10 maneiras de agregar valor ao seu imóvel

Se você quiser transformar o seu imóvel na casa dos seus sonhos, você precisa saber como maximizar o valor de…

Se você quiser transformar o seu imóvel na casa dos seus sonhos, você precisa saber como maximizar o valor de onde você mora. Aqui vão 10 das melhores formas de agregar valor à sua propriedade.

Descubra quando a sua propriedade vale antes de adotar as medidas abaixo.

1. Transforme o seu porão

Transformar um porão existente em um espaço como sala de estar ou num depósito pode aumentar o valor de sua propriedade.

De fato, converter seu porão pode ser uma das melhorias menos complexas a serem feitas, uma vez que isso é qualificado como “mudança de utilização” – o que significa que você não precisa de permissão da autoridade local para realizar a adaptação. Se você está fazendo mudanças estruturais por meio de uma construção, no entanto, você precisará notificar o órgão competente para regularizar o local.

Não tem um porão? Cave um espaço para adicionar mais metros quadrados ao seu imóvel – tenha em mente que construir uma estrutura como essas requer o trabalho de especialistas, desde os trabalhos de escavação até arquitetura e engenharia. Esteja certo de contratar a equipe certa para tornar isso possível, e evite problemas futuros.

2. Divida a casa em flats

Converter a casa em flats/aposentos é popular em países como a Inglaterra e Brasil, onde há forte demanda e maiores facilidades de aluguel. Dividir a propriedade em unidades separadas pode, portanto, maximizar a renda advinda de aluguel no curto prazo e rentabilizar a venda do imóvel no longo prazo.

Porém, antes de iniciar um projeto, faça uma pesquisa e garanta que há demanda por flats na sua área. Se uma propriedade de 3 quartos está com capacidade ociosa, então a conversão em pequenos flats pode ser uma boa opção, por exemplo.

3. Converta sua garagem em uma sala de estar

Se sua garagem não está sendo utilizada para estacionar um carro, pode fazer sentido convertê-la em uma sala de estar, em especial se você tem espaço para estacionar no espaço externo.

O primeiro passo deveria ser avaliar se a garagem tem condições de ser alterada e se você precisa de permissão para realizar as alterações nas características do imóvel.

Em muitos casos, o trabalho envolvido na conversão da garagem será classificado como “adaptação permitida”, então você não precisará de alvará para executar a mudança, mas é sempre válido garantir isso com a autoridade competente do município.

Caso tenha que realizar as adaptações de acordo com regulamentações exigidas pela autoridade local, será necessária a presença de um inspetor homologado para garantir que a conversão do espaço esteja de acordo com a normas exigidas (padrões no estabelecimento de tubulações, estrutura elétrica, muros, telhado, entre outros).

4. Conversão de um loft para acrescentar um quarto

Um quarto extra sem dúvidas agrega valor ao seu imóvel, especialmente se a transformação do loft incluir um novo quarto suíte. A maioria dos lofts pode ser transformada, mas vale a pena contratar um arquiteto ou empreiteiro para dar uma checada antes de iniciar.

Uma vez que tudo estiver projetado, você precisará avaliar os tipos de transformações possíveis. As opções variam de um teto transparente, que já exige um trabalho estrutural mínimo a uma transformação mais onerosa, do tipo mansarda.

Para construir a mansarda, provavelmente você deverá ter a permissão do condomínio e/ou da autoridade local para a readaptação do imóvel.

5. Transforme o espaço da área gourmet em uma estufa

Se você quiser ficar mais próximo da natureza, uma estufa totalmente envidraçada irá unir a parte interna à externa. Para iniciar os trabalhos, imagine como você quer utilizar o espaço e se um estilo moderno ou tradicional será o melhor para seu lar e estilo de vida.

A maior parte de uma estufa será a vidraça, portanto explore as opções cuidadosamente. Enquanto alguns padrões de vidro são obrigatórios para que a regulamentação normal permita a adaptação, há uma série de recursos, incluindo vidros com controle de luz solar e vidros autolimpantes. Novamente, imagine o quanto irá mudar seu estilo de vida e lar =)

Há também opções de estruturas a serem consideradas quando o assunto é expandir a área gourmet. O material que você escolher afetará diretamente o desempenho da estufa – estruturas de alumino e madeira têm qualidades diferentes, então pesquise e pergunte aos “experts” no assunto.

Agregar uma estufa à sua casa é considerado algo relativamente simples do ponto de vista de regulamentação, mas não esqueça de que mudanças bruscas podem afetar na interpretação da prefeitura local, e trazer problemas e burocracias no futuro.

A maior parte das estufas são isentas de regularização, mas há circunstâncias em que é necessária uma avaliação. Por exemplo, se você quiser remover as portas ou muro, para unir a estufa à casa, você terá que provar que a estufa é tão eficiente em termos de estrutura elétrica, quanto à casa.

