Dicas de marketing digital para arquitetos

Você é arquiteto e quer aumentar a sua presença na internet? Acredita que este é um meio de conquistar novos…

Você é arquiteto e quer aumentar a sua presença na internet? Acredita que este é um meio de conquistar novos clientes e divulgar o seu trabalho? Então nós temos algumas ideias que vão lhe ajudar. Hoje vamos passar dicas de marketing digital para arquitetos, com o objetivo de aumentar o alcance na web.

Acontece que não basta somente possuir um site para o seu escritório de arquitetura ou uma página no Facebook. Hoje em dia as pessoas querem conteúdos ricos, com materiais de qualidade e que realmente respondam perguntas comuns no seu dia a dia.

O que busca uma pessoa interessada em arquitetura? Provavelmente ideias para projetos, buscando uma reforma em sua casa ou opções para uma nova construção. Então, é isso que você precisa dar a eles, um conteúdo interessante e que deverá atrair cliques.

Mas, o negócio não é apenas conquistar milhares de acessos e sim buscar pessoas interessadas nos serviços da sua empresa. Um dos principais segmentos do marketing digital é o marketing de conteúdo, entenda como funciona.

O marketing foi extremamente impactado pela internet

O marketing foi uma área extremamente impactada pelos avanços da internet, então atualmente já não é mais possível conquistar clientes apenas com o boca a boca ou propagandas no rádio. Aliás, até alguns anos atrás o processo de divulgação de um produto era mais caro e lento do que acontece atualmente.

Com a internet as pessoas passaram a ter acesso aos mais diversos conteúdos, embora algumas delas ainda tenham acesso apenas por dispositivos móveis. Agora as pessoas fazem muito mais pesquisas antes de contratar um serviço e a internet é uma referência. Quem não está na web não é visto e não é lembrado.

Então, o marketing digital é algo importante para as mais diversas áreas, inclusive para a arquitetura. Por meio dele é possível atrair novos clientes interessados nos seus serviços, mas é algo que precisa ser praticado corretamente para atingir os resultados desejados.

Quem são os seus clientes?

O marketing digital depende de algo muito importante: quem são os seus clientes? Até porque, quem tenta vender para todo mundo acaba não vendendo para ninguém. A estratégia de marketing digital para arquitetos deve ser desenvolvida com base no seu público. Então, isso inclui a linguagem que será usada, o tipo de conteúdo produzido e outras características.

Uma das formas de conhecer o seu público é por meio de pesquisas e na sequência, o desenvolvimento de uma persona. Assim, é a representação fictícia do seu cliente ideal, baseada em dados comportamentais e características das pessoas que costumam contratar o seu serviço de arquitetura. Inclusive você pode criar mais de uma persona.

Isso vai possibilitar a criação de projetos específicos e com mais chances de sucesso. Então, é considerado um passo básico para o direcionamento das estratégias e as ações de marketing que serão utilizadas. Mas, somente vai dar certo se o estudo de persona acontecer de maneira correta.

Faça uma pesquisa e tenha planejamento

Para escrever textos e produzir conteúdo de qualidade é preciso conhecer o seu público-alvo, não adianta somente ter um blog. Por isso, é fundamental avaliar a situação atual do mercado e entender como a sua empresa está inserida neste cenário.

Em geral, não adianta somente possuir uma página nas redes sociais. Você deve desenvolver conteúdos interessantes para elas, que causam engajamento e conquistam a atenção dos usuários. Uma pessoa que não tem um objetivo tende a fazer escolhas erradas.

Então, é preciso começar pelo planejamento e por uma pesquisa de mercado, para entender como atua a concorrência e o que você pode fazer. Hoje em dia é possível fazer isso por meio da internet, de uma maneira simples ou com a ajuda de uma agência de marketing digital.

Desenvolva conteúdo de qualidade e marque presença

É fundamental produzir conteúdo de qualidade para atrair o interesse de pessoas ao seu site. Estamos falando do marketing de conteúdo, que ajuda a conquistar leitores para o seu blog e aumentar o tráfego no seu site. Aliás, hoje em dia os blogs aparecem como uma ótima alternativa, não só para quem é arquiteto.

O desenvolvimento do conteúdo de qualidade leva em consideração a seleção de boas palavras-chave e as famosas técnicas de SEO. Com isso, será possível levar o seu produto até a primeira página do Google. Mas, antes é preciso fazer um estudo, para entender quais são os termos mais buscados e que podem render resultados satisfatórios.

Uma coisa interessante é evitar a repetição de conteúdos nas diferentes plataformas, como blog e redes sociais. De fato, o Facebook e o Instagram podem ser usados para replicar o que foi postado no blog, mas vai além disso. Por fim, é interessante montar um calendário com os dias específicos para cada postagem.

Trabalhe na geração de leads

Você sabe o que é uma máquina de leads? Ela é muito interessante para gerar novos clientes. Essa é uma técnica que trabalha em conjunto com o marketing de conteúdo, onde são desenvolvidos materiais com o objetivo de coletar uma informação pessoal.

Assim, podemos dizer que um usuário passa a ser considerado um lead após ele fornecer algum dado, que pode ser o e-mail ou o telefone. Geralmente isso acontece quando ele deseja fazer o download de algum material e o produto só é liberado após preencher essa informação.

Para gerar clientes reais os leads precisam ser nutridos. Entretanto, quando o número é muito grande, talvez seja difícil nutrir todos eles, então é preciso levar em conta que somente o número total não adianta e sim a qualidade.

Quando o conteúdo é enviado direto para os usuários os leads então são nutridos, isso acontece por meio do e-mail marketing. Ainda assim, o resultado só será positivo caso a pessoa abra esse e-mail e leia o conteúdo que recebeu.

Acompanhe os resultados e identifique se são positivos

Uma das dicas de marketing digital para arquitetos é referente a avaliação dos resultados. Assim, o Google Analytics é uma ferramenta importante para avaliar os conteúdos que mais estão recebendo cliques e aqueles que não estão com um desempenho tão bom.

Com o Analytics será possível identificar de onde está vindo o tráfego para o seu site, quantas pessoas acessaram em determinado período e inclusive qual é o perfil dominante. Saber quantas vezes os formulários foram preenchidos é algo importante no marketing digital, assim como conhecer de onde vieram os acessos.

Não adianta trabalhar em conteúdos que não interessam a ninguém. Eles apenas geram perda de dinheiro e de tempo, por isso vale mais conferir os resultados e investir naqueles que já deram certo. Então, essa é apenas uma das ferramentas que pode ajudar no desenvolvimento de campanhas melhores.

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