Dicas para o financiamento do primeiro imóvel

Quando se trata de financiamento, a primeira palavra que vem a mente é: planejamento! O sonho da casa própria, pode…

Quando se trata de financiamento, a primeira palavra que vem a mente é: planejamento! O sonho da casa própria, pode ficar mais perto de se realizar se você seguir algumas das dicas a seguir. Confira!

Planeje seu financiamento do primeiro imóvel

Chegou a hora de pensar na aquisição do primeiro imóvel. Agora é muito importante encontrar um equilíbrio entre o valor das parcelas e a sua renda durante o tempo do contrato. O primeiro ponto a ser considerado é o contrato a longo prazo, e os imprevistos que podem ocorrer durante todo esse tempo.

É preciso ter em mente que serão de 10 a 20 anos, vivendo com 70% da sua renda mensal, por exemplo. Outros pontos para se planejar, são os custos extras e comuns em todos os modelos de financiamentos, como:

  • Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, que podem variar de um estado para o outro, podendo chegar a 3% do valor do imóvel.
  • Registro de imóvel, que também varia de estado para estado e a taxa fica na média de 1% do valor do imóvel.
  • Emissão da Escritura Pública, essa é uma despesa que não será acrescentada ao seu bolso, já que o contrato de financiamento faz às vezes desse documento.

Modelos de financiamento

SFH (Sistema Financeiro de Habitação)

É considerado o responsável pela maioria dos financiamentos do país. Você pode utilizar a sua poupança e seu FGTS, através dele você consegue financiar até 80% do valor do imóvel no modelo tradicional de financiamento e até 90% no Sistema de Amortização Constante, esse modelo é conhecido pelas parcelas que vão ficando menores ao longo dos anos.

SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário)

Em comparação ao modelo anterior, esse modelo apesar de ser regulamentado pelo Governo Federal, igualmente ao anterior, ele tem algumas vantagens, como: prazos, valores e taxas de juros negociáveis, uma vez que esses recursos são de origem privada.

Financiamento direto com a construtora

Por se tratar de uma negociação direta entre construtora-comprador, a negociação das taxas, prazos e valores das parcelas podem ser negociados mais facilmente, além de a burocracia ser menor.

Tenha em mente quais são suas necessidades

Saber qual o tamanho do imóvel, localização, a distância do seu trabalho, escola dos filhos, o planejamento de mais um bebê, vagas cobertas, tudo isso você deve colocar no papel antes de sair a procura do seu imóvel.

Estipule o valor do seu imóvel

Depois de entender quais são as suas reais necessidades, é a hora de determinar o valor do seu imóvel, esse é um passo muito importante, uma vez que será um investimento a longo prazo.

Confira seu Score

Entre tantas papeladas e exigências que os bancos fazem para firmar um contrato de financiamento de um imóvel, um deles é a consulta do seu score.

A dica aqui, é você mesmo fazer essa consulta que é gratuita, antes de pedir um financiamento, dessa forma, você saberá como aumentar seu score, podendo até usá-lo na argumentação para conseguir seu financiamento.

Continue com o DecoraçãoWeb e saiba tudo sobre os acabamentos das construtoras.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como Decorar Suas Estantes Para Livros Gastando Pouco

Cansou do visual das suas estantes? Acompanhe essas dicas para decorar suas estantes para livros gastando pouco. Em adição ao…

2 semanas atrás

Entenda melhor a importância dos normativos de segurança para a construção civil

São as Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR que estabelecem regras, instruções e requisitos em relação a segurança de trabalho,…

3 semanas atrás

Como escolher a cor certa do quarto do bebê usando psicologia das cores

Escolher as cores do quarto do bebê pode ser complicado. Na esperança de escapar das opções padrão de rosa ou…

3 semanas atrás

7 Dicas para ter uma Cozinha Moderna

A cozinha desempenha uma grande função dentro da casa e para todos os moradores, pois é o lugar onde preparamos…

3 semanas atrás

Por que automatizar um ambiente?

A automação residencial tem ganhado cada vez mais adeptos. A busca constante por conforto, economia e segurança para o lar…

3 semanas atrás

Manutenção de Jardim: Preciso Contratar uma Empresa?

Se você possui propriedades e terrenos, o tempo de conservação necessário para garantir que sejam mantidos em boas condições durante…

4 semanas atrás