Manutenção de Piscina: 10 dicas para cuidar da sua primeira piscina

Manutenção de piscina pode ser um problema, especialmente se você está lidando com isso pela primeira vez. Veja aqui 10…

Manutenção de piscina pode ser um problema, especialmente se você está lidando com isso pela primeira vez. Veja aqui 10 dicas pra cuidar bem da sua piscina.

Num país como o Brasil, com muito calor e com povo alegre faz todo sentido ter uma piscina. Contudo, muitas vezes os “donos de primeira viagem” desconhecem os custos e a manutenção de uma piscina.

Por isso, criamos um guia rápido com 10 excelentes dicas para manutenção de piscina que todo proprietário vai querer conhecer. Acompanhe!

10 Dicas para manutenção de piscina

Sonhar com uma piscina só sua em seu quintal é realmente fascinante. Poder dar umas braçadas depois de um dia cansativo de trabalho, ou receber amigos e familiares nos finais de semana com conforto e alegria é realmente incrível.

E de fato, isso é realmente muito bom, podem acreditar. Entretanto, nesses sonhos as vezes esquecemos de imaginar o custo disso e o quanto de trabalho pode somar a rotina.

O planejamento deve incluir desde o tamanho da piscina dimensionado não só a sua área atual disponível para a construção da mesma, mas também o número médio de pessoas que em geral vão usá-la. Ou seja, se apenas 5 ou 6 pessoas vão fazer uso aos finais de semana, você não precise de uma piscina gigante, captou?

Pensar em coisas do tipo já vão fazer você poupar grana e trabalho, afinal de contas, você está construindo uma piscina para relaxar.

E fique sabendo, uma piscina pode levá-lo do luxo ao triste muito facilmente. A falta de manutenção adequada além de uma série de problemas que envolvem desde a qualidade da água até questões de imagem mesmo. Por exemplo, nada pior que uma piscina suja, maltratada com limo, peças quebradas, rejunto preto, e com aquela água verde.

Certeza: ninguém quer se deitar em uma piscina neste estado deplorável. E a impressão de abandono vai causar muitos aspectos negativos de uma forma geral. Tanto ao imóvel, quanto aos administradores dessa casa.

10 dicas de manutenção de piscina que todo iniciante precisa conhecer.

Sem mais delongas, chega de papo e vamos as 10 dicas de manutenção de piscina que prometemos. E sim, estou afirmando, piscina é uma coisa muito legal e uma bela conquista.

Esteja orgulhoso de poder desfrutar disso e poder proporcionar bons momentos para a sua família e amigos.

1. Limpeza da superfície e das laterais da piscina

Remover folhas, insetos e detritos pode parecer uma dica óbvia demais, mas ela é importante. Ainda mais se sua piscina for exposta, na frente da casa por exemplo.

Em certos locais, a limpeza precisa ser diária até. Isso pode ser feito com ferramentas especificas de limpeza como grande peneiras e até mesmo robôs.

Se você tem pouco tempo ou não quer gastá-lo com isso, considere a compra de um robô aspirador que irá limpar o fundo da piscina para você. Deixei aqui um link para você ver alguns exemplos de robôs limpadores de piscina.

Não se esqueça de esfregar as laterais da sua piscina, nessa região é comum acontecer o acumulo de algas. A sorte é que este trabalho não precisa ser feito rotineiramente, de 15 em 15 dias já deve bastar par manter tudo em ordem por ali.

Em cantos em que as algas estão mais resistentes, tente embeber um pano em cloro e deixá-lo agir por algumas horas. Isso fará as algas se soltarem facilitando a limpeza.

2. Filtro de Piscina: Considere um bom filtro no seu conjunto

Os filtros de uma piscina são fundamentais para a manutenção de todo o conjunto. Como o próprio nome já sugere ele é responsável pela filtragem de pequenas partículas que podem escapar da sua peneira. Mas também captam desde folhas, insetos e até pequenas objetos.

Uma boa limpeza já pode acontecer simplesmente desligando o filtro e removendo a sua tampa, localizada onde tenha sido feita a instalação do mesmo, geralmente sob o deque.

Você pode limpar seu filtro pelo menos uma vez por semana, ou de acordo com as características aí da sua região. Por exemplo, locais com muitas arvores costumam juntar mais folhas e insetos. Por tanto, a verificação precisa ser mais frequente.

