Toldos e decoração: é possível?

Essa é uma dúvida bem comum para quem precisa ou quer instalar um toldo em sua casa, bar, restaurante, etc.:…

Essa é uma dúvida bem comum para quem precisa ou quer instalar um toldo em sua casa, bar, restaurante, etc.: toldos e decoração, é possível combinar os dois em um mesmo ambiente e conseguir um visual bonito e agradável esteticamente?

Bom, isso vai depender muito do que se deseja e o que se precisa para o ambiente e das escolhas que são feitas em decorrência disso.

Os toldos podem ser usados no lugar de um telhado de zinco, por exemplo. É preciso unir resistência com proteção e beleza e tudo isso de forma harmônica.

Pode parecer difícil, mas sim, é possível unir toldos e decoração observando alguns pontos. Quer saber quais são eles? Então vamos ao post de hoje!

Vantagens dos toldos e coberturas

O uso de toldos é muito indicado para quem deseja diminuir a temperatura interna de um ambientes externo.

Além disso, toldos podem agir controlando a luminosidade. Dependendo do tipo de toldo, é possível economizar com a conta de energia elétrica, já que os modelos transparentes permitem que se aproveite mais a iluminação natural.

Mas o que você deseja é justamente o contrário, o bloqueio dos raios solares, também é possível controlar a entrada da luz solar com um toldo ou cobertura opaca para ajudar a diminuir a luminosidade no local onde a estrutura é instalada.

Essa característica ainda garante a durabilidade de móveis que possam ser sensíveis a incidência de luz solar muito forte, que a longo prazo pode atrapalhar um pouco a vida útil de algumas peças.

Agora, se você quiser unir o melhor dos dois mundo e ter mais opções, pode ainda optar por outra alternativa. O mercado hoje em dia oferece toldos móveis. Falaremos um pouco mais detalhadamente sobre esse tipo de toldo um pouco mais abaixo.

Modelos de toldos

Um dos fatores que ajuda com que os toldos e decoração sejam uma combinação possível é o fato de hoje em dia o mercado disponibilizar uma vasta opção de modelos de toldos.

Tem para todos os gostos e necessidades. Vamos conferir quais são eles logo abaixo:

Toldo cortina: esse tipo de toldo leva esse nome porque se assemelha bastante com cortinas persianas. Também podem ser conhecidos como toldos de rolo, toldo rolô e cortina rolô.

São muito versáteis pois podem ser usados tanto abertos quanto fechados e esse movimento pode ser acionado de forma manual ou automática através de um controle.

São muito usados em bares e restaurantes, mas também em casas em áreas gourmet ou de churrasco.

Toldo italiano: essa talvez seja uma das opções mais charmosas de toldo. É um tipo de toldo de braços articulado. Dessa forma ele também pode ser usado de modo fechado ou aberto.

Também são usados em áreas abertas de restaurantes, decks, garagens, estacionamentos, etc.

Toldo passarela: o modelo passarela é muito indicado para locais onde há a passagem de pessoas pois pode protegê-las da chuva, como escadas, varandas, corredores e mais.

Podem ser confeccionados em diversas cores e formatos e também pode ser instalados de forma retrátil, aumentando sua versatilidade.

Toldos em lona: a opção em lona pode ser instalada em áreas pequenas e nas maiores. A estrutura geralmente é feita de alumínio, ferro galvanizado e latão e a lona pode ser feito de polietileno, PVC (policloreto de vinila) ou polipropileno.

Para não comprometer a decoração do lugar, a lona é fabricada em muitas cores e o toldo pode ser fabricado em vários formatos. Também é possível optar por um toldo fixo ou retrátil.

Toldo em policarbonato: por último uma opção para quem prefere uma opção de cobertura feita com um material sólido. É considerada e é capaz de criar uma atmosfera de muita modernidade.

Podem ser fabricados em diferentes cores, mas mesmo os totalmente transparentes oferecem uma proteção UV de 100% contra a radiação solar.

Toldo para porta

Os toldos para porta são uma opção ótima para comércios e lojas, protegendo a fachada e entrada dos estabelecimentos. Também protegem contra o sol quem circula pela calçada. Mas também podem ser usados em residências.

Nesse casos são muito usados os toldos italianos e os em lona.

Toldo para janela

Em janelas, é muito comum usar toldos retráteis, assim é possível recolhê-lo quando não há necessidade dessa proteção. Protegem casas, apartamentos, comércios e lojas contra a chuva e o sol intenso.

Os toldos para janela também sãos os mais usados são o italiano e o em lona, garantindo um aspecto bem bonito.

Toldo na decoração de casamentos

Essa é uma opção muito usada em celebrações de casamentos e em outros tipos de eventos, principalmente aqueles feitos em ambientes externos, como sítios, clubes, jardins, praias, etc.

É uma maneira de proteger os noivos e os convidados do sol forte e de possíveis chuvas que podem até mesmo estragar a cerimônia. Além disso, o toldo pode ser usado para delimitar o espaço da cerimônia e da festa.

Os toldos opacos ou com uma superfície blackout são muito úteis ainda para proteger as flores, evitando que elas fiquem murchas e também os quitutes, como chocolates e o bolo que podem derreter em casos de muito calor e como sol forte.

Para obter um visual mais clássico, pode-se optar por um toldo na cor branca ou em outros tons claros.

Um toldo em lona, por exemplo, pode ser encontrado nessa cor e em diversas outras. Ele pode ser montado como uma espécie de picadeiro e dá um ar muito charmoso à celebração.

Outra opção é a cobertura em policarbonato, que pode tanto ser utilizada para casamentos de dia, possibilitando que se utilize a iluminação natural (as fotos irão ficar lindas), quanto à noite aliada à uma iluminação especial.

Pense como ficaria linda uma celebração à noite na qual seja possível ter uma vista para o céu estrelado e para a lua?!

Esse foi o nosso post sobre como é possível aliar o uso de toldos e decoração em diversas situações e ambientes. O que achou? Deixe seus comentários e suas sugestões no campo abaixo.

E para contar com as melhores dicas sobre decoração, continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como deixar sua casa mais fresca no verão

Além de saber sobre os modelos de ar condicionado, descubra como deixar sua casa mais fresca com materiais de construção.…

11 horas atrás

Decoração com Pedras de Mármore: Luxo e Requinte

Quando realizamos a compra de um imóvel, ou até mesmo locação, planejamos toda a decoração e desejamos que tudo esteja…

1 dia atrás

Café profissional em casa: um upgrade fácil no ambiente

Poucas coisas são tão charmosas quanto uma boa xícara de café. Felizmente, o processo de fazer café não fica muito…

1 dia atrás

Quais são os chuveiros mais confiáveis da atualidade?

Não dá de negar que o chuveiro elétrico faz a diferença na vida de centenas de famílias brasileiras. Com fácil…

2 dias atrás

Piso drenante é tendência sustentável para área externa

Uma das maiores tendências na área de arquitetura são os pisos drenantes. Esses pisos surgiram como uma solução ecológica e…

2 dias atrás

Afinal, quais são os tipos de financiamento imobiliário disponíveis?

Se você está prestes a comprar um imóvel e percebeu o mercado voltando a aquecer, é preciso conhecer bem os…

5 dias atrás