O telhado verde, também conhecido como cobertura verde ou jardim suspenso, é um sistema construtivo que consiste em uma cobertura vegetal feita com grama ou plantas.
Ele pode ser instalado em lajes ou sobre telhados convencionais aumentando a quantidade de áreas verdes da construção.
Assim, o telhado verde é uma prática sustentável que tem ganhado muito espaço no mercado ultimamente, principalmente o crescimento das tendências de construções sustentáveis.
Essa alternativa sustentável traz contribuições significativas para a sociedade, as cidades e as edificações, e seus principais benefícios são:
Em meio às construções da cidade, o convívio humano com a natureza se torna cada vez mais escasso. Porém há pequenas práticas sustentáveis que podem ser aplicadas, como é o caso do telhado verde. Dessa forma, coloca-se a natureza em contato direto com o homem urbano.
Isso traz benefícios diretos para a saúde pois proporciona o contato com o sol e o ar puro. Dessa forma, e ao contrário de ambientes fechados ou poluídos, o ar se torna mais limpo e colabora com a oxigenação do ambiente.
Além disso, o telhado verde tem valor terapêutico sobre a saúde mental. Já que atua como um cenário estético perfeito para um momento de respiração e lazer em meio às tarefas.
Ademais, ele pode ser usado junto com ferramentas de design de interiores, paisagismo e construções sustentáveis que colaboram com uma rotina mais agradável.
Com isso, pode-se trazer pontos positivos para quem sofre de preocupações e obrigações cotidianas, que alimentam o estresse de uma rotina urbana.
O telhado verde, também, tem a capacidade de requalificar um espaço antes desperdiçado. Dessa forma, ele amplia a área útil do imóvel e resulta, ainda, em uma economia energética.
Por exemplo, diminui a necessidade do uso excessivo de ar-condicionado por diminuir as ilhas de calor externas.
Na era das mudanças climáticas, um sistema que oferece condições ambientais desejáveis, durabilidade e beleza por meio de menores gastos e consumo de energia ganha muita visibilidade.
Os materiais utilizados na construção civil têm sua vida útil comprometida por diversos fatores. A cobertura é uma parte constantemente exposta ao meio. Assim, tem-se que ao se construir um telhado verde são reduzidos os danos causados pelos exposição aos raios ultravioleta à variações de temperatura e aos efeitos do vento. Dessa forma, é possível melhorar a vida útil da construção e a resistência dos materiais.
O telhado verde tem sido usado como solução para diversos problemas ambientais encontrados em centros urbanos.
Dessa forma, contribui-se para a redução da poluição, melhoria da qualidade do ar, diminuição da poluição sonora e redução da temperatura do ar devido ao sombreamento e à evapotranspiração. Ainda, contribui na busca por mais espaços verdes nas cidades.
A aplicação do telhado verde é uma tendência crescente pois filtra a poluição, o gás carbônico e os poluentes, sendo uma saída eficiente para os grandes centros urbanos.
A implantação de uma vegetação num espaço antes vazio, que é o caso do telhado verde, renova o ar atmosférico. O que isso significa? Bom, desse modo é possível promover o aumento da biodiversidade.
Com isso, a cobertura verde se manifesta como um ótimo espaço para o cultivo de variedades de ervas, legumes, frutas e flores, além de atrair e abrigar espécies de aves e insetos.
Ao contrário do asfalto e do cimento, as áreas verdes retêm o volume das águas de chuva em grandes níveis. Dessa forma, se reduz a ocorrência de enchentes nos grandes centros urbanos.
Oferece, além disso, um grande aproveitamento de água pluvial, sendo possível coletá-la através de calhas e a direcionando até um reservatório.
Portanto, é possível economizar com um sistema de captação da água da chuva e utilizá-la da melhor forma possível.
Quanto maior a escala dos sistemas de coberturas verdes, maiores serão os benefícios gerados por essa técnica. Além das vantagens citadas, existem outras diferentes aplicações de práticas sustentáveis.
Um exemplo tão eficiente quanto é o caso da compostagem, cisternas pluviais, hortas urbanas, gerenciamento de resíduos recicláveis, entre outros.
Mesmo que uma construção não tenha sido planejada inicialmente para atender às questões sustentáveis, é possível adaptá-la gerando benefícios aos usuários e ao meio ambiente.
A EESC Jr possui em seu portfólio projetos nesta área, e está sempre buscando inovação! Nossa empresa busca se aproximar dos projetos de engenharia e arquitetura com a sustentabilidade e responsabilidade social. Entre em contato!
Algumas ideias podem ajudar a repaginar o quarto da criança de forma criativa e prática…
Criar uma cozinha funcional é essencial para qualquer casa, já que facilita bastante na hora…
Cada vez mais comuns, os apartamentos com ambientes conectados promovem amplitude e integração dos espaços.…
Os móveis são muito importantes para a construção de um ambiente confortável e tranquilo, e…
Quer conhecer 5 dicas de decoração para facilitar na hora da limpeza da casa? Afinal…
A gente sabe que uma boa decoração faz toda a diferença na cozinha! E às…