8 ideias econômicas e criativas para decorar o seu lar

Ideias econômicas e criativas para decorar: quando pensamos em decorar nossa casa, desanimamos quando pensamos que iremos gastar muito e…

Ideias econômicas e criativas para decorar: quando pensamos em decorar nossa casa, desanimamos quando pensamos que iremos gastar muito e comprometer nosso orçamento. Porém, para transformar nosso lar em um novo ambiente, não é preciso investir muito.

O movimento DIY (Do It Yourself, do inglês Faça Você Mesmo) dominou a internet de uns tempos para cá. Ele incentiva a criação de diversos produtos, como móveis, artigos de decoração, presentes e muito mais. Ele também se destaca por ser uma opção mais econômica do que comprar em lojas.

Solte sua criatividade e confira agora 8 ideias econômicas e criativas para decorar o seu lar:

1. Molduras sem fotos

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: Eliane Sampaio

Se você tiver uma parede sobrando na sua casa e não sabe o que fazer com ela, então uma ótima opção é comprar molduras para decorar a parede.

Caso a parede seja branca, aposte em molduras colorida, mas se ela for colorida, então uma ótima ideia são as cores neutras.

Você pode comprar molduras brancas, que geralmente são mais baratas, e pintá-las você mesmo. Compre de tamanhos diferentes e não siga um padrão, fica mais bonito assim.

Mas por que não ter fotos? É uma maneira diferente de decorar e você colocar uma moldura pequena dentro de uma grande. O segredo é soltar a criatividade!

Você consegue encontrar essas molduras em lojas de R$ 1,99, centro da cidade, etc.

2. Reforme móveis velhos

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: Essência Móveis

Quando queremos móveis novos em nossa casa já pensamos em quanto sairia caro comprar um novinho na loja. Porém, se o seus móveis não estiverem caindo aos pedaços, você pode reformá-los você mesmo.

Com apenas alguns materiais é possível fazer aquele móvel velho e sem vida parecer novinho outra vez.

Para mudar a estampa (sofá, poltrona, etc.), use tecidos adesivo e papel contact, por exemplo. Se quiser mudar a cor (mesas, armários, etc.), então arrisque nas tintas em spray – que são baratas e de fácil aplicação – com acabamentos que vão do fosco ao envernizado.

Caso você queira algo mais prático e rápido (sofá, poltrona, etc.), as mantas e almofadas são ideais. Elas cobrem o sofá, por exemplo, deixando o ambiente mais aconchegante.

3. Reutilize garrafas, potes, etc.

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: Artesanato

Sabe aquele copo de vidro de requeijão? Ou aquela garrafa pet? Você pode reutilizá-los para decorar o seu lar.

Potinhos de vidros de geleias podem virar ótimos vidrinhos para temperos e outros mantimentos. Você pode tirar o rótulo, pintá-los e decorá-los.

Os copos de vidro requeijão são ótimos para uma horta caseira ou até mesmo você pode usar como copo normal. Use sua criatividade, tire o rótulo e decore como quiser.

As garrafas pets quando cortadas na base, também servem para fazer uma horta caseira. Na verdade, as garrafas pets servem para montar até um sofá!

Uma vez, fui para uma pequena exposição sustentável que aconteceu na minha faculdade e tinha de tudo: abajur, guarda-joias, regador de grama e até uma cama. Tudo de garrafas pets!

Garrafas de vinhos ou cervejas podem ser usadas como enfeites para mesas. Compre flores artificiais para botar dentro das garrafas e use sua criatividade, tirando os rótulos e decorando como preferir.

4. Caixas de madeira

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: Revista Casa e Jardim

As tradicionais caixas de madeira usadas em feiras também podem servir de objetos criativos e baratos de decoração.

Você pode encontrá-las em vários tamanhos, então escolha o ideal para o ambiente que deseja, então lixe e pinte da cor que preferir.

As caixas podem ser transformadas em uma mesa de centro, um criado mudo ou até mesmo em uma pequena estante para livros. Use sua criatividade!

5. Escadas de madeira

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: Westwing

Outro item de madeira que também serve para decoração, são as escadas. Não é muito comum se ter escadas de madeira em casa, porém se você tiver uma sobrando pode abusar da sua criatividade.

OBS: Não é recomendável comprar uma nova, pois são muito caras!

Elas podem servir como prateleiras para plantas, itens da cozinha, closet, sala, onde você quiser! Se a sua escada for crua, então pinte e decore como quiser.

