, enxergam a empresa de outra forma.

E o que isso implica?

  • Falta de cultura de empresa
  • Desqualificação do atendimento
  • Rotação de equipe
  • Falta de pertencimento de equipe

O que pode acarretar em baixa performance e pós-venda falho.

PARA QUEM – (Buyer Persona)

Lembre-se que nem todo mundo vai comprar da sua marca, nem todo mundo vai se interessar pelo seus produtos, vai ter dinheiro ou disposição para apertar o botão do ‘estou interessado’.

É essencial as marcas mapearem EXATAMENTE o perfil de seus clientes, entender muito bem quem são, como compram, de quem compram, porque compram, etc.

Entender quem serão os influenciadores da compra.

Nesse setor vocês tem dois clientes – o arquiteto e decorador – que são os grandes influenciadores, e o cliente final, que assina o cheque.

Então, é essencial o entendimento do arquiteto e do cliente dele, para que ambos optem e recomendem a sua marca.

COMO

Depois desse mapeamento, é essencial estabelecer como será a comunicação da marca com esses clientes. O discurso deverá ser muito bem alinhado entre comunicador e receptor para que haja entre ambos uma conexão.

Essa conexão desperte interesse, esse interesse resulte em uma interação e dessa interação saia uma venda.

E a comunicação não é apenas um anúncio bonito, um site bacana, isso é o mínimo que a sua empresa pode fazer para demonstrar o que ela faz, mas a integração real entre discurso de empresa e pontos de comunicação.

A sua loja é um ponto de comunicação importante, ela pode falar através de VISUAL MERCHANDISING, mas se o vendedor não for muito bem treinado, se o ponto comercial não souber exatamente quem é o potencial cliente dele, todo esse trabalho de Branding pode ir por água abaixo.

ONDE –

Depois de tudo mapeado, de entender exatamente os gargalos e traçar o plano de conquista do cliente ideal, você saberá exatamente onde sua empresa deverá gastar mais esforços para atrair e conquistar mais clientes.

Lembrando que atração é custosa, trabalhosa.

Portanto, deveremos sempre focar imensamente em retenção, que é mais barato e traz mais novos clientes, o boca a boca é um santo que ajuda muito o setor, pois as recomendações entre arquitetos e decoradores é ativíssima.

Estar em todos os canais não necessariamente é relevante, para esse segmento especificamente o que mais é indicado – EVENTOS PARA RELACIONAMENTO, INSTAGRAM, PINTEREST.

Quando falamos conteúdo não é apenas postar fotos de produtos e tendências, mostrar pessoas em eventos, é apresentar seu portfólio de forma diferenciada, agregando serviços, atuando, quem sabe, de forma consultiva, usando aplicativos para se aproximar de seus clientes, plataformas digitais como pontos importantes de interação com a marca.

#2 Como identificar Gargalos no Planejamento de Conteúdo de Mídias Sociais?

Quando começamos a estruturar o Posicionamento da Marca, devemos estruturar um conjunto de ações de identificação do diferencial da empresa, dos valores, do que os clientes deles realmente valorizavam.

Divulgar sobre como se desenvolvem seus produtos, quem são seus melhores parceiros e porque essas parcerias são tão boas, quem são seus melhores clientes, qual é a missão da empresa, etc.

Entendendo que o relacionamento nos canais de mídias sociais, não apenas utilizar para Vitrinismo, a marca deve passar para seus clientes o que realmente é…

#3 Não adianta só acreditar que mídias sociais vão vender

Seu time comercial vai vender e os canais poderão ajudá-los divulgando os serviços e produtos da sua empresa.

O objetivo final de todas as ações de marketing é venda, claro!

Contudo, deixar com que os canais de mídias sociais façam o papel de vendas e performance, chega a ser inocente quando não estamos tratando com e-commerce.

Os canais de mídias sociais precisam encantar, apresentar, conversar e informar.

Quando o conteúdo consegue desempenhar todos esses papéis acima, claro que o aumento pelo interesse na marca aumenta, há uma audiência muito mais engajada, que, está, de certa forma, se conectando com aquela marca.

#4 Como escolher os parceiros certos para trabalhar o marketing digital?

Não adianta contratar apenas um profissional que saiba criar bons banners ou tratar bem das fotos.

O trabalho deve ser desenvolvido por pessoas que consigam mapear todos os  pontos acima e consigam estabelecer um planejamento de conteúdo, mensurando resultados para ir aprimorando a estratégia.

Comece hoje a revisar sua estratégia e não perca mais oportunidades de fortalecer o posicionamento online da sua marca!

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