O QUE É PORTA PANTOGRÁFICA?

Na hora de escolher a porta para sua casa ou projeto, pode surgir a dúvida de qual é a mais…

Na hora de escolher a porta para sua casa ou projeto, pode surgir a dúvida de qual é a mais ideal. Pode não parecer, mas a porta pode ser bem mais que um meio de manter a segurança e a divisão das áreas, podendo até mesmo se tornar um elemento participante na decoração.

No caso da porta pantográfica, ela vem para servir como um adendo à escolha, podendo tanto ser uma proteção extra quanto um ornamento. Mas, afinal, você quer saber como ela funciona e suas várias serventias? Então vamos te apresentar aqui tudo o que você precisa saber!

O QUE É?

Sabe as grades comuns e fixas presentes nas janelas de casas como uma forma de segurança extra? Ou mesmo as grades de porta, que abre na direção oposta? A porta pantográfica pode ter o mesmo intuito, mas, diferente desses modelos, é uma grade que pode ser recolhida lateralmente, permitindo assim um vão livre.

Normalmente são produzidas em aço, sob medida e com composição em xadrez. A abertura pode ser tanto lateral quanto central — com uma e duas folhas, respectivamente.

O requadro é metálico, com trilho superior para os rodízios, trilho inferior fixo ou móvel, fechadura bico de papagaio e pintura eletrostática. Além do mais, também se encontram portas de madeira em estilo veneziana com a abertura em pantográfico.

ONDE INSTALAR?

Muito comum em elevadores antigos, como um meio de proteção, sua versatilidade permite instalação em diferentes ambientes: residencial, industrial ou comercial, seja interno ou externo.

Seu uso pode ser em portas, janelas, corredores, armários e afins, podendo servir para múltiplas funcionalidades. Um exemplo disso é o seu uso para separar ambientes, dando, assim, uma nova aparência e uma elegância em um estilo mais rústico ao local.

Antes da instalação, porém, é importante levar algumas coisas em consideração:

  • É preciso um espaço mínimo de 0,07cm para a instalação da mesma, evitando que pareça uma moldura, se sobreposta ao vão;
  • Se instalada do lado de fora, em um lugar com pouca ou sem cobertura, é indicado que a porta pantográfica tenha pintura galvanizada — um revestimento feito com zinco, que impede a ferrugem do material causada pelo clima;
  • O guia do chão pode ser feito de duas formas: fixo, o qual é feito um corte no piso e o trilho é embutido no chão; ou móvel, o qual evita o corte no piso e é retrátil, ajudando a prevenir o acúmulo de sujeiras;
  • Se for de sua preferência, é possível fazer a instalação da porta pantográfica antes de ser colocado o piso do ambiente, fazendo as devidas medidas;
  • No caso de desejar colocar um carpete, aconselha-se instalar a porta pantográfica antes para o acabamento ficar rente a porta. Em caso de já colocado o carpete, opte por usar um trilho móvel.

POR QUE INSTALAR PORTA PANTOGRÁFICA?

Existe uma gama de vantagens que fazem da porta pantográfica uma boa escolha, para diferentes usos. Desde usá-la como um, já mencionado, elemento decorativo dentro de casa, a um investimento de segurança extra.

Com a porta pantográfica você pode fechar ambientes e ou reforçar a segurança, tendo ainda uma boa visibilidade de áreas externas, por exemplo. Além disso, aproveita-se a iluminação e a ventilação.

Por ser mais pesada que uma porta comum, a pantográfica auxilia na proteção do local ao dificultar arrombamentos e violações, tanto por ser mais firme e robusta, quanto pelo som. Uma vez que esse tipo de grade causa barulho pelo atrito entre os ferros, é uma boa forma de chamar atenção em caso de qualquer tentativa de manuseá-la.

ACESSÓRIOS PARA PORTAS PANTOGRÁFICAS

Os acessórios para portas pantográficas facilitam a instalação e garantem o correto funcionamento da estrutura. Assegura, também, a durabilidade da porta e minimiza o desgaste. São alguns exemplos:

Bucha eixo tesoura pantográfica

É uma peça de desgaste, que fixa a estrutura da porta à parede, e recebe o atrito no processo de abrir e fechar a porta.

Eixo tesoura pantográfica

Com um papel semelhante a bucha eixo tesoura, serve para receber o atrito e evitar o desgaste das demais peças da porta.

Guia deslizante de nylon

Seja superior ou inferior, o que permite realizar o processo de abrir e fechar a porta pantográfica são os trilhos. Para que esse processo seja feito da maneira correta, são usados guias deslizantes de nylon — uma opção resistente e de boa durabilidade.

Busque acessórios de qualidade

Os preços da porta pantográfica em Curitiba podem variar para cada empresa fornecedora, tipos de material e tamanho, assim como os acessórios. A dica é sempre consultar diferentes empresas e realizar um orçamento gratuito com elas.

Sempre opte por um produto de qualidade, resistente e feito com materiais de boa procedência para evitar um desgaste maior em menos tempo, e, consequentemente, diminuir as dores de cabeça e o gasto para o bolso.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

4 dias atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

6 dias atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

4 semanas atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

4 semanas atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

1 mês atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

1 mês atrás