Vale a pena fazer um consórcio de imóvel?

Se você tem o sonho de adquirir um imóvel mas está sem pressa, o consórcio de imóvel pode ser a…

Se você tem o sonho de adquirir um imóvel mas está sem pressa, o consórcio de imóvel pode ser a solução ideal para você.

Mais vantajosa que o financiamento em diversos aspectos, o consórcio é uma boa maneira de garantir a sua casa dos sonhos.

Para isso, você deve pagar um valor mensalmente, juntamente com um grupo de consorciados, para adquirir o direito da compra.

Então, uma vez que conseguiu a sua carta de crédito, você pode comprar o seu imóvel imediatamente.

Portanto, se você quer saber se vale a pena e como funciona o consórcio, continue lendo esse artigo.

Quais as vantagens de um consórcio de imóvel?

Quais as vantagens de um consórcio de imóvel

O consórcio foi uma solução encontrada para a falta de financiamento, sendo uma espécie de poupança conjunta para que todos consigam comprar algo.

No início, fazia-se consórcio apenas para automóveis. Porém, hoje em dia o consórcio de imóveis se tornou muito popular. Mas será que o consórcio de imóveis vale a pena?

No consórcio você deve pagar uma quantia todo mês, que ficará guardada como se fosse uma poupança, sem que você possa gastar.

Então, em um certo momento esse consórcio será contemplado e então você pode já pode usar esse crédito para adquirir o seu imóvel.

Se você for comparar com o financiamento, o consórcio é muito mais fácil. Adquirir uma cota é bem simples, enquanto no financiamento existem diversas exigências.

No consórcio, você só precisa pagar as parcelas em dia para ter o direito de receber a carta de crédito, necessária para a compra do imóvel.

Além disso, o seu custo é bem vantajoso. Afinal, não há cobrança de juros. Você deve pagar apenas uma taxa de administração, diminuindo assim o valor do imóvel se formos comparar com outras opções, como crédito imobiliário.

Além disso, com o consórcio o seu imóvel é 100% financiado, o que não acontece em outros casos.

Portanto, para quem não tem muita pressa para adquirir um imóvel, o consórcio vale muito a pena.

Ainda, você passa por todo o processo com a ajuda de profissionais, uma vez que existem excelentes empresas de consórcio no mercado.

Elas lhe ajudam a administrar o seu consórcio, assim como dão o auxílio necessário para que ele seja contemplado.

Consórcio de imóvel: Vantagens e desvantagens

Consórcio de imóvel Vantagens e desvantagen

Para você ter mais clareza na hora de decidir fazer um consórcio, iremos separar as vantagens e desvantagens desse processo.

Assim, você conseguirá decidir se é uma boa opção para você ou não.

Vantagens

· Facilidade na aquisição da cota: como já foi falado, você não precisa provar nada para adquirir uma cota no consórcio. Precisa apenas pagar as suas parcelas em dia.

· Custo inferior: Por não cobrar juros, o valor acaba sendo mais baixo do que o dos empréstimos bancários.

· Economia de dinheiro: Por ser uma poupança, você é obrigado a pagar todo mês. Assim, não há o risco de você gastar o dinheiro que estava destinado para o imóvel.

· 100% de financiamento: Ao contrário de outras maneiras, o imóvel é totalmente financiado pelo consórcio.

· Liquidez imediata: A carta de crédito possui liquidez imediata, lhe dando as mesmas vantagens de fazer um pagamento a vista na hora da compra.

Desvantagens

· Demora da aquisição: No consórcio de imóveis a aquisição do imóvel não é imediata. Isso significa que você pode esperar anos até conseguir contemplar a sua cota. Por isso, não é uma boa opção para quem precisa do imóvel imediatamente.

· Reajuste: O consórcio pode ser reajustado em uma proporção inferior à da valorização dos imóveis. Com isso, a sua carta de crédito, quando sair, pode não ser suficiente para o imóvel desejado.

· Maior risco de inadimplência: O risco de inadimplência no consórcio atinge todo o grupo, uma vez que você está emprestando direito para terceiros. Assim, o risco de inadimplência é maior, já que depende de mais pessoas.

· Não contemplação: Há chances de você não ser contemplado antes do encerramento do grupo. Com isso, você estará pagando despesas de imóveis que você não irá adquirir.

O que preciso para fazer um consórcio imobiliário?

O que preciso para fazer um consórcio imobiliário

O primeiro passo para fazer um consórcio imobiliário é entrar em contato com uma empresa de consórcio confiável(Acesse agora).

Apenas as instituições autorizadas pelo Banco Central podem realizar esse serviço. Pesquise bem as empresas, veja se há reclamações. Afinal, elas irão gerir os recursos do grupo e aplicá-los.

Além disso, várias oferecem um serviço enganoso, falando que você irá conseguir o imóvel mais rapidamente. Porém, isso não depende delas.

A única coisa que a administradora irá fazer é checar se você tem capacidade de pagar as prestações até o final do consórcio.

Há também uma taxa que você deve pagar a ela, pelo serviço prestado. Também, algumas administradoras incluem um fundo de reserva e um seguro na cobrança. Com isso, ela garante que o grupo irá honrar os pagamentos.

