Por que contratar seguro residencial para o seu imóvel?

O seguro residencial pode cobrir uma série de sinistros ao seu imóvel. Conheça mais sobre o serviço e sua importância.…

O seguro residencial pode cobrir uma série de sinistros ao seu imóvel. Conheça mais sobre o serviço e sua importância.

O seguro é uma forma de proteger patrimônios e até mesmo vidas contra possíveis transtornos que possam ocorrer. Para proteger casas e apartamentos, temos o seguro residencial, composto por serviços de assistência disponíveis 24 horas por dia para diferentes sinistros.

Existem uma série de dúvidas que cercam a contratação de um seguro, como franquia, coberturas e reparos inclusos. Por isso, ele pode parecer confuso. Entretanto, o serviço é fundamental, principalmente para proteger o seu imóvel. Conheça as coberturas do seguro!

Entenda as assistências do seguro residencial

Como acontece em outros tipos de seguros, existem as coberturas básicas e outras assistências que podem ser adicionadas ao seguro residencial. Desse modo, é possível contratar uma apólice e personalizá-la de acordo com suas necessidades e preocupações.

Conheça os serviços básicos e adicionais do seguro residencial.

Cobertura básica

Segundo a Superintendência de Seguros Privados, a Susep, a cobertura básica do seguro residencial oferece assistências em caso de incêndios, queda de raios e explosões causadas por gás doméstico.

Além disso, as possíveis consequências destes danos que prejudiquem o imóvel também são incluídas na cobertura, como desmoronamento, despesas para contornar incêndios, salvamentos e desentulho de possíveis desabamentos.

Contudo, o seguro para imóveis com essa cobertura principal já proporciona uma certa segurança ao proprietário, sobretudo contra possíveis sinistros que possam ocorrer na sua moradia.

Cobertura adicional

As coberturas adicionais podem encarecer a apólice do seguro para casa, mas elas geram reembolsos em caso de transtornos mais específicos. Quem mora em regiões propensas a tempestades mais intensas, por exemplo, pode incluir o reembolso para danos causados por fenômenos naturais.

Ainda podem ser adicionadas assistências para danos elétricos decorrentes de pulsos mais fortes de energia na rede pública de abastecimento, incêndios por conta de explosões ou substâncias não incluídas na cobertura básica, roubo e furto, e impacto de veículos.

Manutenções na residência também podem ser cobertas pelo seguro residencial, como serviços de encanação, chaveiro e eletricista. A reparação de vidros costuma fazer parte das opções adicionais. A assistência cobre danos em janelas e peças de vidros no imóvel.

Fique atento! As coberturas mencionadas podem não estar disponíveis em todos os contratos. É importante consultar as condições gerais de contratação e os preços para incluí-las em seu pacote.

Percebeu como as assistências do seguro residencial podem ajudar em diferentes situações emergenciais? Por isso, vale a pena fazer uma cotação e contratar serviços que possam facilitar reparações para o seu imóvel em incidentes.

Os cuidados essenciais ao contratar a apólice do seguro residencial

A apólice de seguro é o documento onde constam todas as coberturas fornecidas pela seguradora e os procedimentos para acionar as assistências contratadas. Assim que o seguro é fechado com a empresa ou corretora, a apólice é emitida e entregue ao segurado dentro de 15 dias.

É importante entender que o documento possui os riscos cobertos, além dos bens compreendidos na apólice e outras informações relevantes.

Em relação aos riscos cobertos, estão registrados os danos previstos em contrato que podem ser reparados pelas assistências cobertas.

Os detalhes das importâncias seguradas também ficam na apólice. Essa parte é fundamental para entender o que de fato está protegido dentro do imóvel.

Há casos em que alguns objetos não são compreendidos pelo seguro, mesmo que sejam prejudicados por danos cobertos pelo seguro residencial. Para a Susep, em geral, são os seguintes:

  • Pedras e metais preciosos, joias, obras de arte e outros itens que podem ser atingidos e danificados por incêndios;
  • Manuscritos, projetos, cheques, livros de contabilidade e outros itens (moedas cunhadas, selos e papel-moeda);
  • Bens de terceiros, quando não estão sob responsabilidade do segurado para consertos e reparos. Necessário comprovação por notas fiscais e ordens de serviço.

Analisar os dados da apólice antes de assiná-la diminuirá os riscos de situações desagradáveis no futuro. Por isso, leia e guarde o documento em um local seguro.

O seguro residencial também possui franquia?

Sim. As seguradoras precisam que o proprietário do imóvel apresente um valor para arcar com parte dos custos do sinistro. Mas, se o sinistro ocorrer em escala integral, o segurado não precisa pagar o valor ou percentual registrado no contrato.

Quando há o sinistro parcial, ou seja, até 75% do imóvel segurado for danificado, o pagamento da franquia deve ser feito pelo proprietário. As regras são as mesmas do seguro auto.

O valor muda de acordo com a avaliação da casa e do apartamento, além de considerar as coberturas que estão incluídas na apólice e o tipo de franquia contratada. Porém, não deixe negociar o preço com o corretor ou seguradora para não ter de pagar tão caro para acionar o seguro.

Leia Mais: Como o seguro pode me trazer tranquilidade?

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

4 dias atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

6 dias atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

4 semanas atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

4 semanas atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

1 mês atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

1 mês atrás