Telhado verde: conheça os benefícios

O telhado verde, também conhecido como cobertura verde ou jardim suspenso, é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura…

O telhado verde, também conhecido como cobertura verde ou jardim suspenso, é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal feita com grama ou plantas.

Ele pode ser instalado em lajes ou sobre telhados convencionais aumentando a quantidade de áreas verdes da construção.

Assim, o telhado verde é uma prática sustentável que tem ganhado muito espaço no mercado ultimamente, principalmente o crescimento das tendências de construções sustentáveis.

Essa alternativa sustentável traz contribuições significativas para a sociedade, as cidades e as edificações, e seus principais benefícios são:

Saúde, lazer e estética

casa com telhado verde
Foto: Casa Magna

Em meio às construções da cidade, o convívio humano com a natureza se torna cada vez mais escasso. Porém há pequenas práticas sustentáveis que podem ser aplicadas, como é o caso do telhado verde. Dessa forma, coloca-se a natureza em contato direto com o homem urbano.

Isso traz benefícios diretos para a saúde pois proporciona o contato com o sol e o ar puro. Dessa forma, e ao contrário de ambientes fechados ou poluídos, o ar se torna mais limpo e colabora com a oxigenação do ambiente.

telhado verde no predio

Além disso, o telhado verde tem valor terapêutico sobre a saúde mental. Já que atua como um cenário estético perfeito para um momento de respiração e lazer em meio às tarefas.

Ademais, ele pode ser usado junto com ferramentas de design de interiores, paisagismo e construções sustentáveis que colaboram com uma rotina mais agradável.

Com isso, pode-se trazer pontos positivos para quem sofre de preocupações e obrigações cotidianas, que alimentam o estresse de uma rotina urbana.

Telhado verde gera econômia

telhado verde gera econômia
Foto: Unasp

O telhado verde, também, tem a capacidade de requalificar um espaço antes desperdiçado. Dessa forma, ele amplia a área útil do imóvel e resulta, ainda, em uma economia energética.

Por exemplo, diminui a necessidade do uso excessivo de ar-condicionado por diminuir as ilhas de calor externas.

Na era das mudanças climáticas, um sistema que oferece condições ambientais desejáveis, durabilidade e beleza por meio de menores gastos e consumo de energia ganha muita visibilidade.

Telhado verde aumenta a vida útil da construção

Os materiais utilizados na construção civil têm sua vida útil comprometida por diversos fatores. A cobertura é uma parte constantemente exposta ao meio. Assim, tem-se que ao se construir um telhado verde são reduzidos os danos causados pelos exposição aos raios ultravioleta à variações de temperatura e aos efeitos do vento. Dessa forma, é possível melhorar a vida útil da construção e a resistência dos materiais.

Soluções ambientais

telhado verde solução ambiental
Foto: Curta Mais

O telhado verde tem sido usado como solução para diversos problemas ambientais encontrados em centros urbanos.

Dessa forma, contribui-se para a redução da poluição, melhoria da qualidade do ar, diminuição da poluição sonora e redução da temperatura do ar devido ao sombreamento e à evapotranspiração. Ainda, contribui na busca por mais espaços verdes nas cidades.

A aplicação do telhado verde é uma tendência crescente pois filtra a poluição, o gás carbônico e os poluentes, sendo uma saída eficiente para os grandes centros urbanos.

Aumento da biodiversidade

A implantação de uma vegetação num espaço antes vazio, que é o caso do telhado verde, renova o ar atmosférico. O que isso significa? Bom, desse modo é possível promover o aumento da biodiversidade.

Com isso, a cobertura verde se manifesta como um ótimo espaço para o cultivo de variedades de ervas, legumes, frutas e flores, além de atrair e abrigar espécies de aves e insetos.

telhado verde casa

Retenção de água

Ao contrário do asfalto e do cimento, as áreas verdes retêm o volume das águas de chuva em grandes níveis. Dessa forma, se reduz a ocorrência de enchentes nos grandes centros urbanos.

Oferece, além disso, um grande aproveitamento de água pluvial, sendo possível coletá-la através de calhas e a direcionando até um reservatório.

Portanto, é possível economizar com um sistema de captação da água da chuva e utilizá-la da melhor forma possível.

Conclusão:

Quanto maior a escala dos sistemas de coberturas verdes, maiores serão os benefícios gerados por essa técnica. Além das vantagens citadas, existem outras diferentes aplicações de práticas sustentáveis.

Um exemplo tão eficiente quanto é o caso da compostagem, cisternas pluviais, hortas urbanas, gerenciamento de resíduos recicláveis, entre outros.

Mesmo que uma construção não tenha sido planejada inicialmente para atender às questões sustentáveis, é possível adaptá-la gerando benefícios aos usuários e ao meio ambiente.

Procure um especialista!

A EESC Jr possui em seu portfólio projetos nesta área, e está sempre buscando inovação! Nossa empresa busca se aproximar dos projetos de engenharia e arquitetura com a sustentabilidade e responsabilidade social. Entre em contato!

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Quem é responsável por consertos no imóvel alugado?

Lidar com um dano no imóvel alugado já gera uma dor de cabeça por si só. Resolver quem pagará pelo…

2 semanas atrás

11 dicas de como decorar a sala com pouco dinheiro

Quem nunca passou por aqueles momentos em que olhou a sua volta e não gostou do que viu em sua…

2 semanas atrás

Como reduzir os custos na hora de fazer uma mudança

Fazer uma mudança pode custar muito dinheiro, e não estou falando apenas de custos com desmontagem e montagem de móveis…

2 semanas atrás

Quarto dos sonhos: dicas para uma decoração clássica e sofisticada

O quarto é um dos cômodos da casa mais importantes na hora de escolher a decoração. Afinal, o quarto geralmente…

2 semanas atrás

Como escolher o ar condicionado na Black Friday?

Chegou a hora de escolher o seu ar condicionado na Black Friday, a data mais esperada do e-commerce brasileiro. Saiba…

4 semanas atrás

Como dar personalidade a um imóvel alugado?

Como dar personalidade a um imóvel: Recebo muitos comentários de leitores querendo fazer mudanças em seu imóvel mas resignados pois…

4 semanas atrás