Madeira de demolição em seu lar: dicas e curiosidades

O fator da sustentabilidade está em voga. Não é para menos, com os últimos índices globais, cada vez fica mais…

O fator da sustentabilidade está em voga. Não é para menos, com os últimos índices globais, cada vez fica mais claro que o impacto que o homem tem causado ao meio ambiente é agressivamente negativo e tende a prejudicar as gerações futuras.

E toda essa preocupação também se reflete nas tendências do design de interiores. Muitos designers do Brasil e do mundo têm incorporado em seus projetos soluções, métodos e materiais que tornem as construções mais ecologicamente corretas, sem deixar o luxo e a beleza de fora disso.

Neste post, abordaremos um pouco mais de um material que é a tendência do momento no campo da decoração e do paisagismo: estamos falando da madeira de demolição. Continue sua leitura e venha conhecer um pouco mais sobre as aplicações desse material.

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO DECORAÇÃO

Madeira de demolição – O que é?

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO DECORAÇÃO

Madeira de demolição, como a própria denominação já esclarece bem o seu significado, vem da demolição de algumas construções, como barracões e casas, ou outras construções antigas que foram construídas num passado longínquo como paióis, trilhas e dentre outros…

Comumente, essas madeiras têm uma idade de cerca de 150 a 200 anos e são dos tipos nobres como as perobas,aroeiras, angicos, ipê, carvalho ou jacarandá.

Após ser higienizada e receber tratamento adequado, a madeira de demolição toma a forma desejada e nenhuma peça será igual à outra, afinal, ranhuras características feitas por pregos e o desgaste natural da madeira que já foi usada anteriormente propiciam exclusividade a cada pedaço da madeira de demolição.

Ao chegarem nas lojas, empresas ou ateliês especializados na confecção de peças e móveis usando este tipo de material, as madeiras continuam com suas pinturas originais, pregos, buracos e outras marcas que acabam adquirindo durante o tempo.

Para que se possa deixar as peças devidamente preparadas para se tornarem dignos móveis de madeira, entram em cena os marceneiros.

Considerados pelos profissionais da área como sendo verdadeiros artesãos, eles são encarregados de transformar cada tábua, peça e pedaço em verdadeiras obras de arte em madeira.

Possibilidades de uso e processo produtivo

Por conta de sua solidez, durabilidade e textura, a madeira está presente na decoração de muitas casas e escritórios. Além disso, praticamente tudo pode ser construído com ela, como sofás, estantes, mesas, etc.

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO DECORAÇÃO

Ao chegarem às mãos dos profissionais artesãos, é realizado um processo muito detalhado.

O primeiro estágio após a coleta na demolição é a lavagem dessas madeiras com produtos próprios e especiais; logo depois, ela é tratada com cera e a partir desse momento se inicia a produção do móvel em questão.

Vale frisar que projetos assim são totalmente artesanais, ou seja, não há uma linha de produção para este tipo de item, os tornando totalmente únicos.

A utilização da madeira para decoração

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO DECORAÇÃO

Hoje, os móveis e peças feitas a partir de madeira de demolição já são considerados pelos designers e arquitetos como a sensação do momento.

Devido a sua versatilidade, esses tipos de móvel podem conceder traços rústicos e sofisticados a qualquer projeto de decoração de ambientes.

A madeira de demolição é o tipo de matéria prima que pode ser incorporada e utilizada tanto nas estruturas como também diretamente na decoração de projetos do âmbito residencial e também corporativo.

Muito adaptável, seu uso pode ser aplicado em áreas internas e externas, podendo compor diversas peças, como:

  • Móveis;
  • Acessórios;
  • Portas;
  • Janelas;
  • Revestimentos variados e etc.

Os designers as adoram, pois móveis neutros, construídos com esse tipo de madeira, se incorporam bem em qualquer tipo de ambiente, e ainda que possua traços tradicionais, eles também se adaptam bem na decoração de áreas mais sofisticadas.

Por exemplo, apartamentos modernos e práticos, podem conter como elemento de descanso uma poltrona rústica em sua sala.

