Jardim vertical: conheça os benefícios de ter um em casa ou na empresa

Mesmo com pouco espaço, você pode criar um jardim vertical que traz personalidade e aconchego para o seu ambiente. Também…

Mesmo com pouco espaço, você pode criar um jardim vertical que traz personalidade e aconchego para o seu ambiente.

Também chamado de jardim suspenso, o jardim vertical são perfeitos para casas e apartamentos com pouco espaço, ou que precisam de um up para deixar o ambiente mais aconchegante e com muita personalidade.

Por ser prático e moderno, os jardins suspensos elevaram o nível de paisagismo e decoração dos ambientes, por isso prometem impressionar quem tomar a iniciativa e montar um.

Esses jardins são fixados no sentido vertical em muros, paredes ou são suspensos por suportes.

Eles podem criar murais elegantes e criativos com plantas de diversas espécies, cores e tamanhos.

Quem é apaixonado por plantas sabe a falta que faz ter um quintal grande e espaçoso para plantar uma horta, árvores frutíferas e ter um jardim com todos os tipos de flores.

Algumas casas tem um quintal pequeno, outros não. Mas com os jardins suspensos a vontade de ter um pouquinho da natureza em casa, agora é possível.

Esses pequenos jardins podem ser criados em qualquer lugar. Eles não ocupam espaços, mas os complementam.

Por isso são excelentes alternativas para quem mora em espaços pequenos. Confira alguns lugares para começar o seu pequeno jardim.

Jardim de inverno

Jardim de inverno
Foto: Casa Vogue

Assim como os jardins suspensos, os jardins de inverno são fáceis de montar.

Qualquer espaço da casa, como cozinha, salas e banheiros, podem ser transformados por eles.

Esses jardins internos trazem um pouco da natureza para dentro de casa.

Nele você pode plantar árvores de pequeno porte, arbustos, flores, folhagens e aproveitar para incluir um jardim suspenso na parede.

Dependendo do tamanho, o jardim de inverno pode ser usado como um espaço de recreação e lazer, principalmente no outono e no inverno.

O espaço pode ter um teto ou não, pode ser construído embaixo de escadas, na varanda, na sacada ou em salas anexas que você não usa com muita frequência, virou um indesejável depósito de bagunça e você quer organizar.

Com ele você pode relaxar, descansar depois de um longo dia de trabalho, meditar e colocar a sua leitura em dia.

Sacadas e varandas

jardim vertical na varanda
Foto: Casa e Jardim

Muitas pessoas acabam optando por morar em apartamentos pequenos na região central.

Esses imóveis não possuem muito espaço para criar um jardim de inverno, mas, muitos contam com uma pequena sacada ou varanda.

Esse local costuma receber muita luz solar em determinados horários do dia, por isso, antes de montar um jardim vertical, é necessário estar atento às espécies de plantas que melhor se adaptam ao clima e iluminação.

Se você estiver procurando casas com sacadas ou varandas, os jardins suspensos são boas alternativas também.

Plantas são mais que passatempo

Ter um jardim vertical vai muito além da decoração e beleza. Existem outros benefícios para a saúde que as plantas podem trazer para a sua vida.

Não está convencido? Confira sete motivos para ter um jardim suspenso em sua casa:

Jardim vertical
Foto: Papo de Homem

– As plantas ajudam a relaxar: lidar com terra e cuidar das plantas ajuda diretamente em seu bem-estar e pode ter efeitos terapêuticos. Essa é uma forma de se aproximar da natureza, esvaziar a cabeça depois de um longo dia de trabalho e estudos. Entrar em contato com a natureza é uma necessidade humana. A correria do dia a dia acaba nos privando desse contato, agora você pode reverter essa situação.

– São umidificadores de ar: o ar pode ser muito seco em lugares fechados e causar a baixa umidade. Algumas pessoas compram umidificadores, mas se você quer evitar o consumo de energia extra, pode incluir em seu jardim suspenso uma hera-inglesa, uma planta muito boa para umidificar o ar purifica-lo também.

