Piso drenante é tendência sustentável para área externa

Uma das maiores tendências na área de arquitetura são os pisos drenantes. Esses pisos surgiram como uma solução ecológica e…

Uma das maiores tendências na área de arquitetura são os pisos drenantes. Esses pisos surgiram como uma solução ecológica e sustentável para colocação em áreas externas. Trata-se de um piso robusto e que possibilita o escoamento da água da chuva.

Esse piso tem a vantagem de contribuir com o meio ambiente e reduzir o caos causado pelas enchentes nas cidades urbanas como alagamentos e desmoronamentos. Além do governo colocar em ação políticas públicas que minimizem esses impactos, as pessoas podem contribuir também com algumas ações, fazendo a sua parte por um ambiente mais equilibrado.

Ao escolher pisos drenantes e outros materiais de baixo ou zero impacto ambiental para a reforma ou construção da sua casa ou empresa, você está pensando no futuro das próximas gerações e no bem-estar coletivo.

Como funciona o piso drenante?

O piso drenante possibilita 100% de escoamento da água. A água da chuva, quando entra em contato com o piso, escoa pelos seus poros e é levada ao lençol freático, cursando seu ciclo natural.

O ideal é usar o piso drenante em sintonia com algum projeto paisagístico, uma vez que as plantas também são favorecidas ao absorver a água disponibilizada pelo piso drenante.

Uma vantagem do piso drenante é que ele é anti-derrapante, ou seja, promove mais segurança e tem boa durabilidade. Existem variadas cores de piso drenante para escolher, para que se adapte às necessidades de cada um.

Ele possui uma camada com pedras granuladas, o que ajuda na filtração da água, diminuindo a sua poluição. Além disso, o piso permeável para área externa ajuda na redução da temperatura em até 7ºC se comparado com asfalto comum.

Onde aplicar?

Pode ser aplicado em locais diversos como calçadas, parques, rampas, estacionamentos, ruas e outras áreas comuns a céu aberto.

Leia também sobre piso para quintal e como escolher o ideal.

Além do piso drenante em placas, que são blocos em formas de piso com poros, existe também o piso grama e intertravado. Só que essas outras versões não trazem os mesmos benefícios, pois são apenas parcialmente drenantes. Para uma solução 100% drenante a melhor escolha é o piso drenante.

Para instalação não é necessário uso de argamassa, apenas bases compostas. Além disso, deve-se ter um nivelamento adequado do terreno para correta instalação.

Benefícios do piso drenante

⦁ Antiderrapante

⦁ Escoamento da água da chuva

⦁ Altamente resistente

⦁ Baixa absorção de calor

⦁ Fácil instalação e remoção

A partir dessas considerações fica mais fácil fazer uma escolha mais assertiva para o projeto da sua casa ou empresa. Escolhas conscientes podem trazer contribuições importantes quando o assunto é sustentabilidade e meio ambiente.

E então, já sabe qual piso vai escolher para sua casa? O que achou do piso drenante?

Guestpost produzido pela Drenaltec, líder em fabricação de pisos e revestimentos sustentáveis.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Principais cursos para quem deseja trabalhar com decoração de interiores

Se você está pensando em trabalhar com decoração de interiores, é importante saber o que faz parte dessa carreira. Neste…

1 mês atrás

Como fazer um quarto aconchegante?

Sabia que é possível ter um quarto aconchegante sem gastar muito? É possível fazer uma decoração bonita, com tamanho de…

2 meses atrás

10 dicas para montar seu escritório em casa e trabalhar normalmente

Ter a possibilidade de praticar home office pode ser o sonho de muitas pessoas, mas é preciso montar um escritório…

3 meses atrás

Como montar um escritório para home office com pouco dinheiro

A opção de home office é algo que algumas empresas já ofereciam como um benefício (algumas oferecem uma vez por…

3 meses atrás

Decoração barata: faça você mesmo

Faça um belo filtro de sonhs O filtro dos sonhos é um belo artefato e é muito usado para decoração,…

3 meses atrás

Ideias baratas para deixar seu jardim mais bonito e agradável

Neste artigo iremos dar algumas dicas para deixar seu jardim mais bonito e agradável, mesmo naqueles ambientes com pouco espaço,…

3 meses atrás