Luminárias: saiba qual a ideal para cada ambiente

Utilizar luminárias não é apenas um sinal de gosto da pessoa, afinal os diferentes tipos podem fazer toda a diferença…

Utilizar luminárias não é apenas um sinal de gosto da pessoa, afinal os diferentes tipos podem fazer toda a diferença em questão da decoração do ambiente. Vários aspectos devem ser levados em conta para criar uma iluminação boa para sua residência, como destacar a estética, a economia, funcionalidade e encontrar em um projeto todas essas qualidades.

Uma ótima decoração é finalizada com a iluminação escolhida para o cômodo. Veremos aqui algumas dicas de como iluminar seus cômodos de forma agradável e satisfatória, esteticamente falando. Mesmo sendo algo muito pessoal, a luminosidade deve ser levada em conta para as atividades que serão performadas no cômodo em questão, bem como os efeitos que se pretende criar.

Vejamos a seguir algumas dicas então, separadas por cômodos:

Hall de entrada

Aqui é indicado uma luminária com performance de branco quente, apesar de o hall de entrada não pedir por iluminação específica, mas é o lugar perfeito para inovações e decorações que chamem a atenção de quem chega à casa.

Sala de estar

Na sala de estar é interessante também uma iluminação de branco quente, para garantir um espaço aconchegante para receber familiares e amigos. Idealmente, teremos uma iluminação indireta e suave. Luminárias de piso, abajures e arandelas são boas apostas para este ambiente ficar despojado e com uma iluminação controlada. Fitas de LED para dar aquele toque especial a uma parede com textura também é interessante.

Sala de TV

Com uma iluminação branco quente em peças embutidas, tanto na iluminação geral quanto na de foco, cri um ambiente aconchegante. O mais comum de ser usado neste cômodo é o plafon, por permitir uma iluminação indireta que é ideal para a sala de TV, pois não gera reflexos nos aparelhos.

Sala de jantar

Por ser um cômodo amplo, pede uma iluminação branco quente, que é suave e ilumina as áreas por completo. Como aqui é destinado para refeições, devemos ter uma luz forte sobre a mesa de jantar, geralmente em forma de lustres ou pendentes para criar um clima agradável e iluminado. Para criar um ambiente jovem e descontraído, sugerimos uma mistura entre os modelos, de diferentes alturas e formatos. É interessante uma luz difusa para ter a possibilidade de regular a luz conforme a ocasião.

Cozinha

Sugerimos que nesse cômodo sejam usadas luzes em branco frio ou neutro, por deixarem a cor dos alimentos mais fiéis ao que realmente são. Quando este cômodo é integrado a outro, como sala de estar ou sala de jantar, um padrão na iluminação deve ser seguido. Porém fitas ou spots de LED podem ser adicionados acima da bancada de preparação dos alimentos para servir de apoio.

Lavanderia

Por ser um local que pede funcionalidade e praticidade, sugerimos o branco frio ou neutro para este cômodo. Como é um ambiente geralmente isolado do restante da casa, pode-se usar pontos de luz no teto com lâmpadas mais fortes para ter uma iluminação melhor, ou até mesmo apenas uma luminária central.

Quarto

Uma luz branco quente aqui fica aconchegante, e esta não precisa ser no meio do teto para iluminar o cômodo todo. Varie e crie um ambiente mais aconchegante ainda com luzes atrás da cabeceira da cama, luminárias ao lado da cama que sejam mais brandas para não te darem um susto quando você precisar acordar a noite e se levantar. Deixe que a iluminação focal no quarto fique apenas para o guarda-roupa.

Banheiro

Como é um ambiente de higiene, o banheiro pede uma luz branco frio ou neutro, que é funcional e intensa. Para ter banhos relaxantes, sugerimos que haja um segundo circuito com luzes mais amenas que deixem o banheiro mais relaxante.

Aqui é interessante que se tenha arandelas ou fitas de LED sob o espelho para auxiliar no momento de passar maquiagem ou de se barbear, por exemplo.

Área gourmet

Uma iluminação branco quente decorada com plafons fica interessante aqui. Deixa o cômodo bem iluminado e, se falta iluminação, use os pendentes sobre churrasqueira, bancadas e mesas, pois eles trazem funcionalidade e flexibilidade para o espaço.

Loja online de materiais de iluminação

Gostou das nossas dicas? Fique ligado em nosso blog para mais. Trabalhamos com venda de luminárias e podemos ajudar você no seu projeto de iluminação!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como economizar energia em casa durante o teletrabalho?

Muitas empresas continuam apostando no trabalho remoto, remoto, passamos cada vez mais horas em casa e é muito provável que…

3 dias atrás

5 dicas de financiamento imobiliário para dar para os seus clientes

Um dos maiores desafios do corretor de imóveis é conseguir fazer com que o seu cliente entenda alguns pontos importantes…

6 dias atrás

Como fazer uma decoração incrível para a sua sala comercial.

O projeto de uma sala comercial no quesito decoração precisa ser muito bem pensado, pois um grupo de pessoas irão…

1 semana atrás

Saiba quanto você deverá investir na reforma de seu banheiro

Não podemos negar que a reforma do banheiro costuma ser uma das mais necessárias em uma casa com o passar…

1 semana atrás

Como fazer uma gestão de contratos eficiente na construção civil?

Saiba qual a importância e como realizar uma gestão de contratos na construção civil automatizada e prática. Confira!  Muito além…

1 semana atrás

Entenda quando é necessário o processo de auditoria em condomínios

Fábio Barretta, CEO da Coan Contabilidade e Coan Condominial, explica sobre os detalhes do procedimento e quais são as principais…

1 semana atrás