Então, se você foi aprovado pela administradora, você começa a pagar as suas contribuições mensais.

Assim, você contribui para a poupança do grupo, também conhecida como fundo comum.

Geralmente, o valor pago mensalmente é o valor total do crédito dividido pelo número de duração do consórcio.

O objetivo de pagar todo mês é que chegue um momento em que o consórcio é contemplado. Então, você poderá comprar o seu imóvel. Como funciona a contemplação?

Existem duas maneiras de contemplar o seu consórcio: sorteio ou lance.

No caso do sorteio, há um por mês geralmente, e as regras variam de acordo com o contrato que você assinou com a administradora.

Caso você não consiga com sorteio, pode tentar um lance. Assim, consegue antecipar a compra do seu negócio.

É similar a um leilão. A pessoa oferece um lance para pagar uma quantia adiantada. Com isso, ela recebe a carta de crédito. A maior oferta do grupo é contemplada.

Como funciona carta de crédito para compra de imóveis?

Se você conseguiu contemplar o seu consórcio e já possui uma carta de crédito, entenda como ela funciona.

Ela é um documento que tem um valor real e permite que você o utilize para adquirir um imóvel. Para entender melhor, ele pode ser comparado a um cheque.

Esse imóvel pode ser variado, como uma casa, apartamento ou até mesmo um terreno. Você pode usar a carta de crédito como preferir.

É um título de valor e comprovante da quantia de dinheiro que você tem disponível para comprar o imóvel. Mas como funciona?

Assim que o seu consórcio de imóvel é contemplado, a administradora irá emitir um documento com o crédito.

Além disso, nesse documento tem um prazo para que ele seja utilizado. Com o documento em mãos, você deve procurar o imóvel que deseja.

Você pode negociar caso a sua carta de crédito tenha um valor mais baixo, pagando o resto de outra maneira. Além disso, você tem a vantagem de estar pagando à vista, podendo então tentar um desconto.

Ainda, essa carta de crédito pode ser utilizada para quitar um financiamento que já está em andamento.

Quanto tempo demora para sair um consórcio de imóvel?

Quanto tempo demora para sair um consórcio de imóvel

Não é possível prever quanto tempo demora para sair um consórcio com precisão. Por isso, você deve ficar sempre atento à falsas promessas.

Se a administradora lhe prometer um tempo para conseguir adquirir o imóvel, não acredite. Pois, não é simples saber.

A maneira mais rápida com certeza é ganhando um lance. Porém, para isso você precisa ter boa parte do dinheiro se quiser comprar o imóvel imediatamente.

Se você não puder participar do lance, você irá depender da sua sorte. Você pode ser contemplada tanto em um mês, quanto anos depois.

De qualquer maneira, você pode ter o seu consórcio contemplado antes dele terminar. Em ambos os casos, você precisa pagar o restante do consórcio na contemplação da carta de crédito.

A duração máxima de um consórcio é, em média, de 12 anos. Porém, o tempo irá depender muito do valor do crédito e das parcelas.

Elas são definidas previamente em contrato com a administradora. Quando mais baixa a parcela, maior será a duração do consórcio.

Conclusão

Então, agora você já sabe tudo sobre o consórcio de imóvel e como ele funciona.

Além disso, as suas vantagens são muito maiores do que as desvantagens, fazendo do consórcio a melhor opção para quem está sem pressa em adquirir um imóvel.

Lembre-se de procurar sempre administradoras confiáveis. Pesquise bem e veja os comentários dos clientes. Afinal, são as suas economias que estão em jogo.

Portanto, uma vez escolhida a administradora é só torcer para não demorar tanto para ser sorteado ou poder oferecer um lance.

Se esse artigo foi útil para você, mas você ainda possui dúvidas, deixe o seu comentário abaixo que iremos ajudar.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Tudo que precisa saber para sua reforma

Uma reforma pode representar grandes problemas se não for bem administrada. Muitas pessoas pensam que  realizar uma obra significa dor…

2 dias atrás

Saiba como criar um apartamento decorado inesquecível e vender mais

Ao procurar por diferentes formas de deixar sua casa mais bonita e moderna, entenda que se atentar às tendências é…

3 dias atrás

Como saber que tipo de madeira é um palete antes de fazer seus móveis

Antigamente os paletes serviam apenas como uma ferramenta para facilitar a vida nas fabricas, servindo como suporte de mercadorias, entre…

3 dias atrás

Decorações para casamentos

Embora as pessoas tenham idealizado o tempo para se casar ao longo dos anos, a verdade é que o evento em si…

5 dias atrás

MESAS PROVENÇAIS PARA DECORAÇÃO DE EVENTOS E FESTAS

O berço do estilo de decoração provençal é a França, o modelo surgiu por volta dos séculos XVII E XVIII,…

1 semana atrás

CONHEÇA HYGGE, O LIFESTYLE DO MOMENTO QUE VEM GANHANDO ADEPTOS NO MUNDO TODO

Já ouviu falar em hygge? Este é um conceito dinamarquês, que assim como a nossa palavra “saudade”, não existe uma…

1 semana atrás