Como fazer uma gestão de contratos eficiente na construção civil?

Saiba qual a importância e como realizar uma gestão de contratos na construção civil automatizada e prática. Confira!  Muito além…

Saiba qual a importância e como realizar uma gestão de contratos na construção civil automatizada e prática. Confira!

Muito além da questão operacional na entrega de projetos, a construção civil também engloba inúmeras responsabilidades burocráticas e administrativas. É o caso da gestão de contratos, prática indispensável para garantir direitos e deveres de cada agente envolvido na atividade.

No entanto, afinal, como a sua construtora ou empreiteira lida, na prática, com esse trabalho? Será que a sua gestão de contratos é realmente eficiente ou a sua empresa corre algum risco?

Todas essas questões poderão ser sanadas com as dicas e informações úteis que destacaremos ao longo do texto. Sendo assim, sem mais delongas, vamos direto aos pontos! Confira!

Na prática, o que é gestão de contratos na construção civil?

Qualquer projeto da construção civil requer contratos entre as partes contratantes e contratadas de uma obra. No entanto, essa prática não deve se limitar apenas a uma questão judicial, que prevê as responsabilidades e os direitos dos envolvidos.

Ou seja, a gestão de contratos na construção civil não se resume a elaborar uma lista de cláusulas obrigatórias para se fechar um negócio. É preciso levar em consideração um processo muito mais extenso e abrangente que isso.

Isso envolve, por exemplo, desde o estudo da obra, passando pela elaboração específica do contrato e pela sua execução, até o seu monitoramento.

E como realizar uma boa gestão de contratos na construção civil?

O primeiro fator essencial de uma boa gestão de contratos na construção civil é a especialização da área jurídica. Ou seja, é fundamental que o contrato seja elaborado e acompanhado por equipes devidamente capacitadas e com conhecimento técnico no setor.

Depois, é imprescindível que os mesmos responsáveis monitorem a aplicação das cláusulas na prática durante a obra e tomem ações precisas, sempre que forem necessárias. Afinal, o descumprimento de qualquer responsabilidade pode trazer consequências diretas ao projeto e aos envolvidos.

Por fim, o uso da tecnologia aplicada à gestão de obras também permitirá automatizar consultas, adaptações, controles e monitoramentos dos contratos.

Como a Mais Controle pode ajudar na sua gestão de contratos?

Aproveitando o ganho do uso de tecnologias, a Mais Controle desenvolveu um ERP prático e eficiente para a gestão na construção civil. Isso engloba diversas funcionalidades que podem automatizar a sua gestão de contratos também. Entre elas, a possibilidade de acompanhar cada etapa do projeto, como prazos, custos e previsões. Além disso, o ERP permite gerir toda a área financeira e comercial da obra, facilitando, assim, o monitoramento do que foi acordado nos contratos.

Por fim, o ERP proporciona uma visão detalhada de todo o projeto por meio de relatórios e curvas ABC, otimizando o controle e o cumprimento de prazos, investimentos e outros pontos essenciais, geralmente abordados nos contratos da construção civil.

Conclusão

Em resumo, essas são algumas dicas e informações de como melhorar a gestão de contratos na construção civil. Como bem vimos, muito além da elaboração das cláusulas, esse processo deve englobar muitos outros fatores essenciais. E, sem dúvidas, contar com uma ferramenta tecnológica específica para a gestão de obras é uma estratégia indispensável para garantir mais qualidade e controle ao projeto.

Gostou do post? Quer implementar uma gestão de contratos na prática em sua obra? Então, aproveite a oportunidade para conversar com um de nossos especialistas e conhecer um pouco mais sobre as funcionalidades do ERP da Mais Controle.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

1 mês atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

1 mês atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

2 meses atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

2 meses atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

2 meses atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

2 meses atrás