O telhado verde, também conhecido como cobertura verde ou jardim suspenso, é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura…
O telhado verde, também conhecido como cobertura verde ou jardim suspenso, é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal feita com grama ou plantas.
Ele pode ser instalado em lajes ou sobre telhados convencionais aumentando a quantidade de áreas verdes da construção.
Assim, o telhado verde é uma prática sustentável que tem ganhado muito espaço no mercado ultimamente, principalmente o crescimento das tendências de construções sustentáveis.
Essa alternativa sustentável traz contribuições significativas para a sociedade, as cidades e as edificações, e seus principais benefícios são:
Em meio às construções da cidade, o convívio humano com a natureza se torna cada vez mais escasso. Porém há pequenas práticas sustentáveis que podem ser aplicadas, como é o caso do telhado verde. Dessa forma, coloca-se a natureza em contato direto com o homem urbano.
Isso traz benefícios diretos para a saúde pois proporciona o contato com o sol e o ar puro. Dessa forma, e ao contrário de ambientes fechados ou poluídos, o ar se torna mais limpo e colabora com a oxigenação do ambiente.
Além disso, o telhado verde tem valor terapêutico sobre a saúde mental. Já que atua como um cenário estético perfeito para um momento de respiração e lazer em meio às tarefas.
Ademais, ele pode ser usado junto com ferramentas de design de interiores, paisagismo e construções sustentáveis que colaboram com uma rotina mais agradável.
Com isso, pode-se trazer pontos positivos para quem sofre de preocupações e obrigações cotidianas, que alimentam o estresse de uma rotina urbana.
O telhado verde, também, tem a capacidade de requalificar um espaço antes desperdiçado. Dessa forma, ele amplia a área útil do imóvel e resulta, ainda, em uma economia energética.
Por exemplo, diminui a necessidade do uso excessivo de ar-condicionado por diminuir as ilhas de calor externas.
Na era das mudanças climáticas, um sistema que oferece condições ambientais desejáveis, durabilidade e beleza por meio de menores gastos e consumo de energia ganha muita visibilidade.
Os materiais utilizados na construção civil têm sua vida útil comprometida por diversos fatores. A cobertura é uma parte constantemente exposta ao meio. Assim, tem-se que ao se construir um telhado verde são reduzidos os danos causados pelos exposição aos raios ultravioleta à variações de temperatura e aos efeitos do vento. Dessa forma, é possível melhorar a vida útil da construção e a resistência dos materiais.
O telhado verde tem sido usado como solução para diversos problemas ambientais encontrados em centros urbanos.
Dessa forma, contribui-se para a redução da poluição, melhoria da qualidade do ar, diminuição da poluição sonora e redução da temperatura do ar devido ao sombreamento e à evapotranspiração. Ainda, contribui na busca por mais espaços verdes nas cidades.
A aplicação do telhado verde é uma tendência crescente pois filtra a poluição, o gás carbônico e os poluentes, sendo uma saída eficiente para os grandes centros urbanos.
A implantação de uma vegetação num espaço antes vazio, que é o caso do telhado verde, renova o ar atmosférico. O que isso significa? Bom, desse modo é possível promover o aumento da biodiversidade.
Com isso, a cobertura verde se manifesta como um ótimo espaço para o cultivo de variedades de ervas, legumes, frutas e flores, além de atrair e abrigar espécies de aves e insetos.
Ao contrário do asfalto e do cimento, as áreas verdes retêm o volume das águas de chuva em grandes níveis. Dessa forma, se reduz a ocorrência de enchentes nos grandes centros urbanos.
Oferece, além disso, um grande aproveitamento de água pluvial, sendo possível coletá-la através de calhas e a direcionando até um reservatório.
Portanto, é possível economizar com um sistema de captação da água da chuva e utilizá-la da melhor forma possível.
Quanto maior a escala dos sistemas de coberturas verdes, maiores serão os benefícios gerados por essa técnica. Além das vantagens citadas, existem outras diferentes aplicações de práticas sustentáveis.
Um exemplo tão eficiente quanto é o caso da compostagem, cisternas pluviais, hortas urbanas, gerenciamento de resíduos recicláveis, entre outros.
Mesmo que uma construção não tenha sido planejada inicialmente para atender às questões sustentáveis, é possível adaptá-la gerando benefícios aos usuários e ao meio ambiente.
A EESC Jr possui em seu portfólio projetos nesta área, e está sempre buscando inovação! Nossa empresa busca se aproximar dos projetos de engenharia e arquitetura com a sustentabilidade e responsabilidade social. Entre em contato!
Cansou do visual das suas estantes? Acompanhe essas dicas para decorar suas estantes para livros gastando pouco. Em adição ao…
São as Normas Regulamentadoras, também chamadas de NR que estabelecem regras, instruções e requisitos em relação a segurança de trabalho,…
Escolher as cores do quarto do bebê pode ser complicado. Na esperança de escapar das opções padrão de rosa ou…
A cozinha desempenha uma grande função dentro da casa e para todos os moradores, pois é o lugar onde preparamos…
A automação residencial tem ganhado cada vez mais adeptos. A busca constante por conforto, economia e segurança para o lar…
Se você possui propriedades e terrenos, o tempo de conservação necessário para garantir que sejam mantidos em boas condições durante…