Piso drenante é tendência sustentável para área externa

Uma das maiores tendências na área de arquitetura são os pisos drenantes. Esses pisos surgiram como uma solução ecológica e…

Uma das maiores tendências na área de arquitetura são os pisos drenantes. Esses pisos surgiram como uma solução ecológica e sustentável para colocação em áreas externas. Trata-se de um piso robusto e que possibilita o escoamento da água da chuva.

Esse piso tem a vantagem de contribuir com o meio ambiente e reduzir o caos causado pelas enchentes nas cidades urbanas como alagamentos e desmoronamentos. Além do governo colocar em ação políticas públicas que minimizem esses impactos, as pessoas podem contribuir também com algumas ações, fazendo a sua parte por um ambiente mais equilibrado.

Ao escolher pisos drenantes e outros materiais de baixo ou zero impacto ambiental para a reforma ou construção da sua casa ou empresa, você está pensando no futuro das próximas gerações e no bem-estar coletivo.

Como funciona o piso drenante?

O piso drenante possibilita 100% de escoamento da água. A água da chuva, quando entra em contato com o piso, escoa pelos seus poros e é levada ao lençol freático, cursando seu ciclo natural.

O ideal é usar o piso drenante em sintonia com algum projeto paisagístico, uma vez que as plantas também são favorecidas ao absorver a água disponibilizada pelo piso drenante.

Uma vantagem do piso drenante é que ele é anti-derrapante, ou seja, promove mais segurança e tem boa durabilidade. Existem variadas cores de piso drenante para escolher, para que se adapte às necessidades de cada um.

Ele possui uma camada com pedras granuladas, o que ajuda na filtração da água, diminuindo a sua poluição. Além disso, o piso permeável para área externa ajuda na redução da temperatura em até 7ºC se comparado com asfalto comum.

Onde aplicar?

Pode ser aplicado em locais diversos como calçadas, parques, rampas, estacionamentos, ruas e outras áreas comuns a céu aberto.

Leia também sobre piso para quintal e como escolher o ideal.

Além do piso drenante em placas, que são blocos em formas de piso com poros, existe também o piso grama e intertravado. Só que essas outras versões não trazem os mesmos benefícios, pois são apenas parcialmente drenantes. Para uma solução 100% drenante a melhor escolha é o piso drenante.

Para instalação não é necessário uso de argamassa, apenas bases compostas. Além disso, deve-se ter um nivelamento adequado do terreno para correta instalação.

Benefícios do piso drenante

⦁ Antiderrapante

⦁ Escoamento da água da chuva

⦁ Altamente resistente

⦁ Baixa absorção de calor

⦁ Fácil instalação e remoção

A partir dessas considerações fica mais fácil fazer uma escolha mais assertiva para o projeto da sua casa ou empresa. Escolhas conscientes podem trazer contribuições importantes quando o assunto é sustentabilidade e meio ambiente.

E então, já sabe qual piso vai escolher para sua casa? O que achou do piso drenante?

Guestpost produzido pela Drenaltec, líder em fabricação de pisos e revestimentos sustentáveis.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

1 mês atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

1 mês atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

2 meses atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

2 meses atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

2 meses atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

2 meses atrás