–  Ajudam a inspirar sua criatividade: trabalhar com criatividade nem sempre é uma tarefa muito fácil. Tem momentos que a inspiração não vem e as ideias simplesmente desaparecem. Um lugar verde e com flores coloridas pode te ajudar a superar esse bloqueio criativo.

–  Diminuem quadros de alergia: devemos sempre ter uma planta nos lugares que permanecemos por muito tempo. Elas ajudam a nos prevenir contra problemas de saúde como: alergias, irritações de pele, dores de cabeça e problemas respiratórios. Elas cuidam da sua saúde e deixam o ambiente minimamente decorado.

–  Limpam o ar: as plantas são excelentes filtros naturais contra poluição. Alguns pesquisadores identificam novas plantas fáceis de cuidar e que são capazes de neutralizar a poluição de um ambiente fechado. Entre as plantas mais populares para essa tarefa estão a hera-inglesa, que também umidifica o ar, a samambaia, a babosa, o lírio-do-campo e a dracena.

–  Ajudam na concentração: jardins, mesmo que pequeno, precisa de cuidados constantes para que fique bonito e as plantas cresçam saudáveis. Essa tarefa exige foco, atenção e muita concentração. Não existe nada melhor que ver o nosso trabalho dando resultados. Você pode até estar cuidando das plantas como um passatempo, mas quem está ganhando é a sua saúde e a sua mente também.

– Diminuem o estresse: o trabalho manual de plantar e regar diariamente ajuda na concentração e a diminuir o estresse. O paisagismo dos jardins verticais deixa os ambientes mais elegantes e o trabalho ajuda as pessoas a esquecerem tudo o que está incomodando.

Jardim vertical em escritórios e salas de reuniões

jardim vertical no escritório
jardim vertical no escritório

Pode parecer algo muito informal, mas um jardim vertical pode contribuir para construir um ambiente empresarial mais aconchegante, agradável e convidativo.

Muitas empresas estão aproveitando os espaços livres nas empresas para plantar flores e pequenas árvores.

Independente do tamanho da empresa ou o tipo de negócio, os jardins deixam os espaços mais sofisticados e podem ser instalados nas paredes internas e até mesmo externas do edifício, por meio de um projeto de decoração e paisagismo.

Junto com a estética, as plantas podem contribuir indiretamente com a empresa pois são agradáveis aos olhos; seus micro-organismos retém e decompõem os poluentes presentes no ar; ajudam a regular a temperatura, o que ajuda a economizar com o ar-condicionado e também; as plantas deixam os funcionários mais felizes e dispostos para um novo dia de trabalho.

As plantas podem parecer inofensivas, mas ajudam muito mais que podemos imaginar.

Por isso, não perca tempo e comece a planejar um jardim vertical em ambientes internos e até mesmo externos.

Eles irão contribuir com a sua saúde, além de deixar os ambientes mais dinâmicos coloridos e vivos.

Se você não tiver tempo de pesquisar profissionais capacitados para realizar serviços de jardinagem, da uma olhadinha nesta empresa de Jardinagem em Curitiba.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como saber se o melhor para sua empresa é o Coworking ou o Home Office?

Com o avanço das tecnologias, é possível trabalhar praticamente de qualquer lugar. Basta ter uma boa conexão com internet para…

7 dias atrás

Modelos de Penteadeira para você escolher

Se engana quem pensa que aquela penteadeira do quarto da vovó está fora de moda, hoje, depois de inúmeras repaginadas,…

1 semana atrás

5 dicas de presentes para as mães terem em sua casa!

Os presentes para as mães não são tão fácies assim de escolher, pois tem uma infinidade de opções para presentear…

2 semanas atrás

10 maneiras de agregar valor ao seu imóvel

Se você quiser transformar o seu imóvel na casa dos seus sonhos, você precisa saber como maximizar o valor de…

2 semanas atrás

Revestimento para banheiros: conheça as opções

Usar o revestimento certo é um dos itens na reforma ou construção que pode fazer uma diferença incrível seja no…

4 semanas atrás

Como escolher o tapete ideal para a sala de estar

Tapetes são lindos e excelentes itens decorativos, perfeitos para dar uma cara nova a qualquer ambiente e principalmente para a…

4 semanas atrás