Saiba o que não pode faltar no seu escritório

Muitas horas de trabalho são contabilizadas em um escritório diariamente, o que só reforça a necessidade de assegurar que este…

Muitas horas de trabalho são contabilizadas em um escritório diariamente, o que só reforça a necessidade de assegurar que este ambiente seja estruturado de maneira adequada.

Afinal, a falta ou escolha incorreta dos elementos podem influenciar negativamente os colaboradores e, consequentemente, na produtividade.

Por essa razão, diferentes aspectos devem ser considerados em sua organização, tais como:

  • Funcionalidade;
  • Estética;
  • Qualidade;
  • Ergonomia.

São características como essas que tornam o ambiente agradável como um todo, sendo a ergonomia uma questão que pode ter impacto até mesmo na saúde do trabalhador, uma vez que corresponde a relação entre os elementos e os seres humanos em prol do bem estar.

Dessa forma, a ergonomia é trabalhada nos mais variados itens, para favorecer a eficiência, conforto e segurança no ambiente.

Além dessa questão, a funcionalidade, juntamente com a qualidade e a estética, reforçam o custo-benefício de cada item.

Por exemplo, no momento de escolher a mobília para organizar materiais, como documentos, móveis com marcenaria de alto padrão podem ser uma escolha favorável devido a grande resistência e facilidade de higienização que esse tipo de material apresenta.

É preciso observar quais são as principais necessidades que devem ser atendidas, uma vez que existem materiais, tamanhos e modelos variados.

A escolha das persiana painel também se enquadra nas questões apresentadas, principalmente para que exista equilíbrio entre a estética e as exigências relacionadas a manutenção e iluminação.

O controle de luminosidade pode contribuir com um ambiente mais confortável, pois quando há uma disfunção nesse sentido, os colaboradores podem se sentir desconfortáveis devido a alta ou baixa luminosidade.

As persianas são amplamente selecionadas por promoverem praticidade na abertura, que pode ser horizontal ou vertical, assim como o material e as tonalidades também podem variar. Naturalmente, para que seja possível usufruir dos benefícios, a escolha deve ser feita com cautela.

Como otimizar o controle de acesso?

O controle de acesso tem grande importância para o escritório de maneira geral, principalmente por ter relação com a organização e segurança. É uma maneira de evitar a entrada de pessoas não autorizadas no local e consequentemente, pode contribuir com a tranquilidade dos colaboradores.

Um item comumente empregado para a identificação das pessoas é o crachá em pvc, que pode ser empregado de formas distintas para visitantes, prestadores de serviços e colaboradores.

No caso dos funcionários, comumente a frente do crachá conta com informações relevantes, como logo da empresa, cargo e foto.

Naturalmente, cabe a cada empresa identificar qual é a maneira mais adequada de incorporar os crachás, pois além de contribuir com a identificação, existem alternativas que também são utilizadas em leitores, em que apenas com a proximidade, a entrada é liberada ou bloqueada.

Cuidados com o conforto térmico

O conforto térmico é essencial para os escritórios, principalmente por ter ligação direta com o bem estar dos colaboradores. Uma das principais características é o controle de temperatura do ar, porém, é importante considerar que os aparelhos instalados em prol do conforto térmico também possuem relação com fatores como a umidade.

Por esse motivo, o sistema de ar condicionado é amplamente buscado para ambientes corporativos.

Não basta somente recorrer a profissionais para a instalação, pois a manutenção é significativa para o desempenho deste item. Assim como outros sistemas, há possibilidade de medidas preventivas, ou seja, uma empresa de ar condicionado em SP não deve ser procurada somente quando algum problema severo já acometeu o aparelho.

A falta de inspeções e limpezas regulares pode favorecer o acúmulo de agentes nocivos, como vírus e bactérias, o que compromete a qualidade do ar e consequentemente pode agravar sintomas de condições respiratórias ou até mesmo dar início a problemas de saúde.

Por essa razão, a qualidade do ar no interior deve ser sempre preservada, inclusive no que diz respeito ao grau de pureza, além da umidade e temperatura.

Com as informações apresentadas ao longo do texto, se pode concluir que no escritório não devem faltar recursos que atendam a organização, segurança e bem estar dos colaboradores.

É algo que pode ser alcançado por meio da conciliação dos aspectos citados anteriormente, como a funcionalidade, qualidade, estética e ergonomia. Na dúvida, é válido sempre recorrer a profissionais qualificados para escolher os itens mais adequados, assim como para a instalação e manutenção.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, um portal informativo com milhares de notícias sobre diversos segmentos do mercado.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Saiba como decorar o seu escritório de maneira simples

O escritório é um ambiente muito especial porque é onde exercemos as nossas atividades diárias, seja no espaço da empresa…

2 dias atrás

Loft contemporâneo: entenda suas vantagens

Charmoso e moderno, o loft contemporâneo resgata o conceito que surgiu na década de 60, com um toque de sofistifcação…

2 dias atrás

Decoração rústica: vale a pena?

A decoração rústica vem ganhando cada vez mais adeptos em tempos marcados pela correria em rotinas agitadas.  Essa busca é…

2 dias atrás

Móveis planejados: saiba porque escolher em seu escritório

O ambiente profissional é o local onde seu trabalho é realizado no dia a dia, e para que isso seja…

6 dias atrás

Decoração com madeira: decorando interiores e exteriores das residências

Marcada pela presença de cores neutras, linhas retas e móveis funcionais, a decoração contemporânea visa a produtividade e otimização dos…

6 dias atrás

Saiba quanto tempo duram as máquinas de lavar louça?

As máquinas de lavar louça foram criadas para ajudar no serviços domésticos que pode ser encontrada na maioria das cozinhas…

1 semana atrás