Entenda o que é marketplace e como funciona para o ramo da decoração

O ambiente virtual proporciona um enorme espaço de vendas para diversos segmentos. Isso quer dizer que todos os tipos de…

O ambiente virtual proporciona um enorme espaço de vendas para diversos segmentos. Isso quer dizer que todos os tipos de produtos ou serviços podem aumentar sua visibilidade por meio da internet, sendo o ramo da estética, moda ou decoração.

O comércio eletrônico cresceu 12% só em 2018, em relação ao ano anterior, e faturou R$ 53,2 bilhões, segundo levantamento feito pela E-bit/Nielsen.

Para conseguir uma visão mais ampla de um segmento específico, como o meio da decoração, devemos ter em mente que os marketplaces podem representar ferramentas poderosas para os negócios.

Considerando sua representatividade, preparamos este conteúdo para falar sobre marketplace e o motivo para esse canal de divulgação ser tão assertivo  em relação ao crescimento no volume de vendas da sua empresa. Confira!

Saiba o que é um marketplace

De um modo geral, a definição mais clara de um marketplace é a descrição como uma espécie shopping virtual, tendo em mente que se trata de um espaço comercial.

Esse modelo de negócio é considerado vantajoso para todos os consumidores pela característica de reunir diversas marcas no mesmo lugar. Essa junção de concorrentes ajuda os compradores na busca pelo menor preço.

Ao pensar em um site como o Buscapé, que é um dos maiores exemplos da funcionalidade de um marketplace, fica mais clara a sua interação com os clientes.

Nele, ao pesquisar por um produto, como um smartphone, irão aparecer diversas lojas oferecendo aquele mesmo item, cada uma por um preço.

Além disso, o marketplace também é responsável por gerar concorrência, pois as empresas são obrigadas a oferecerem um bom serviço a um preço competitivo para que se mantenham no mercado. Isso é sempre uma vantagem para os consumidores.

Fora isso, utilizar uma plataforma de marketplace para o seu negócio aumenta a visibilidade da sua empresa, e como consequência aumentará suas vendas e lucro.

Isso acontece independente do segmento. Pode pensar no setor industrial e a comercialização de objetos específicos, como um disco abrasivo ou o oferecimento de prestadores de serviços.

E essa segmentação via desde de produtos de uso comum, como roupas e eletrônicos, até itens únicos como uma lona de caminhão ou um raio x portátil. Não é o tipo de coisa que qualquer um pesquisaria, mas existe mercado para esse tipo de produto.

Entenda as vantagens de utilizar os marketplaces

Quando é usado para a área de decoração, esse meio de divulgação é tão eficiente quanto para qualquer outro segmento que use a internet como meio de divulgação.

Pois o setor de casa e decoração já é o quinto maior representante do e-commerce no Brasil, segundo o 37° relatório da Webshoppers.

Sites que trabalham com marketplace costumam ser muito acessados. Para as empresas existe a possibilidade de ingressar nesse mercado sem um custo muito elevado. Fora isso, as vantagens dessa canal ficam claras como:

Facilidade na logística

Para alguns itens de decoração, como os mais pesados ou delicados, podem ser um desafio logístico para todos os varejistas. Os marketplaces auxiliam nessa parte, ajudando na entrega dos produtos.

Por isso, o marketplace é uma ótima alternativa para os comerciantes, até mesmo do ramo de decoração. Além de não haver a necessidade de uma demonstração (loja física), o marketplace se adequa a agenda do consumidor, tanto para a compra quanto no prazo de entrega.

Diversidade de público

Os marketplaces contam com uma diversidade enorme de público, sendo encontrado em todo o país, com diferentes perfis e interesses.

Por isso, a possibilidade de vender itens de decoração é maior. Em um espaço virtual, a chance de um consumidor encontrar o que procura sem precisar sair de casa torna esse mercado atrativo.

Além disso, os produtos podem ser organizados por categorias, facilitando a busca dos potenciais clientes e organizando a sua vitrine, que no caso é virtual.

Controle de investimento

Para investir em marketplace, os lojistas da área de decoração não precisam de um grande valor. Na verdade, para entrar nesse mercado é possível se tornar um parceiro dos canais de divulgação, e cadastrar seus produtos, sem um valor inicial.

A cobrança que será gerada com essa parceria vem da comissão das vendas fechadas dentro do canal. Por isso, os preços devem ser dados de modo que cubram todos os gastos.

O marketplace é um tendência a ser seguida

Como vimos ao longo deste conteúdo, vale a pena para o setor de decoração se aproveitar das oportunidades do marketplace.

Por ser um shopping virtual, todos os seus produtos ficam expostos como em uma vitrine, no entanto, no marketplace não há necessidade de ter uma loja física.

Fora isso, o marketplace é responsável por alcançar um público mais diversificado, ser uma boa alternativa para controlar os investimentos e possuir facilidade na sua logística.

Além de um excelente canal de divulgação e vendas para o seu produto, essas plataformas são extremamente eficientes para empresas ganharem visibilidade. Dessa forma, é possível se consolidar no mercado e crescer, aumentando suas vendas e consequentemente os lucros da sua empresa.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Dicas de decoração inspirada na Chanel

Quando você pensa em alta-costura, luxo e elegância, um nome que vem à mente instantaneamente: Chanel. Famosa por bolsas acolchoadas,…

3 dias atrás

Casa Expansível ajuda a se adaptar à rápida urbanização

Uma empresa de design tecnológico, com sede em Cingapura, desenvolveu um protótipo de habitação inovador que combate a expansão urbana…

1 mês atrás

Entenda as vantagens do piso moeda emborrachado para residências

É muito provável que você tenha visto piso moeda emborrachado em uma escola, em um prédio comercial ou na sua…

1 mês atrás

Dicas de decoração sustentável

Integrar sustentabilidade com decoração parte da criatividade e da sensibilidade de cada um. Para que você deixe o estresse de…

2 meses atrás

Revitalização de móveis – veja como conservar e fazer com que durem mais

Sabe aquele móvel encostado na sua casa que você já não consegue mais ver utilidade ou beleza? Ou imagine o…

2 meses atrás

Amarelo melão é a nova tendência do verão

O lado ensolarado nem sempre foi muito bem explorado pelas indústrias de moda e decoração de casa. E isso por…

2 meses atrás