Quais são os tipos de decorações? Identifique o seu!

Encontrar o melhor tipo de decoração nem sempre é uma tarefa simples. É preciso conhecer os principais estilos para encontrar…

Encontrar o melhor tipo de decoração nem sempre é uma tarefa simples. É preciso conhecer os principais estilos para encontrar aquele que faça mais sentido para a sua casa, atendendo aos gostos e preferências dos moradores.

Em geral, cada um deles traz as suas características próprias, como as cores, os contornos e o design dos móveis, que enriquecem o visual da residência, trazendo maior personalidade para ela.

A escolha de cada item conta nesse sentido. Afinal, uma cadeira executiva giratória pode ter uma aparência totalmente diferenciada, que além de deixar a casa mais bonita, contribui para que o estilo decorativo possa ser facilmente identificado.

Portanto, conhecer alguns tipos de decoração é essencial para optar por aquele que faz mais sentido para o seu lar. Sendo assim, continue na leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o assunto.

Estilos decorativos e suas características

Para escolher um exaustor de ar para a sua cozinha, você pode se deparar com uma grande variedade de modelos e designs. Por isso, para selecionar a melhor opção, é fundamental conhecer os principais estilos de decoração disponíveis, sendo eles:

  • Clássico;
  • Industrial;
  • Rústico;
  • Retrô;
  • Escandinavo.

O estilo clássico segue uma linha tradicional, no qual vemos detalhes e traços mais requintados. Possui grande presença de detalhes e de curvas, deixando os móveis ricos e refinados. É ideal para casas maiores, evitando que os ambientes fiquem sobrecarregados.

Entre os principais tons presentes nesse tipo de decoração, temos os mais neutros, como o branco, o preto e o marrom, que são vistos tanto na mobília quanto nos lustres, e nos artigos decorativos como vasos e quadros.

Já o estilo industrial é aquele que apresenta características bastante semelhantes com o visual de fábricas antigas dos séculos passados, dando prioridade para o uso de ferro e metais, ausência de acabamentos e presença de cores como o preto, prata e o cinza.

Ele pode ser facilmente aplicado por meio de um guarda roupa de aço, de vigas expostas, de parede de tijolos, luminárias de metal, mesas de madeira e mais uma série de outros tipos de mobílias com contornos mais simples e menos refinados.

Na decoração rústica é possível verificar um contato maior com a natureza, e por isso a presença de móveis em madeira com acabamentos leves ou inexistentes é bastante característico. As fibras naturais e o couro também complementam o visual.

Há a predominância de tons em marrom, assim como verdes, que podem ser inseridos por meio de plantas. O concreto queimado também é bastante utilizado, e pode ser aplicado no piso ou nas paredes, tal como é visto nas cortinas atirantadas.

O estilo retrô é um dos mais coloridos, uma vez que dá prioridade para móveis e equipamentos com design mais antigo, que recebem tons variados, deixando o espaço mais alegre e descolado.

Por fim, o estilo escandinavo utiliza cores mais neutras e itens mais naturais, seguindo características da região européia do século XX. O branco é um dos tons mais presentes, deixando o ambiente mais limpo e leve.

Móveis confortáveis e com poucos contornos ajudam a decorar o espaço de forma simples e prática, assim como as estantes e os enfeites mais claros ajudam a deixar os cômodos mais interessantes.

Escolher um desses estilos é a forma mais assertiva de deixar a sua casa bonita e aconchegante, valorizando o imóvel e conferindo uma personalidade agradável para qualquer espaço da residência.

Combinando estilos decorativos

Ao contrário do que se imagina, uma sugestão válida para deixar o seu lar diferenciado e cheio de estilo é justamente apostar em dois ou mais tipos de decoração, criando espaços únicos dentro da casa.

Nesse sentido, a dica é encontrar aqueles que apresentam maior semelhança, de forma que as características de um estilo complementem o do outro, garantindo que uma linha coerente seja aplicada.

Assim, o estilo industrial pode facilmente ser equilibrado com o rústico, de forma que os tijolinhos aparentes das paredes sejam harmonizados com o uso de plantas e com móveis de madeira com poucos acabamentos.

Da mesma forma, a decoração retrô pode trazer um móvel mais antigo, como é o caso de uma cristaleira, que apresenta contornos mais clássicos, e que vai conferir uma aparência diferenciada para o cômodo e para a residência em geral.

De fato, o céu é o limite quando se trata de criatividade para unificar dois estilos decorativos na sua casa. Por isso, não deixe de buscar referências e inspirações e tenha a certeza de montar os ambientes mais exclusivos e interessantes no seu lar.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE MÍDIAS PARA DESIGNERS DE INTERIORES

Pode não parecer, mas estar presente nas redes sociais com uma boa equipe de gestão de mídias ao lado pode…

4 dias atrás

Precisa de dinheiro para arrumar sua casa para o inverno?

Você está precisando arrumar sua casa para a chegada do inverno, porém precisa de dinheiro para começar a reforma? A…

6 dias atrás

Como elaborar um orçamento para reforma?

Saber como elaborar um orçamento para reforma pode gerar muitas vantagens. Pronto para uma reforma na cozinha? Ansioso por uma…

4 semanas atrás

Dicas para vender mais imóveis

Algumas dicas para vender mais imóveis pode ser fundamental para diversos corretores ou consultores que atuam na área. O interessante…

4 semanas atrás

Vantagens de alugar um apartamento

Há muitas vantagens de alugar um apartamento! Às vezes ouvimos que é melhor ser proprietário do que alugar. Hoje, esse…

1 mês atrás

Ferramentas essenciais para jardineiros iniciantes

Quando você inicia uma horta na sua casa, mesmo pequena, você deve necessariamente se munir de ferramentas essenciais para jardineiros…

1 mês atrás