Piso Aquecido ou Ar quente: qual a melhor forma de aquecer o seu lar?

Naqueles dias frios de inverno, nada como ter um lar aconchegante e quentinho para repousar depois de um árduo dia…

Naqueles dias frios de inverno, nada como ter um lar aconchegante e quentinho para repousar depois de um árduo dia de trabalho.

Até porque, entrar no chuveiro não é fácil nos dias gelados. Mas, se o banheiro estiver climatizado, torna-se uma verdadeira delícia um banho aconchegante.

No entanto, a grande maioria das pessoas não sabem qual é a melhor forma de aquecer o lar. E você, sabe? É melhor o ar quente ou o piso aquecido?

Responder corretamente essa pergunta pode fazer toda a diferença não só para os dias frios de inverno como também para a valorização do seu imóvel.

Qual a melhor forma de aquecer o ambiente?

B.W. Olesen é professor e doutor formado pela Universidade Técnica da Dinamarca que estuda a melhor forma de aquecimento do lar.

No seu artigo “Radiant floor heating in theory and practice”, ele enaltece que o aquecimento do piso tem o perfil de ascensão de calor mais próximo do modelo ideal.

Mas, o que seria esse modelo ideal? De acordo com Olesen, o modelo ideal para a calefação de ambientes, considera que a região do corpo que mais necessita de calor é a região inferior. Ou seja, pernas e pés.

Por isso, o calor deve vir de baixo para cima, e não o contrário. Isso faz com que a temperatura vá baixando gradualmente até chegar na nossa cabeça.

Então é melhor o piso aquecido do que o ar quente?

Considerando esse estudo do professor Olesen, o piso aquecido acaba sendo a melhor maneira de aquecer um ambiente nos dias frios.

Afinal, como o ar quente fica no alto, ele precisa ser pressionado para baixo, e por isso a temperatura é mais elevada na região da cabeça.

Nesse caso, não nos sentimos totalmente confortáveis. Responda sinceramente: quando você liga o ar quente, ele não passa a incomodar depois de um certo tempo?

Pois é, isso já não acontece nas casas que possuem o sistema de piso aquecido. Pois, a região da nossa cabeça não sente tanto calor.

E a região das nossas pernas e pés, que necessitam de mais calor, acabam sendo aquecidos bem mais facilmente.

Por isso, nos países mais frios, não é usado o aquecedor de ar como forma de aquecimento de ambiente, mas sim o sistema de piso aquecido.

E quais outras diferenças entre o piso aquecido e o ar quente?

Além de proporcionar um ambiente mais agradável, o piso aquecido também consome bem menos energia elétrica do que o ar quente.

Só para ter uma ideia, colocando o piso aquecido em um ambiente de 10 m² e ligando-o durante 6 horas ao dia, 20 dias no mês, o gasto com energia elétrica é de aproximadamente R$36.

Sem contar que você pode regular a temperatura de cada ambiente da casa separadamente, o que garante ainda mais conforto.

Por exemplo, você pode deixar o banheiro e o quarto mais quentes que a cozinha. Além disso, a instalação desse sistema não faz sujeira nenhuma na obra.

Uma outra vantagem que o piso aquecido tem é que ele evita que as paredes peguem mofo, principalmente as que ficam atrás de armários.

Como é esse sistema de piso aquecido?

Apesar do nome, o piso aquecido não é um tipo de piso instalado, mas sim um sistema que vai embaixo de qualquer piso.

Dessa forma, você não precisa se preocupar com a estética da sua casa, pois você pode escolher o piso que gostar, afinal o sistema é compatível com qualquer piso.

Em regra, esse sistema pode ser tanto hidráulico quanto elétrico. Tudo depende do tamanho da sua obra para definir essa escolha.

Geralmente em obras grandes, é usado o sistema hidráulico para não sobrecarregar o sistema elétrico.

Já em obras menores, é mais aconselhável o sistema elétrico, pois ele é mais fácil de instalar, e também possui um custo um pouco mais atraente.

Quais são os tipos de piso aquecido que existem?

tipos de piso aquecido

Existem basicamente três tipos de sistema de piso aquecido, sendo: cabos calefatores, mantas para laminados e sistema hidrônico.

O sistema de cabos calefatores é compatível com praticamente todos os pisos e revestimentos do mercado, sendo esse um dos sistemas mais indicados.

Mas, se você for optar por colocar piso laminado na sua casa, a manta para laminados pode ser a melhor solução. Pois, ela é de fácil instalação e não exige nenhum tipo de material cimentício.

Agora, se você vai fazer uma obra de grande porte que tenha uma limitação da carga elétrica, o mais indicado é o sistema hidrônico.

E é seguro esse tipo de sistema?

Qualquer um desses três tipos de sistema de piso aquecido são bastante seguros, mas é importante que a empresa escolhida para fazer a instalação tenha todas as certificações.

Os termostatos precisam ser de classe de segurança IP, sendo que a empresa precisa ter todos os certificados na IEC 60800.

Se a empresa atingir toda essa exigência, com certeza você pode ficar despreocupado em relação a sua segurança e a segurança do seu lar.

Onde encontrar esse tipo de sistema no Brasil

No Brasil, a Vesta é uma empresa referência quando o assunto é Piso Aquecido. Afinal, temos todos os certificados exigidos.

vesta piso aquecido

Além disso, avaliamos toda a necessidade da sua obra antes de te dar um orçamento, e chegamos no melhor sistema para a sua casa.

Ter um piso aquecido, faz toda a diferença no seu lar. Afinal, quanto custa o seu conforto e o da sua família? Isso é algo que não tem preço.

Por isso, quando o assunto é instalar um sistema que fará toda a diferença na sua casa é preciso buscar quem é referência no mercado.

Agora que você já sabe a diferença entre um sistema de piso aquecido e um ar condicionado, ficou mais fácil escolher não é mesmo?

E, aqui entre nós, a diferença naqueles dias frios de inverno, entre o ar quente e o sistema de piso aquecido, é bem gritante.

Quer saber mais sobre esse sistema inovador? Entre em contato conosco. Teremos um imenso prazer em deixar o seu lar ainda mais aconchegante.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Qual importância de um arquiteto no projeto de móveis sob medida

Os móveis de alto padrão são uma realidade cada vez mais comum nas casas brasileiras, mas que ainda traz algumas…

1 semana atrás

Como decorar e harmonizar sua casa usando flores?

Flores. Elas têm o poder de mudar qualquer ambiente. Você costuma decorar a sua casa com flores? Não? Por quê?…

1 semana atrás

Millenials, saiba como decorar seu imóvel alugado

Alugar imóvel virou o novo estilo de vida da geração millenials. O sonho de financiar a casa própria passou a…

3 semanas atrás

Investimento no mercado financeiro: 7 mitos e verdades que você precisa saber

Está pensando em investir no mercado financeiro, mas não sabe por onde começar ou tem muitas dúvidas? Para te ajudar,…

2 meses atrás

Procurando o piso mais barato para a sua casa?

Quer reformar o piso e está procurando as opções mais baratas? Cuidado! Não adianta escolher os produtos de acabamento mais…

2 meses atrás

Capa de almofada barata vale a pena?

Quando vemos opções mais em conta, seja na internet ou em lojas perto de casa, sempre ficamos tentadas a comprar,…

2 meses atrás