Dicas para o financiamento do primeiro imóvel

Quando se trata de financiamento, a primeira palavra que vem a mente é: planejamento! O sonho da casa própria, pode…

Quando se trata de financiamento, a primeira palavra que vem a mente é: planejamento! O sonho da casa própria, pode ficar mais perto de se realizar se você seguir algumas das dicas a seguir. Confira!

Planeje seu financiamento do primeiro imóvel

Chegou a hora de pensar na aquisição do primeiro imóvel. Agora é muito importante encontrar um equilíbrio entre o valor das parcelas e a sua renda durante o tempo do contrato. O primeiro ponto a ser considerado é o contrato a longo prazo, e os imprevistos que podem ocorrer durante todo esse tempo.

É preciso ter em mente que serão de 10 a 20 anos, vivendo com 70% da sua renda mensal, por exemplo. Outros pontos para se planejar, são os custos extras e comuns em todos os modelos de financiamentos, como:

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, que podem variar de um estado para o outro, podendo chegar a 3% do valor do imóvel.
  • Registro de imóvel, que também varia de estado para estado e a taxa fica na média de 1% do valor do imóvel.
  • Emissão da Escritura Pública, essa é uma despesa que não será acrescentada ao seu bolso, já que o contrato de financiamento faz às vezes desse documento.

Modelos de financiamento

SFH (Sistema Financeiro de Habitação)

É considerado o responsável pela maioria dos financiamentos do país. Você pode utilizar a sua poupança e seu FGTS, através dele você consegue financiar até 80% do valor do imóvel no modelo tradicional de financiamento e até 90% no Sistema de Amortização Constante, esse modelo é conhecido pelas parcelas que vão ficando menores ao longo dos anos.

SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário)

Em comparação ao modelo anterior, esse modelo apesar de ser regulamentado pelo Governo Federal, igualmente ao anterior, ele tem algumas vantagens, como: prazos, valores e taxas de juros negociáveis, uma vez que esses recursos são de origem privada.

Financiamento direto com a construtora

Por se tratar de uma negociação direta entre construtora-comprador, a negociação das taxas, prazos e valores das parcelas podem ser negociados mais facilmente, além de a burocracia ser menor.

Tenha em mente quais são suas necessidades

Saber qual o tamanho do imóvel, localização, a distância do seu trabalho, escola dos filhos, o planejamento de mais um bebê, vagas cobertas, tudo isso você deve colocar no papel antes de sair a procura do seu imóvel.

Estipule o valor do seu imóvel

Depois de entender quais são as suas reais necessidades, é a hora de determinar o valor do seu imóvel, esse é um passo muito importante, uma vez que será um investimento a longo prazo.

Confira seu Score

Entre tantas papeladas e exigências que os bancos fazem para firmar um contrato de financiamento de um imóvel, um deles é a consulta do seu score.

A dica aqui, é você mesmo fazer essa consulta que é gratuita, antes de pedir um financiamento, dessa forma, você saberá como aumentar seu score, podendo até usá-lo na argumentação para conseguir seu financiamento.

Continue com o DecoraçãoWeb e saiba tudo sobre os acabamentos das construtoras.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Tudo que precisa saber para sua reforma

Uma reforma pode representar grandes problemas se não for bem administrada. Muitas pessoas pensam que  realizar uma obra significa dor…

2 dias atrás

Saiba como criar um apartamento decorado inesquecível e vender mais

Ao procurar por diferentes formas de deixar sua casa mais bonita e moderna, entenda que se atentar às tendências é…

3 dias atrás

Como saber que tipo de madeira é um palete antes de fazer seus móveis

Antigamente os paletes serviam apenas como uma ferramenta para facilitar a vida nas fabricas, servindo como suporte de mercadorias, entre…

3 dias atrás

Decorações para casamentos

Embora as pessoas tenham idealizado o tempo para se casar ao longo dos anos, a verdade é que o evento em si…

5 dias atrás

MESAS PROVENÇAIS PARA DECORAÇÃO DE EVENTOS E FESTAS

O berço do estilo de decoração provençal é a França, o modelo surgiu por volta dos séculos XVII E XVIII,…

1 semana atrás

CONHEÇA HYGGE, O LIFESTYLE DO MOMENTO QUE VEM GANHANDO ADEPTOS NO MUNDO TODO

Já ouviu falar em hygge? Este é um conceito dinamarquês, que assim como a nossa palavra “saudade”, não existe uma…

1 semana atrás