4 dicas para aprimorar o espaço gourmet da sua casa

Os imóveis com espaço gourmet estão ganhando cada vez mais notoriedade no mercado imobiliário - e isso vale tanto para…

Os imóveis com espaço gourmet estão ganhando cada vez mais notoriedade no mercado imobiliário – e isso vale tanto para casas quanto para apartamentos.

Não é de se espantar com isso, visto que essas áreas são ótimas para a recepção de visitas, ainda mais para pessoas que gostam de uma boa confraternização com os amigos e familiares.

Ademais, os espaços gourmet podem ser personalizados conforme as preferências dos moradores, com churrasqueiras, fogões a lenha e outros artigos, dependendo do tamanho da área.

Contudo, vale ressaltar que, mesmo em locais menores, como é o caso de apartamentos, é possível ter uma área gourmet totalmente planejada, pronta para receber as visitas e desfrutar de bons momentos.

Diante disso, abaixo separamos 4 dicas para aprimorar o espaço gourmet da sua casa e deixá-lo ainda mais aconchegante e sofisticado.

1 – Invista em revestimentos resistentes e práticos

Quando se fala em área gourmet, é fundamental ter um espaço prático e fácil de limpar, ainda mais, porque é um local destinado aos comes e bebes dos visitantes. Por isso, é comum que ele suje mais do que o resto da casa.

Sendo assim, uma boa dica é investir em revestimentos resistentes, práticos e de fácil higienização, para que você não perca muito tempo preparando o espaço gourmet para as visitas, nem tenha tanto trabalho para limpar a área depois da confraternização.

Mas, se não for viável trocar os pisos, principalmente, em imóveis antigos que já contam com todos os revestimentos, a recomendação é optar por uma restauração, como é o caso da reforma de piso de madeira.

Com esse procedimento, pode-se renovar os tacos e, além disso, devolver o brilho e o aspecto de novo da madeira.

Outra vantagem está na aplicação de resinas que sejam resistentes e antiaderentes durante a reforma, que colaboram para aumentar a resistência dos pisos e, ainda, evitar o acúmulo de sujidades e gordura.

No entanto, se a opção for mesmo trocar os revestimentos, alguns modelos podem ser mais indicados para os espaços gourmet, entre eles:

  • Os pisos vinílicos;
  • Os pisos laminados;
  • O porcelanato;
  • Os pisos cerâmicos.

2 – Tenha uma ilha gourmet

A ilha gourmet já é uma tendência muito popular entre as cozinhas, em especial, dos apartamentos.

De forma geral, a estrutura consiste em uma bancada, no centro do espaço, onde é possível dividir melhor as tarefas, em diferentes pontos do cômodo.

Nas áreas gourmet, as ilhas funcionam como elementos modernos, práticos e versáteis, que ajudam a organizar melhor o espaço.

As ilhas podem ser construídas com azulejos ou cerâmica. Por esse motivo, recomenda-se o serviço de um azulejista, que irá indicar os melhores produtos, com capacidade de camuflar a sujeira e permitir a limpeza, sem maiores dificuldades.

Ou seja, é a mesma orientação para os pisos: escolha revestimentos resistentes e fáceis de higienizar.

Existem diversos modelos de ilhas, incluindo:

  • Ilha com bancada;
  • Ilha com fogão (cooktop), depurador ou coifa;
  • Ilha com pia;
  • Ilha com armários;
  • Ilha com mesa ou bancada para refeições;
  • Ilha com balcão (refrigerado ou não).


Para quem deseja inovar ainda mais, é possível fazer uma mescla entre os modelos de ilhas e, desse modo, ter um espaço mais otimizado.

3 – Cultive um jardim ou uma pequena horta

Muitas pessoas podem achar que somente os espaços gourmet grandes podem usufruir de uma área verde.

Contudo, até mesmo os apartamentos podem ter um local destinado ao cultivo de pequenas plantas e hortaliças. Nesse caso, pode-se optar pelos jardins verticais.

Um jardim vertical na varanda dá a sensação de relaxamento. Assim, quem frequenta o seu espaço gourmet irá se sentir mais relaxado e confortável.

Para melhorar ainda mais, é possível cultivar ervas e temperos, como salsinhas, cebolinhas, manjericão e outras folhas.

4 – Planeje bem a iluminação

A iluminação faz toda a diferença em um espaço gourmet, principalmente, quando falamos em apartamentos.

Isso, porque áreas bem iluminadas dão a sensação de um tamanho maior e, mais do que isso, ao aproveitar a luz natural, é possível ter uma significativa economia no consumo de energia elétrica.

Uma dica é optar pela persiana motorizada, um cortina desenvolvida para controlar a entrada dos raios solares, permitindo uma iluminação adequada para o ambiente.

Ademais, a vantagem de ser motorizada possibilita que os moradores regulem a abertura ou fechamento da persiana, de uma maneira muito mais simples e prática.

Os apartamentos também podem optar pelo fechamento das varandas com vidro, uma forma de oferecer segurança (para quem mora em andares altos) e aproveitamento da iluminação natural.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhar
Publicado por
DecoracaoWEB

Mais recentes

Como economizar energia em casa durante o teletrabalho?

Muitas empresas continuam apostando no trabalho remoto, remoto, passamos cada vez mais horas em casa e é muito provável que…

3 dias atrás

5 dicas de financiamento imobiliário para dar para os seus clientes

Um dos maiores desafios do corretor de imóveis é conseguir fazer com que o seu cliente entenda alguns pontos importantes…

6 dias atrás

Como fazer uma decoração incrível para a sua sala comercial.

O projeto de uma sala comercial no quesito decoração precisa ser muito bem pensado, pois um grupo de pessoas irão…

1 semana atrás

Saiba quanto você deverá investir na reforma de seu banheiro

Não podemos negar que a reforma do banheiro costuma ser uma das mais necessárias em uma casa com o passar…

1 semana atrás

Como fazer uma gestão de contratos eficiente na construção civil?

Saiba qual a importância e como realizar uma gestão de contratos na construção civil automatizada e prática. Confira!  Muito além…

1 semana atrás

Entenda quando é necessário o processo de auditoria em condomínios

Fábio Barretta, CEO da Coan Contabilidade e Coan Condominial, explica sobre os detalhes do procedimento e quais são as principais…

1 semana atrás