6. Quadro string art

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: EduK

Eu tenho certeza que você já deve ter visto por aí um quadro nesse estilo. O string art é a arte de trançar linhas coloridas em pregos de forma que os fios, além de não escaparem, formaram uma figura geométrica.

Geralmente as linhas são de barbante e o efeito é super lindo e criativo.

Esses quadros estão à venda em várias lojas, mas a dica é fazer você mesmo, pois sai bem mais barato!

7. Letreiro neon

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: Tua casa

Outro artigo de decoração que está fazendo muito sucesso, são os letreiros neon. Você consegue encontrá-los em várias lojas facilmente, mas o preço não é tão acessível, então a melhor ideia é pôr a mão na massa e fazer você mesmo.

Você precisará de uma tábua de madeira ou qualquer outro material que seja fácil a colagem, cola instantânea, pregos, suportes para fixar quadros e uma cordinha de luzes neon (escolha a cor que preferir).

“Escreva” a palavra desejada usando a cordinha de luzes neon em cima da tábua de madeira. Depois cole todo o neon com cola instantânea (não esqueça de colar o motor da cordinha atrás da tábua). Fure a parede e bote os pregos (geralmente dois já são suficiente) e cole os suportes de fixação na tábua.

Para ficar mais fácil de escrever a palavra desejada, você pode imprimir e usar como um molde. Depois é só tirar o papel da tábua.

8. Quadro de avisos com rolhas

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: Pinterest

Se você adora vinho e até gosta de colecionar as rolhas, então que tal usar a criatividade para deixar seu quarto ou escritório ainda mais bonito?

É possível fazer um quadro de avisos usando rolhas! Você só vai precisar de uma moldura com um fundo do mesmo nível das rolhas, cola instantânea e claro, das rolhas. O número de rolhas depende do tamanho da moldura.

Você pode pintá-las se preferir. O importante é usar a criatividade!

E para prender os avisos, utilize alfinetes.

Economizando para decorar o seu lar

ideias economicas e criativas para decorar
Foto: Paradiso

Por mais que você já conseguirá economizar bastante com toda as 8 ideias, é importante manter um controle financeiro pessoal saudável.

O Mobills é um app de gerenciamento financeiro pessoal que te permite registrar despesas e receitas para você conseguir acompanhar para onde exatamente vai o seu dinheiro.

Por exemplo: todo o dinheiro que você gastar com a decoração da sua casa, você pode criar uma categoria “Reforma” e assim, saber a quantia exata que está gastando.

O Mobills também possui outras funcionalidades que são ótimas para te ajudar na hora de manter um orçamento saudável.

Conclusão

Existem muitas possibilidades para transformar o seu lar em um novo ambiente de uma maneira bem mais econômica.

Neste artigo, você conferiu 8 ideias de decoração que se baseiam no movimento DIY e exploram o seu senso criativo. Claro que existem muito mais, mas as escolhas foram baseadas em facilidade, tendência e claro, economia.

É muito importante que o nosso lar seja aconchegante e nos der uma sensação de paz e tranquilidade. Queremos nos sentir a vontade onde moramos, então quando você sentir que precisa reformar ou redecorar, não pense duas vezes e invista nisso!

Você viu ao longo do artigo que não precisa gastar muito para ter uma decoração bonita e diferente.

Ademais, não de deixar sua opinião. Você tem outra ideia que gostaria de compartilhar? Deixe o seu comentário!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Quem é responsável por consertos no imóvel alugado?

Lidar com um dano no imóvel alugado já gera uma dor de cabeça por si só. Resolver quem pagará pelo…

2 semanas atrás

11 dicas de como decorar a sala com pouco dinheiro

Quem nunca passou por aqueles momentos em que olhou a sua volta e não gostou do que viu em sua…

2 semanas atrás

Como reduzir os custos na hora de fazer uma mudança

Fazer uma mudança pode custar muito dinheiro, e não estou falando apenas de custos com desmontagem e montagem de móveis…

2 semanas atrás

Quarto dos sonhos: dicas para uma decoração clássica e sofisticada

O quarto é um dos cômodos da casa mais importantes na hora de escolher a decoração. Afinal, o quarto geralmente…

2 semanas atrás

Como escolher o ar condicionado na Black Friday?

Chegou a hora de escolher o seu ar condicionado na Black Friday, a data mais esperada do e-commerce brasileiro. Saiba…

4 semanas atrás

Como dar personalidade a um imóvel alugado?

Como dar personalidade a um imóvel: Recebo muitos comentários de leitores querendo fazer mudanças em seu imóvel mas resignados pois…

4 semanas atrás