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO DECORAÇÃO

Além disso, o material pode ser utilizado em cabeceiras, dando um ar de aconchego e descanso, ou mesmo na cozinha, varanda e outros espaços.

Qualquer cômodo pode facilmente ter algo rústico em sua composição, basta ousadia e imaginação.

Também vale ressaltar que a madeira de demolição também pode ser devidamente utilizada na produção de pisos, o que traz ao ambiente um alto grau de sofisticação e luxo.

Ela combina facilmente com qualquer outro tipo de material usado em móveis e acessórios, como: aço inox, ferro, vidros, pedras, tecidos diversos, e outros. Ela ressalta esses itens e valoriza suas respectivas qualidades.

Dentre os países com maior uso da madeira de demolição, o Brasil se encontra como referência em peças de design que utilizam esse material como matéria prima.

Sendo assim, uma diversidade grande de peças é exportada para países como os Estados Unidos; os continentes europeu e asiático; e novos vizinhos de fronteira latino-americanos.

Cada vez mais, os artistas e designers brasileiros recebem mais reconhecimento pelo trabalho utilizando a madeira de demolição, devido o seu talento, técnica e a cada vez mais abordada, preocupação ambiental e combate ao uso desenfreado e indiscriminado de madeira.

Aliás, a madeira de demolição está no topo da lista de projetos de bom gosto que se preocupam com sustentabilidade.

Excelente opção de decoração sustentável

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO DECORAÇÃO

É certo que a extração de madeira não é benéfica ao meio ambiente. Por essa razão, a madeira de demolição sobrepõe-se como solução ao uso indiscriminado da madeira comum.

Esse material está diretamente ligado à sustentabilidade e a maneira consciente de usar a natureza a nosso favor.Muitas dessas madeiras são nobres e, em vez de serem extraídas do meio ambiente, são reutilizadas e ganham novas funcionalidades sem causar danos ao ecossistema.

De uns tempos para cá, a madeira de demolição ganhou destaque na decoração e conquistou designers e arquitetos renomados, que pregam a responsabilidade ecológica em seus trabalhos. E você também pode ter uma peça em sua casa.

A madeira de demolição pode ser usada em painéis que recobrem paredes e dão toque rústico ao ambiente.

Ela pode ser empregada também na fabricação de portas, assoalhos, jardins verticais, escadas, em torno da lareira, mesas, cadeiras, tampos, cômodas, cristaleiras, divisórias, janelas, aparadores, adornos, entre outros.

MADEIRA DE DEMOLIÇÃO DECORAÇÃO

Cuidados simples garantem a longevidade do móvel. Caso fique exposto ao sol e a chuva, deve-se passar verniz para protegê-lo. Se ele fica em ambientes internos, especialistas recomendam polir com uma lã de aço seca e passar uma camada de cera de carnaúba para resgatar o brilho.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as possibilidades de uso da madeira de demolição, que tal compartilhar este post em suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer essa incrível possibilidade de decoração?! Até a próxima!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Poltrona de amamentação: como escolher a ideal

A chegada de um bebê envolve uma longa lista de preparativos e decisões para os pais. Um dos itens que…

2 dias atrás

Como Fazer Um Quarto Perfeito Para Bebê

As decisões que vêm junto ao ter um filho são infinitas. Mas decorar o quarto de bebê pode ser até…

2 semanas atrás

5 motivos para reformar móveis antigos para sua casa!

Reformar móveis antigos já é uma tendência entre os decoradores, a restauração devolve a beleza do que um dia já…

2 semanas atrás

Escolha do ponto comercial: a sua estratégia de marketing começa aqui

Ter uma ideia inovadora e começar o seu próprio negócio é uma tendência atual. Os números não deixam negar: segundo…

3 semanas atrás

O estilo que você decora a sua casa diz muito sobre a sua personalidade. Veja dicas!

Ao fazer planos para adquirir um imóvel, morar sozinho, ou para morar com a família é muito comum que o…

3 semanas atrás

Dicas de como montar um anúncio de sucesso para seu imóvel

Está querendo vender ou alugar um imóvel rapidamente e não sabe bem como fazer isso de forma assertiva e chamar…

4 semanas atrás