6. Regularize as adaptações com o órgão local competente.

Vender um imóvel com ampliação e benfeitorias de maneira regularizada rendem muito mais do que o contrário.

Então cheque com a prefeitura de seu município todas as tramitações necessárias para as adaptações pretendidas e valorize ainda mais o seu cantinho.

7. Aparência do jardim

O espaço do Jardim é limitado em algumas localidades, então, se você se enquadra nessas normas, esteja certo(a) de otimizar ao máximo o seu espaço natural. Um “deck” ou pátio aberto podem transformar um jardim em um espaço de entretenimento, e quando desenhado como um cômodo extra, pode agregar valor à propriedade.

As primeiras impressões são essenciais, então se você está vendendo sua propriedade, permita que a sua casa tenha uma calçada com uma pintura discreta e em combinação com o entorno do imóvel, ferragens e portas novas. Mantenha o jardim preservado cortando a grama e aparando as plantas e flores.

8. Adquira um novo banheiro

Um novo banheiro certamente irá agregar mais valor à sua propriedade – mas isso pode gerar um investimento oneroso se feito sem planejamento. Felizmente, é possível realizar algumas adaptações dentro do orçamento.

Para ter um preço acessível, mantenha o layout existente. Mover a cerâmica pode significar esforço em realocação de tubulações e entradas de água, o que onerará o projeto. Vai criar a entrada do chuveiro? As caixas emolduradas tendem a ser mais baratas que as sem moldura. Escolha um chuveiro exposto ao invés de um escondido: caso contrário custará mais para instalar por conta das tubulações montadas por dentro dos muros.

De maneira similar, os vasos sanitários com a caixa suspensa são mais baratos do que as versões que exigem tubulações subjacentes. Economize mais dinheiro escolhendo um conjunto inteiro para a adaptação do banheiro, e não de maneira avulsa. E, por fim, aproveite as temporadas de liquidação.

Agregue valor ao seu banheiro sem “quebrar sua conta bancária”.

9. Amplie sua sala de estar

Você pode transformar sua casa e economizar no custo de extensão por simplesmente eliminar a parede que separa a cozinha da sala de estar. Esse pode ser um trabalho que você mesmo(a) consiga executar ou um trabalho que pode ser executado por profissionais: tudo dependerá do quão complexa é a estrutura da parede. Se for de alta complexidade, é válido reiterar que contratar um profissional minimizará um desastre.

Se derrubar uma parede interna não for uma opção, você poderá considerar uma extensão nos fundos ou na lateral do imóvel. Embora isso possa ser oneroso em termos de tempo e dinheiro, lhe dará o espaço que você precisa tanto quanto agregará valor ao seu imóvel.

10. Instale Energia Solar

Cada vez mais popularizada, a Energia Solar tem sido um dos investimentos mais atrativos para proprietários de imóveis comerciais e residenciais em todo o Brasil. O valor dos equipamentos e serviços podem ser financiados, e o retorno sobre o investimento ocorre em um tempo relativamente pequeno, fazendo com que depois de quitado, você praticamente não tenha despesas com energia elétrica e possa investir o dinheiro que era destinado à conta de luz, em outras benfeitorias e oportunidades. Que ótimo, não?

Além de praticamente zerar sua conta de luz, a energia solar permite que você faça o papel sustentável, evitando emissão de dióxido de carbono, e que outras fontes poluentes sejam necessárias para o abastecimento energético. E, por último, mas não menos importante, instalar energia solar na sua propriedade pode valorizar até 30 % do valor do seu imóvel.

Atualmente há uma série de fornecedores competentes para prover dos materiais à instalação qualificada e tramitação com a concessionária de energia do seu município, portanto, evite fazer isso por você mesmo(a).

Gostou do artigo? Continue com a gente e confira nosso blog de dicas e reformas.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como saber se o melhor para sua empresa é o Coworking ou o Home Office?

Com o avanço das tecnologias, é possível trabalhar praticamente de qualquer lugar. Basta ter uma boa conexão com internet para…

7 dias atrás

Modelos de Penteadeira para você escolher

Se engana quem pensa que aquela penteadeira do quarto da vovó está fora de moda, hoje, depois de inúmeras repaginadas,…

1 semana atrás

5 dicas de presentes para as mães terem em sua casa!

Os presentes para as mães não são tão fácies assim de escolher, pois tem uma infinidade de opções para presentear…

2 semanas atrás

Revestimento para banheiros: conheça as opções

Usar o revestimento certo é um dos itens na reforma ou construção que pode fazer uma diferença incrível seja no…

4 semanas atrás

Como escolher o tapete ideal para a sala de estar

Tapetes são lindos e excelentes itens decorativos, perfeitos para dar uma cara nova a qualquer ambiente e principalmente para a…

4 semanas atrás

Como descartar corretamente o óleo de cozinha da sua casa?

É fundamental que todas as pessoas saibam como descartar corretamente o óleo de cozinha da sua casa, porque mesmo parecendo…

4 semanas atrás