Revitalização de móveis – veja como conservar e fazer com que durem mais

Sabe aquele móvel encostado na sua casa que você já não consegue mais ver utilidade ou beleza? Ou imagine o…

Sabe aquele móvel encostado na sua casa que você já não consegue mais ver utilidade ou beleza? Ou imagine o contrário: um móvel que você ama e quer que ele dure para sempre!

Em ambas as situações é possível tomar algumas providências. Você pode optar pela revitalização das peças mais velhas e também tomar uma série de cuidados para fazer com que seus móveis durem muito mais tempo, permanecendo bonitos por muito mais tempo.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura desse artigo e confira várias dicas de cuidado e renovação para sua mobília.

Sobre revitalização de móveis

A revitalização pode trazer uma vida nova para móveis e até mesmo ressignificá-los, assim como o ambiente em que eles estão. É uma excelente alternativa para quem está com pouco dinheiro para comprar peças novas, que podem ser caras.

Se casou e saiu da casa dos seus pais e ganhou um sofá antigo de uma tia, mas ele não faz muito o seu estilo ou está muito “gasto”? Você pode sim investir na revitalização e ter um sofá como novo em casa.

Algumas das várias opções para a revitalização de móveis são a pintura, troca de estofado, aplicação de adesivos e tecidos, lixamentos, entalhe, instalação de espelhos, troca de peças como dobradiças, puxadores, maçanetas, etc.

Muitas coisas podem ser feitas por você mesmo em casa, principalmente se você gosta e leva jeito para trabalhos manuais. Mas se esse não é seu caso, é sempre possível encontrar profissionais especializados na revitalização de móveis.

Fazendo com que seus móveis durem mais

Móveis são um investimento alto, mesmo que você opte pelos mais em conta. Sendo assim, tudo que você puder fazer para fazer com que eles durem por mais tempo é super bem vindo. Confira alguns cuidados que podem ser tomados:

Proteção contra os raio ultravioleta

Para fazer com que móveis e até mesmo eletrodomésticos durem por muito mais tempo, pode ser necessário protegê-los contra a luz do solar, especialmente se eles ficam localizados em um local da casa onde a incidência de luz solar é muito intensa.

Os raio ultra violetas, como a grande maioria das pessoas já sabe, podem causar o envelhecimento precoce da pele humana e até mesmo provocar doenças de pele a longo prazo. O uso de protetor solar é essencial.

O mesmo acontece com móveis. Os raios solares podem desgastar peças de madeira, deixando-as desbotadas e ressecadas. É bem comum o aparecimento de rachaduras, inclusive.

Os estofados de couro e de diversos outros materiais e os tapetes também podem sofrer com problemas parecidos devido à luz direta do sol.

O ideal é tentar posicionar os móveis nos cômodos de forma que o sol não incida nos móveis ou então usar películas nas janelas e cortinas para proteger os móveis.

Nesse caso, a cortina blackout (ou blecaute), é a mais recomendada, sendo capaz de barrar totalmente a luz do sol.

Cuidado com a umidade

Os móveis mais comuns são aqueles feitos de madeira ou compensado. No entanto, o material é bem sensível à água e umidade em geral, podendo apodrecer, mofar, empenar, etc. Por isso evite a umidade em seus móveis.

Se notar que há uma goteira no cômodo, tente mover os móveis de lugar e deixá-los o mais longe possível de onde a água está caindo, por exemplo.

Opte também por usar toalhas e porta copos nas mesas para que os líquidos não danifiquem esse tipo de peça.

Limpeza adequada

A limpeza correta é um fator determinante para a durabilidade de um móvel, além de deixá-los muito mais bonitos. E isso é válido especialmente para móveis com estofado.

Mas como dissemos, a higienização de estofados, por exemplo, deve ser feita com técnicas e produtos adequados. Produtos limpantes muito abrasivos podem desgastar e danificar o tecido. Na dúvida, realize a higienização com profissionais especializados.

Móveis de madeira também precisam de cuidados, pois como dissemos acima, a umidade pode ser prejudicial para o material.

Atualmente o mercado oferece uma série de produtos de limpeza específicos para limpar e lustrar a madeira. Dê sempre a preferência a eles.

Cuidados extras

Além dos produtos de limpeza específicos, há uma série de itens que podem te ajudar a aumentar a vida útil de seus móveis e a deixá-los bonitos.

Os seladores e os envernizantes são altamente indicados para móveis em madeira, principalmente aqueles que ficam em áreas externas, na qual as peças realmente ficam mais expostas ao sol e à chuva, por exemplo.

No caso de armários, estantes e guarda-roupas, evite ao máximo bater as portas para não desgastar a madeira e nem quebrar as dobradiças.

Essa dica é valiosa principalmente para quem tem crianças ou animais em casa. Use capas protetoras para sofás para proteger o estofado. Assim você evita a sujeira e até mesmo que o tecido rasgue.

Essas foram as nossas dicas sobre a revitalização de móveis e como é possível fazer com que eles durem por muito mais tempo. O que você achou? Já coloca em prática alguma delas? Deixe um comentário abaixo.

Até a próxima!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Dicas de decoração inspirada na Chanel

Quando você pensa em alta-costura, luxo e elegância, um nome que vem à mente instantaneamente: Chanel. Famosa por bolsas acolchoadas,…

2 horas atrás

Casa Expansível ajuda a se adaptar à rápida urbanização

Uma empresa de design tecnológico, com sede em Cingapura, desenvolveu um protótipo de habitação inovador que combate a expansão urbana…

4 semanas atrás

Entenda as vantagens do piso moeda emborrachado para residências

É muito provável que você tenha visto piso moeda emborrachado em uma escola, em um prédio comercial ou na sua…

1 mês atrás

Dicas de decoração sustentável

Integrar sustentabilidade com decoração parte da criatividade e da sensibilidade de cada um. Para que você deixe o estresse de…

1 mês atrás

Amarelo melão é a nova tendência do verão

O lado ensolarado nem sempre foi muito bem explorado pelas indústrias de moda e decoração de casa. E isso por…

2 meses atrás

As 5 melhores orquídeas para cultivar em apartamento

Existem pessoas que gostam muito de crianças, outras de animais e aquelas que amam cuidar das plantas. As orquídeas são…

2 meses atrás