A limpeza dos tubos pode ser feita com a lavagem reversa, todo sistema mais moderno já possui a opção “retro lavar”. Lembre-se, o cesto deve estar limpo e no lugar para evitar que a sujeira já coletada volte pra piscina.

3. As piscinas precisam de níveis químicos consistentes na sua manutenção

Níveis químicos são indiscutivelmente uma das facetas mais importantes da manutenção da piscina. A água desequilibrada parece escura, irrita a pele e os olhos, e pode fazer com que a sua piscina se torne um terreno fértil para as bactérias.

Existem alguns níveis químicos ideais para a sua piscina de acordo com o CDC e você pode ver mais detalhes disso neste link: CDC.

São eles:

  1. Ácido cianúrico – Protege o cloro da luz solar e determina o nível necessário de cloro livre. Uma leitura ideal para piscinas ao ar livre é 30-50.
  2. Cloro livre – Um desinfetante que mantém a água da sua piscina segura e livre de germes.
  3. Acidez / Alcalinidade – Também conhecida como nível de PH, a acidez precisa ser mantida entre 7,5 e 7,8 para prevenir irritação e proteger os equipamentos da piscina contra erosão.
  4. Alcalinidade Total – Ajuda a manter o PH em equilíbrio. Os níveis devem estar dentro do intervalo de 60-120.
  5. Dureza do Cálcio – Níveis adequados ajudam a prevenir danos causados ​​por gesso. Apontar para 220-350, mas menor para piscinas com revestimento de vinil.

Para testar a qualidade da água e determinar a manutenção da piscina quanto a este critério é fácil. Basta um dos vários kits existentes no mercado. Normalmente eles já possuem instruções claras, mas em geral é:

  • Preencher o tubo do kit com uma amostra da água da sua piscina;
  • Adicionar a solução fornecida ao kit de teste e fechar o frasco;
  • Aguardar alguns segundos, a água da sua amostra mudará de cor e uma comparação da água da amostra com as cores mostradas no kit de teste permitirá determinar os níveis químicos atuais e;
  • Por fim, ajustar os níveis, conforme necessário, para alcançar um equilíbrio recomendado.

4. Bicarbonato de sódio para um pouco de economia

Algumas lojas e especialistas em manutenção de piscina indicam o uso de bicarbonato de sódio para controlar a alcalinidade de uma piscina sem reduzir drasticamente os níveis de PH. Alguns podem tentar te vender uma solução que nada mais é que o Bicarbonato de Sódio.

Acontece que o bicarbonato de sódio faz o mesmo trabalho por apenas uma fração do preço. Da próxima vez que visitar uma loja, veja a composição dos produtos e note que o bicarbonato de sódio está presente em grande número da composição destes produtos.

E quanto a quantidade, basta usar a mesma medida da sua solução anterior que não tem erro.

5. Tratamento intensivo anti bactérias

Não tenha receio de fazer um tratamento de choque em sua piscina após algum evento, especialmente quando recebeu muita gente. Se não for feito com tanta frequência dificilmente isso afetar o revestimento da sua piscina.

Mas o que é esse tratamento intensivo ou de choque na piscina? Trata-se de aumentar drasticamente a quantidade de produtos químico por um curto período de tempo após esses grandes eventos na sua piscina.

Isso é feito aumentando o nível de cloro para matar bactérias, diluindo de três a cinco vezes a quantidade normal de cloro ou outro produto químico com água, lentamente colocando-o na linha de retorno da piscina, deixando-o filtrar pela piscina e, em seguida, reabastecendo lentamente a piscina com água ao longo do tempo.

Importante: até que os níveis normais de química da água não estejam restabelecidos o uso da piscina deve ser evitado realmente.

6. Atenção ao nível da água

Poucos sabem, mas o nível da água na piscina é importante, e estes níveis flutuam para cima obviamente após uma grande chuva. Ou para baixo depois de uma grande festa com a garotada saltando na piscina.

Depois de restabelecer o nível ideal, lembre-se de avaliar se não é preciso recalcular os níveis químicos da água.

7. Remover óleos e loções de bronzeadores da água

Compre uma bola de tênis para remover óleo e outros químicos como loções bronzeadoras, por exemplo. E apesar de ser estranho, essa é uma solução realmente eficaz e barata.

Mais fácil impossível, basta jogar a bola dentro da água e deixar a mágica acontecer. As fibras usadas para fazer a bola de tênis ajudarão a absorver os óleos e evitar que deixem um brilho liso em cima da água.

8. Lavagem do deque com alta pressão

Sabemos que as lavadoras de alta pressão são muito eficazes para limpeza. Musgo, limo e sujeiras incrustadas em calçadas e pisos em geral são facilmente arrancadas por elas.

Por tanto, considere usá-las para dar um trato no deque da sua piscina. Considere também que a manutenção de uma piscina não se restringe somente a ela propriamente dita, mas em todo seu entorno.

Ter um entorno limpo, ajudará diretamente na limpeza da piscina, certamente. Remova limo, musgo, ferrugem e crosta de sujeira de toda área com a lavagem por pressão.

Antes, faça uma boa limpeza com vassoura a moda antiga para evitar que sedimentos e poeira seja lançada para a sua piscina. Recolha tudo com uma pá e mãos à obra.

Use a pulverização para evitar aqueles riscos fortes que acabam deixando um visual estranho no piso.

9. Contrate um especialista periodicamente

Especialmente útil quando pensamos na parte mecânica dos nossos equipamentos. Muitos deles são substancialmente caros e por isso o custo de um bom profissional deve ser visto como economia e prevenção na verdade.

Um olhar clinico deste profissional pode perceber detalhes que normalmente deixamos passar. Trincas, vazamentos, manutenção de equipamentos e até mesmo pequenos ajustes que otimizam o funcionamento das máquinas.

Por mais que tudo pareça em ordem, e gastar com isso te lembre um desperdício, saiba que; detectar e corrigir um pequeno problema agora pode evitar que você tenha que administrar uma crise mais tarde. E pior, justo na véspera de uma comemoração importante a beira da sua piscina.

10. Cuidados com a piscina na baixa temporada

Cuidados com a piscina no verão são importantes. Porém, é ainda mais importante garantir que você a proteja adequadamente para o inverno. Afinal, ninguém quer remover a cobertura da piscina e descobrir vazamentos ou muitas sujeiras na água.

Tomar os cuidados corretos com a piscina na baixa estação vai fazer você poupar muito tempo e dinheiro com reparos. Vale a pena investir numa boa cobertura para manter a piscina livre de detritos.

Cuidados e dicas anotadas. Agora é só curtir

Manter uma piscina em boa forma implica uma certa quantidade de trabalho, mas não precisa ser um fardo. Ao incorporar essas dicas de manutenção da piscina em uma rotina de limpeza, você pode garantir que passe mais tempo tomando sol do que fazendo trabalhos braçais.

E você, tem mais alguma dica bacana? Manda pra gente aqui nos comentários que vamos incluir a sua sugestão. Esperamos que tenha gostado e até a próxima.

Este artigo é um Guestpost de : https://www.aberbeach.com.br

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como deixar sua casa mais fresca no verão

Além de saber sobre os modelos de ar condicionado, descubra como deixar sua casa mais fresca com materiais de construção.…

11 horas atrás

Decoração com Pedras de Mármore: Luxo e Requinte

Quando realizamos a compra de um imóvel, ou até mesmo locação, planejamos toda a decoração e desejamos que tudo esteja…

1 dia atrás

Café profissional em casa: um upgrade fácil no ambiente

Poucas coisas são tão charmosas quanto uma boa xícara de café. Felizmente, o processo de fazer café não fica muito…

1 dia atrás

Quais são os chuveiros mais confiáveis da atualidade?

Não dá de negar que o chuveiro elétrico faz a diferença na vida de centenas de famílias brasileiras. Com fácil…

2 dias atrás

Piso drenante é tendência sustentável para área externa

Uma das maiores tendências na área de arquitetura são os pisos drenantes. Esses pisos surgiram como uma solução ecológica e…

2 dias atrás

Afinal, quais são os tipos de financiamento imobiliário disponíveis?

Se você está prestes a comprar um imóvel e percebeu o mercado voltando a aquecer, é preciso conhecer bem os…

5 dias atrás